transito
Geral

Agricultora dá à luz bebê de 6,8 quilos em parto de 30 horas no RS

02 Abr 2011 - 13h08

A agricultora Noemi de Fátima Duarte Rodrigues, 43 anos, deu à luz um bebê de 6,8 quilos, às 15h desta sexta-feira (1º), no Hospital de Caridade Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Xavier (RS). Segundo a mãe, o parto foi natural e o trabalho começou às 9h desta quinta-feira (31), totalizando 30 horas de procedimento. "Esse é o meu 12º filho e foi o mais difícil de todos, pois é o mais graúdo", disse a mãe ao G1. Júnior César nasceu com 57 centímetros.


Noemi disse que começou a ter dilatações na manhã de quinta-feira, mas ainda sem sentir dores. "Tivemos duas surpresas, pois o ultrassom dizia que era uma menina, mas nasceu um menino. E que meninão, pois não sabia que seria tão grande."

A outra filha de Noemi, que está acompanhando a mãe no hospital, Margarete Rodrigues, 19 anos, nasceu com pouco mais de 4 quilos, como recordou a agricultora. "Apesar de ser no dia 1º de Abril, dia da mentira, o meu irmão nasceu mesmo, não é menina e nem mentira", disse a irmã, com bom humor.


Bebê Júnior César nasceu com 57 centímetros e 6,8 quilos (Foto: Divulgação/Roni César/Secretaria de Saúde de Porto Xavier) saiba mais

Noemi disse que o filho foi seu presente de aniversário, comemorado em 30 de março. "Nem teve muita festa de aniversário porque já estava me preparando para o bebê nascer", disse a agricultora.

O secretário de Saúde de Porto Xavier, Sérgio Alves dos Santos, estava no hospital quando o Júnior César nasceu. "Participava de uma reunião com o médico que fez o parto. Ele teve de sair no meio da reunião para acompanhar o nascimento da criança."

Noemi disse que não sabe o que fazer com o enxoval, pois comprou tudo para uma menina e nasceu um menino. "Além disso tem o tamanho das roupas, que não servem em meu filho". O secretário de Saúde disse que acionou os assistentes sociais da cidade para acompanhar o caso e dar suporte à família em virtude do tamanho da criança e das possíveis dificuldades que a família possa ter com os primeiros meses do bebê.

 


Agricultora Noemi de Fátima Duarte demorou 30 horas para concluir parto normal de filho de 6,8 quilos (Foto: Divulgação/Roni César/Secretaria de Saúde de Porto Xavier)


Outro caso
"Perdemos 90% do enxoval que compramos para nosso filho. Só conseguimos usar algumas poucas peças, as maiores", disse Carlos Eduardo Mendes Correia, 22 anos, pai do bebê Gustavo, que nasceu no último dia 19 de março, com 6,7 quilos e 54 centímetros, também na Bahia. A mãe, a dona de casa Ana Lúcia da Silva Pereira, 22 anos, recebeu alta no dia 23 de março, mas a criança ainda continuou por alguns dias internada no Hospital e Maternidade Iperba, em Salvador.

O menino, que nasceu em uma cesariana, provocou um susto na mãe, que não esperava por uma criança tão grande. Gustavo é o primeiro filho do casal.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa

Apesar dos impactos, 64,2% das empresas vão manter local de sedes
Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa
Economia

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Valores variam conforme número de dias trabalhados no ano-base 2022
Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto
Geral

Narrador de futebol é internado na UTI após cair de cabine durante transmissão de jogo em SC

Queda ocorreu de uma altura de aproximadamente quatro metros
Narrador de futebol é internado na UTI após cair de cabine durante transmissão de jogo em SC
Geral

Trabalhador morre após cair de oito metros de altura em Guaramirim

Homem fazia serviços elétricos quando caiu de um andaime.
Trabalhador morre após cair de oito metros de altura em Guaramirim
Ver mais de Geral