vacina
Curiosidades

Agricultores encontram sapo gigante em Guaramirim

23 Ago 2016 - 18h14
O fato ocorreu em uma propriedade agrícola, no bairro Caixa D’Água, em Guaramirim, no último dia 10. O “sapo gigante foi encontrado pelo rizicultor Osnildo Otto, próximo ao Santuário Rã-bugio.

A espécie é rara na região do Vale do Itapocu porque foram encontradas apenas duas fêmeas nos últimos 15 anos. A primeira foi encontrada por Paulo Beta, na época com 14 anos, numa área rural de Massaranduba, em 2001.

No entanto, os moradores comentam que há cerca de 40 anos, estes sapos gigantes eram comuns na região, depois desapareceram.

Trata-se da espécie Rhinella schneideri, identificada pela primeira vez no Paraguai em 1894 e o nome homenageia o naturalista alemão Gustav Schneider que viveu entre1834 a 1900. Ocorre ou é previsto ocorrer na Mata Atlântica (litorânea) do Rio Grande do Sul ao Ceará, no Paraguai, Uruguai, Argentina (na Província de Missiones) e na Floresta Amazônica do Brasil e Bolívia.

Não há informações sobre a ocorrência desta espécie de sapo gigante em outras regiões de Santa Catarina. Sabe-se, com certeza, que não ocorre nas regiões frias do Planalto Catarinense.

Além da coloração e tamanho, o que diferencia o sapo gigante do sapo cururu são as glândulas sobre as pernas traseiras (tíbia), denominadas glândulas paracnemis. Estas glândulas, assim como as glândulas nas laterais perto da cabeça, glândulas parotoides, comum às duas espécies, contém uma substância leitosa que é liberada somente quando um predador morde o sapo nesta parte. Esta secreção é muito amarga e cáustica e faz com que o predador desista imediatamente da investida. O sapo gigante tem a proteção extra desta glândula na perna, que é parte onde o predador costumar morder quando o sapo tenta fugir.

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral