dengue
Geral

Alta da gasolina representa pressão a mais na inflação

20 Abr 2011 - 11h40
Depois dos alimentos, é a vez do preço do álcool e da gasolina pressionar a inflação e despertar a preocupação do Banco Central.

Ao se reunir hoje para definir a nova taxa básica de juros da economia --Selic--, o Copom (Comitê de Política Monetária) poderá levar em conta a recente disparada nas bombas.

Nas últimas quatro semanas, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, o litro da gasolina ficou, em média, 4,66% mais caro. Embora o governo -- por meio da Petrobras-- mantenha os preços sob controle, um quarto do litro do combustível é álcool anidro.

Desde o início do ano, esse etanol --que é diferente do vendido diretamente na bomba--dobrou de preço.

A escalada levou economistas a apostar que a inflação em 12 meses vá passar o teto da meta para este ano --de 6,5%-- já em abril. Em março, a inflação medida pelo IPCA, índice oficial usado pelo governo para fixar metas, foi de 6,3% em 12 meses.

"O problema no etanol e agora na gasolina nos fez antecipar o estouro da meta", afirma o economista da corretora Máxima, Elson Telles.

No relatório de inflação de março, o BC afirma que, em 12 meses, a inflação superaria o teto da meta por volta de julho e que isso não se estenderia por mais de três meses. A Folha adiantou que o governo já espera que o estouro ocorra em maio.

Na previsão de analistas, o BC deverá elevar os juros, atualmente em 11,75% ao ano, para combater a inflação. As projeções de alta variam de 0,25 a 0,50 ponto percentual, o que poderia levar a taxa a 12,25%.

"O álcool sempre pressiona a gasolina nesta época, a novidade deste ano é a intensidade [maior]", afirma o economista-chefe da consultoria LCA, Bráulio Borges.

Na sua avaliação, a gasolina deve fechar o mês de abril com alta de 4%. Se a estimativa se comprovar, segundo Elson Telles, a contribuição do combustível no IPCA será de pelo menos 0,16 ponto percentual no mês. Somando-se o aumento do álcool, a contribuição pode chegar a 0,22 ponto percentual.

Para se ter uma ideia, a inflação de março --que veio acima das expectativas de mercado-- foi de 0,79%.

"Ao longo do mês, a gasolina deve começar a cair, o que terá efeito no resultado de maio, quando começa a devolver os aumentos com a entrada da safra", avalia.

Segundo levantamento feito pelo Cepea, da Esalq/ USP, o etanol hidratado --vendido diretamente nas bombas-- já começa a ceder nas usinas. Mas o anidro na última semana subiu 15,9%.

Para a pesquisadora do Cepea, Miriam Bacchi, o desequilíbrio é efeito do aumento do consumo da gasolina. Isso porque, diz, o governo mantém o combustível artificialmente mais barato frente às cotações no exterior, o que estimula o consumo

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral