dengue 2
Agricultura

Agricultores familiares investem na panificação para diversificar a produção

14 Set 2016 - 12h00

E muitos deles passaram a investir na produção de pães e bolos como forma de aumentar o lucro e a competitividade das propriedades. Ao longo dos últimos seis anos, o Programa SC Rural já apoiou 86 projetos voltados para implantação ou melhoria de unidades industriais de panificação em todo o Estado, num investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.


A família de Vilmar Klehm, que vive no interior de Taió, é uma das beneficiadas com recursos do SC Rural para desenvolver seu projeto de panificação. Vilmar contou com o apoio financeiro do Programa SC Rural no valor de R$ 29. 832,00 e deu uma contrapartida. A família construiu uma agroindústria nova, atendendo as normas sanitárias e a legislação, e adquiriu equipamentos mais modernos. Com as melhorias, a produção aumentou 30% e o trabalho ficou mais fácil.

Os Klehm produzem 620 pães e 180 bolos e cucas por semana, todos caseiros, e a expectativa é de que a produção aumente ainda mais. “Estamos plenamente convictos de que, sem o apoio financeiro e técnico recebido, não teríamos condições de chegar à situação atual”, afirma Vilmar. As duas filhas do casal já pensam em continuar na propriedade rural e ajudar os pais na administração do empreendimento. A produção de pães e bolos da família Klehm é comercializada por meio da Coopertaió.

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.


O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral