vacina
Geral

Análise: Seja qual for, decisão sobre Battisti vai desagradar

08 Jun 2011 - 11h55

Se de fato tomar uma decisão definitiva sobre o italiano Cesare Battisti, o STF (Supremo Tribunal Federal) desagradará a muita gente --seja qual for essa decisão.


Determinar a extradição de Battisti renderá ao STF críticas de grupos de esquerda, de defensores de direitos humanos e de figuras pop como a escritora Fred Vargas e o filósofo Bernard-Henri Lévy.

Manter o italiano por aqui, livre, leve e solto, também tem graves inconvenientes. O maior deles é um mal-estar com a Itália, mas não se pode esquecer de que, para muitos, acolher Battisti reforça o estigma do Brasil como valhacouto de criminosos.

Essa "escolha de Sofia" que o Supremo tem diante de si não é fortuita. Antes, é o resultado de um processo tão antigo quanto confuso, da mistura ideológica entre o jurídico e o político e da atuação peculiar do Judiciário e do Executivo brasileiro.

A conduta do próprio Supremo contribuiu para aumentar a tensão. A corte alterou o conteúdo de uma das decisões sobre o caso e se colocou numa posição de confronto com o poder do presidente da República.

Do ponto de vista processual, a situação não é mais tranquila. Especialistas que se debruçaram sobre os autos chegam a conclusões diferentes acerca da participação do ex-militante e da isenção da Justiça italiana.

Qualquer resposta parece carregar a mesma quantidade de verdade. Dizer que Battisti cometeu os crimes não é mais verdadeiro que dizer o contrário, assim como afirmar seu caráter político não vale mais do que negá-lo.


Daí por que é tão fácil para uns defender convictamente uma posição --tanto quanto o é para outros defender a posição oposta.

Embora sempre apareça como excepcional, o julgamento de Battisti, visto de longe, é corriqueiro. Não porque existam centenas de casos iguais --não os há--, mas porque uma das funções da Justiça é, afinal, contrariar o interesse de uma das partes.

O que torna o caso Battisti particular é a capacidade incomum de mobilizar tantas pessoas apenas remotamente envolvidas com o julgamento --como se os torcedores de todos os times passassem a se importar com o resultado de um Fla-Flu.

Quando os argumentos técnicos são incapazes de levar a uma decisão, é a paixão quem faz a balança pender para um lado ou para o outro.

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral