Agricultura

Agricultores familiares investem na panificação para diversificar a produção

14 Set 2016 - 12h00

E muitos deles passaram a investir na produção de pães e bolos como forma de aumentar o lucro e a competitividade das propriedades. Ao longo dos últimos seis anos, o Programa SC Rural já apoiou 86 projetos voltados para implantação ou melhoria de unidades industriais de panificação em todo o Estado, num investimento de aproximadamente R$ 13 milhões.


A família de Vilmar Klehm, que vive no interior de Taió, é uma das beneficiadas com recursos do SC Rural para desenvolver seu projeto de panificação. Vilmar contou com o apoio financeiro do Programa SC Rural no valor de R$ 29. 832,00 e deu uma contrapartida. A família construiu uma agroindústria nova, atendendo as normas sanitárias e a legislação, e adquiriu equipamentos mais modernos. Com as melhorias, a produção aumentou 30% e o trabalho ficou mais fácil.

Os Klehm produzem 620 pães e 180 bolos e cucas por semana, todos caseiros, e a expectativa é de que a produção aumente ainda mais. “Estamos plenamente convictos de que, sem o apoio financeiro e técnico recebido, não teríamos condições de chegar à situação atual”, afirma Vilmar. As duas filhas do casal já pensam em continuar na propriedade rural e ajudar os pais na administração do empreendimento. A produção de pães e bolos da família Klehm é comercializada por meio da Coopertaió.

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.


O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC

Matérias Relacionadas

Geral

Catarinense é furtado e perde prêmio da Mega da Virada após bilhete prescrever

Homem teve o bilhete premiado furtado junto com outros pertences
Catarinense é furtado e perde prêmio da Mega da Virada após bilhete prescrever
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (16)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Morre o empresário de Guaramirim Orlando Satler, aos 73 anos

Velório inicia às 13h30 desta terça-feira (16) na Capela Mortuária Guaramirim
Morre o empresário de Guaramirim Orlando Satler, aos 73 anos
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral