aleitamento materno
Amamentação e otites
Amamentar na posição incorreta (geralmente deitada) pode trazer ao bebê problemas como otite média, mais conhecida como “infecção no ouvido”. A doença é a causa mais comum de perda auditiva em crianças e pode ocorrer em qualquer idade. Entretanto, parece ser mais comum entre seis e 24 meses e entre quatro a seis anos de idade.
A otite média refere-se a um acúmulo de fluído dentro do espaço do ouvido médio, isto ocorre devido à tuba auditiva do bebê ser mais curta e horizontalizada do que nos adultos, o que facilita o refluxo do leite e de outros líquidos por este canal. Os sintomas de otite média podem estar relacionados à dor, febre, coceira, falta de apetite, diminuição da audição e, em casos mais graves, leva a uma perda auditiva condutiva.
Portanto, a melhor posição para amamentar e prevenir a otite média é manter a criança em posição inclinada junto ao corpo da mãe, notando que a cabeça da criança está levantada em relação ao corpo ou em posição sentada.
Dicas importantes como evitar amamentar seu bebê deitado na cama e de amamentá-lo e deitá-lo em seguida, podem reduzir os casos de otites.
Elaborado pelas acadêmicas do 10º Período de Fonoaudiologia da UNIVALI
Ediane dos Santos Spínola e Simara Maria Adão.
Orientado pela Professora e Fonoaudióloga Msc. Débora Frizzo Pagnossin
Matérias Relacionadas
Geral
Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul
Todos os pavilhões praticamente lotaram neste sábado (8). O clima agradável e as muita atrações atraíram os visitantes.

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas

Geral
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara

