Geral

Agosto Dourado incentiva o ato de amamentar

O leite materno é o único alimento que um bebê precisa nos seus seis primeiros meses de vida, pois contém proteínas e anticorpos que nutrem e protegem

03 Ago 2020 - 13h45Por Da Redação
Agosto Dourado incentiva o ato de amamentar - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

O dia de conscientização sobre a importância do aleitamento materno ocorreu no sábado (1º), mas o mês todo de agosto é dedicado a esta temática. O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo. A primeira mamada deve ocorrer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na primeira hora de vida do bebê.

O leite materno é o único alimento que um bebê precisa nos seus seis primeiros meses de vida, pois contém proteínas e anticorpos que nutrem e protegem. Nesse tempo em que o assunto predominante é saúde e imunidade, vale lembrar a nossa primeira fonte de nutrição e proteção.

De acordo com a enfermeira obstetra, Francisca Elza Gomes Máximo da Costa, os tempos de pandemia exigem certos cuidados mas, no geral, amamentar continua sendo um ato de amor que requer esforço e tempo. “Mais tarde, todo o empenho materno se refletirá em vínculos, carinho, sorrisos e saúde ”, pondera.

Os benefícios da amamentação são inúmeros. Para mãe, pai e bebê, a enfermeira elenca o aumento do vínculo efetivo. Há, também, vantagens físicas para as mães como diminuição do tamanho do útero, das hemorragias pós-parto e da anemia materna. Para o bebê, verifica-se uma complementação da ação do sistema imunológico e redução da mortalidade infantil. 

A enfermeira explica o que os especialistas chamam de pega correta. Mães e pais devem observar algumas características no bebê como: a boca deve englobar a maior parte da aréola da mama e o bebê deve projetar a boca com os lábios virados para fora, no estilo “peixinho”. As bochechas do bebê devem estar cheias. Quando não ocorre a pega corretamente, explica a enfermeira, podem aparecer fissuras e deficiência no esvaziamento das mamas, provocando tensão mamária e a sensibilidade dos mamilos.

Outro problema comum nas puérperas é o ingurgitamento mamário, que tem como principais causas o aumento na produção de leite ou dificuldade no esvaziamento das mamas, provocando febre menor que 38º durante 24 horas. Quando as fissuras e o ingurgitamento não são tratados e o quadro evolui para um estágio mais grave há a mastite. A zona mamária fica ruborizada, quente, com tumefação e extremamente dolorida.

Entre os tratamento necessários constam orientação dos pais para a pega correta da mama pelo bebê e esvaziamento das mamas, quando necessário. No caso de mastite, o tratamento é medicamentoso ou cirúrgico (drenagem).

Fonte: Francisca Elza Gomes Máximo Costa, enfermeira obstetra. Fone: 2106-8400.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Fujama abrirá cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos

Neste primeiro momento, serão beneficiadas famílias usuárias dos programas sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dos bairros Santo Antônio e Ribeirão Cavalo
Fujama abrirá cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos
Geral

Campanha orienta sobre uso correto das redes de esgoto e águas pluviais em Jaraguá

Atualmente, Jaraguá do Sul atende 90% da população com tratamento de esgoto, no entanto, ainda se observa mau cheiro (relacionado ao esgoto), em alguns pontos da cidade
Campanha orienta sobre uso correto das redes de esgoto e águas pluviais em Jaraguá
Política

Manifestação pelo voto auditável reúne cerca de 300 pessoas em Jaraguá

Ato ocorreu na Praça Ângelo Piazera
Manifestação pelo voto auditável reúne cerca de 300 pessoas em Jaraguá
Geral

[Vídeo] Gustavo Bardim avança no The Voice Kids após escolha de Michel Teló

Emocionado, o morador de Guaramirim agracedeu o apoio recebido até aqui
[Vídeo] Gustavo Bardim avança no The Voice Kids após escolha de Michel Teló
Ver mais de Geral