dengue 2
Serviço

Agências do Sine e do Ministério do Trabalho com problemas no atendimento

19 Jan 2012 - 18h36

Como acontece há anos nesta época, aumenta consideravelmente a procura pelos serviços do Sine e do Ministério do Trabalho. Muitos jovens começam o ano com a expectativa de conseguir um emprego e vão fazer a carteira de trabalho. Outros começam o ano desempregadas e encaminham os pedidos de seguro desemprego ou outras oportunidades no mercado. A demanda elevada por si própria já poderia causar um acúmulo de serviço no Sine e no Ministério do Trabalho. No entanto, este ano, há agravantes nos dois escritórios, aqui em Jaraguá do Sul. No Sine, o sistema nacional de cadastro Dataprev está fora do ar. Já no Ministério do Trabalho, não há gente suficiente para atender a população. Os repórteres Dias Gomes e Patrícia Moraes estiveram na agência do Sine nesta manhã e comprovaram as dificuldades no atendimento. Muitas pessoas passam a madrugada esperando para conseguir senhas.

[jwplayer mediaid="82853"]

O responsável pela agência do Sine, Erol Kretzer, confirmou que a implantação das novas regras para a concessão do seguro desemprego e outros serviços é a causa dos transtornos.

[jwplayer mediaid="82857"]

A assessoria de imprensa da Prefeitura encaminhou uma nota sobre o assunto, reforçando que a falha não é da agência do Sine local, que está com seu quadro praticamente normal de servidores, e sim do sistema nacional Dataprev, que tem apresentado problemas também em outras cidades. Para isso o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Célio Bayer, participou ao vivo do Jornal da Jaraguá.

[jwplayer mediaid="82863"]

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaraguá do Sul informa que o programa Pró-jovem Trabalhador está com pré inscrições abertas para cursos de qualificação para pessoas com idade entre 18 e 29 anos. As inscrições acontecem no Sine-Sistema Nacional de Emprego, agência localizada na rua Exp Gumercindo da Silva, 161. Os cursos serão oferecidos gratuitamente, para tanto é necessário que os interessados tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.


Lá mesmo na agência do Sine, a nossa reportagem ouviu reclamações sobre o atendimento na agência do Ministério do Trabalho, que fica na mesma rua, no centro da cidade.

[jwplayer mediaid="82861"]

No Ministério do Trabalho, a constatação da dificuldade no atendimento.

[jwplayer mediaid="82865"]

A única funcionária da agência do Ministério do Trabalho, Leine Vargas, já enfrentou este tipo de situação antes, gerada pela falta de pessoal no escritório.

[jwplayer mediaid="82855"]

A repórter Patrícia Moraes conversou com a chefe regional do Ministério do Trabalho, em Joinville, Eliane Guizze. Esta informou ter conhecimento da situação e que o Ministério do Trabalho não descarta a possibilidade de transferir funcionários de outros estados para Santa Catarina.

[jwplayer mediaid="82859"] 

Os documentos necessários para quem quer fazer a primeira Carteira de Trabalho são: CPF, Identidade e Comprovante de residência. É preciso levar os originais e também uma cópia de cada um deles. Já para quem quer fazer a segunda carteira porque teve a primeira perdida ou roubada, é necessário procurar o Ministério do Trabalho com o boletim de ocorrência. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral