105 Ouça
Curiosidades

Agricultores encontram sapo gigante em Guaramirim

23 Ago 2016 - 18h14
O fato ocorreu em uma propriedade agrícola, no bairro Caixa D’Água, em Guaramirim, no último dia 10. O “sapo gigante foi encontrado pelo rizicultor Osnildo Otto, próximo ao Santuário Rã-bugio.

A espécie é rara na região do Vale do Itapocu porque foram encontradas apenas duas fêmeas nos últimos 15 anos. A primeira foi encontrada por Paulo Beta, na época com 14 anos, numa área rural de Massaranduba, em 2001.

No entanto, os moradores comentam que há cerca de 40 anos, estes sapos gigantes eram comuns na região, depois desapareceram.

Trata-se da espécie Rhinella schneideri, identificada pela primeira vez no Paraguai em 1894 e o nome homenageia o naturalista alemão Gustav Schneider que viveu entre1834 a 1900. Ocorre ou é previsto ocorrer na Mata Atlântica (litorânea) do Rio Grande do Sul ao Ceará, no Paraguai, Uruguai, Argentina (na Província de Missiones) e na Floresta Amazônica do Brasil e Bolívia.

Não há informações sobre a ocorrência desta espécie de sapo gigante em outras regiões de Santa Catarina. Sabe-se, com certeza, que não ocorre nas regiões frias do Planalto Catarinense.

Além da coloração e tamanho, o que diferencia o sapo gigante do sapo cururu são as glândulas sobre as pernas traseiras (tíbia), denominadas glândulas paracnemis. Estas glândulas, assim como as glândulas nas laterais perto da cabeça, glândulas parotoides, comum às duas espécies, contém uma substância leitosa que é liberada somente quando um predador morde o sapo nesta parte. Esta secreção é muito amarga e cáustica e faz com que o predador desista imediatamente da investida. O sapo gigante tem a proteção extra desta glândula na perna, que é parte onde o predador costumar morder quando o sapo tenta fugir.

 

 
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Homem se afoga após salvar crianças em Schroeder

Caso foi registrado na tarde deste sábado (04)
Homem se afoga após salvar crianças em Schroeder
Geral

Rede Cooper é a cooperativa de alimentos mais lembrada pelos catarinenses

Resultado faz parte do prêmio Top Of Mind 2021
Rede Cooper é a cooperativa de alimentos mais lembrada pelos catarinenses
Geral

Femusc acontece de 16 a 29 de janeiro com programa de música antiga

Festival, que conta com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, trará instrumentos antigos ao conhecimento do público
Femusc acontece de 16 a 29 de janeiro com programa de música antiga
Educação

Feira do Livro de Jaraguá do Sul tem livros a preços promocionais

Variado, o acervo colocado à disposição dos leitores na Feira do Livro tem desde best-sellers a clássicos da literatura
Feira do Livro de Jaraguá do Sul tem livros a preços promocionais
Ver mais de Geral