transito
Geral

Alesc fará audiência pública sobre modal ferroviário

Deputado Antídio Lunelli lidera discussões sobre o tema e busca soluções para infraestrutura no estado

20 Mai 2024 - 08h35Por Janici Demetrio
Alesc fará audiência pública sobre modal ferroviário  - Crédito: Miriam Zomer/AGÊNCIA AL Crédito: Miriam Zomer/AGÊNCIA AL

A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, presidida pelo deputado estadual Antídio Lunelli, fará, na próxima quarta-feira (22), às 17h, uma audiência pública para discutir a implantação de ferrovias em regiões estratégicas para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O debate contará com a presença de deputados, senadores, secretários de Estado, com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Alysson de Andrade, e representantes da Fiesc.   

No requerimento para realização da audiência, Lunelli pontua alguns projetos do modal ferroviário em desenvolvimento. Um deles, é o projeto executivo que liga Araquari a Navegantes, prevendo a implantação de 60 quilômetros de malha, conectando o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional; e um projeto básico que visa à construção de 319 quilômetros de ferrovia para ligar Chapecó a Correia Pinto, além de acesso ao Litoral.

"A situação da infraestrutura está cada vez pior e, se não pensarmos a médio e longo prazo, os gargalos vão gerar ainda mais prejuízo, sem contar com o risco de colapso das nossas vias, que já não suportam mais a demanda atual. Perderemos investimentos, competitividade e espaço no mercado. É uma questão de infraestrutura, economia e qualidade de vida", defende.

O parlamentar também cita dois projetos para as obras em torno da continuação do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, projeto executivo do contorno ferroviário do município de Joinville e projeto básico do contorno ferroviário de Jaraguá do Sul e, ainda, a necessidade de contratação de um Plano Estadual de Logística de Transportes para acelerar, por meio de planejamento e desenvolvimento, os trabalhos no segmento do modal ferroviário no estado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Trânsito

Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 

Defesa Civil e Secretaria de Obras liberaram a passagem ainda na tarde desta segunda-feira (24)
Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 
Geral

Quantos pontos posso ter na CNH?

Confira as regras!
Quantos pontos posso ter na CNH?
Saúde

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
Geral

ACIJS comemora com associados e comunidade 86 anos de compromisso com Jaraguá do Sul

Para celebrar os 86 anos, a ACIJS promove nesta segunda-feira (24), edição especial do Encontro Empresarial com palestra de Hilton José da Veiga Faria, ex-diretor de Recursos Humanos da WEG
ACIJS comemora com associados e comunidade 86 anos de compromisso com Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral