Imobiliária Coralli
Serviço

Agências do Sine e do Ministério do Trabalho com problemas no atendimento

19 Jan 2012 - 18h36

Como acontece há anos nesta época, aumenta consideravelmente a procura pelos serviços do Sine e do Ministério do Trabalho. Muitos jovens começam o ano com a expectativa de conseguir um emprego e vão fazer a carteira de trabalho. Outros começam o ano desempregadas e encaminham os pedidos de seguro desemprego ou outras oportunidades no mercado. A demanda elevada por si própria já poderia causar um acúmulo de serviço no Sine e no Ministério do Trabalho. No entanto, este ano, há agravantes nos dois escritórios, aqui em Jaraguá do Sul. No Sine, o sistema nacional de cadastro Dataprev está fora do ar. Já no Ministério do Trabalho, não há gente suficiente para atender a população. Os repórteres Dias Gomes e Patrícia Moraes estiveram na agência do Sine nesta manhã e comprovaram as dificuldades no atendimento. Muitas pessoas passam a madrugada esperando para conseguir senhas.

[jwplayer mediaid="82853"]

O responsável pela agência do Sine, Erol Kretzer, confirmou que a implantação das novas regras para a concessão do seguro desemprego e outros serviços é a causa dos transtornos.

[jwplayer mediaid="82857"]

A assessoria de imprensa da Prefeitura encaminhou uma nota sobre o assunto, reforçando que a falha não é da agência do Sine local, que está com seu quadro praticamente normal de servidores, e sim do sistema nacional Dataprev, que tem apresentado problemas também em outras cidades. Para isso o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Célio Bayer, participou ao vivo do Jornal da Jaraguá.

[jwplayer mediaid="82863"]

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaraguá do Sul informa que o programa Pró-jovem Trabalhador está com pré inscrições abertas para cursos de qualificação para pessoas com idade entre 18 e 29 anos. As inscrições acontecem no Sine-Sistema Nacional de Emprego, agência localizada na rua Exp Gumercindo da Silva, 161. Os cursos serão oferecidos gratuitamente, para tanto é necessário que os interessados tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.


Lá mesmo na agência do Sine, a nossa reportagem ouviu reclamações sobre o atendimento na agência do Ministério do Trabalho, que fica na mesma rua, no centro da cidade.

[jwplayer mediaid="82861"]

No Ministério do Trabalho, a constatação da dificuldade no atendimento.

[jwplayer mediaid="82865"]

A única funcionária da agência do Ministério do Trabalho, Leine Vargas, já enfrentou este tipo de situação antes, gerada pela falta de pessoal no escritório.

[jwplayer mediaid="82855"]

A repórter Patrícia Moraes conversou com a chefe regional do Ministério do Trabalho, em Joinville, Eliane Guizze. Esta informou ter conhecimento da situação e que o Ministério do Trabalho não descarta a possibilidade de transferir funcionários de outros estados para Santa Catarina.

[jwplayer mediaid="82859"] 

Os documentos necessários para quem quer fazer a primeira Carteira de Trabalho são: CPF, Identidade e Comprovante de residência. É preciso levar os originais e também uma cópia de cada um deles. Já para quem quer fazer a segunda carteira porque teve a primeira perdida ou roubada, é necessário procurar o Ministério do Trabalho com o boletim de ocorrência. 

 

Matérias Relacionadas

Economia

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões

Números sorteados no Concurso 2.302 foram 18, 22, 25, 27, 43, 44
Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões
Geral

Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia

Houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos
Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia
Saúde

Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa

CoronaVac está na última etapa de estudos em humanos
Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa
Esportes

Tóquio exigirá testes de covid-19 para atletas, mas não quarentena

Primeiro-ministro do Japão e Thomas Bach iniciaram projeto de regras
Tóquio exigirá testes de covid-19 para atletas, mas não quarentena
Ver mais de Geral