transito
Geral

Agência Reguladora de Saneamento aponta falhas no tratamento da água em Guaramirim e Massaranduba

16 Out 2012 - 17h33



A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina divulgou o resultado de um relatório sobre potabilidade de água em dez municípios, sendo cinco operados pela Casan e cinco sob responsabilidade direta ou indireta do próprio município, dentre os quais aparecem Massaranduba e Guaramirim. Para a engenheira sanitarista Cristina Vasconcelos Amaral, o objetivo do levantamento foi saber se a Casan ou as empresas responsáveis estão fazendo o tratamento de água adequado para o consumo da população. Nos casos de Guaramirim e Massaranduba, segundo ela, há falhas.

[jwplayer mediaid="69124"]

Sobre a água servida à população destes municípios afetar ou não a saúde do consumidor, a engenheira sanitarista afirma que é prematuro afirmar qualquer coisa neste momento, já que seria necessário um estudo mais aprofundado em cada município.

[jwplayer mediaid="69120"]

O levantamento avaliou parâmetros como a turbidez, cloro residual livre e coliformes As  informações foram retiradas das análises realizadas pelos próprios prestadores de serviços. Na Companhia Águas de Guaramirim, por exemplo, o estudo observou para o parâmetro cloro um número de amostras fora do padrão em dois meses do semestre.

[jwplayer mediaid="69122"]

O estudo conclui que de uma forma geral, os municípios auditados possuem problemas decorrentes da falta de investimentos nas unidades de tratamento, da ausência de manutenção preventiva e, principalmente, da baixa padronização dos procedimentos operacionais, o que ocasiona as inconsistências nos parâmetros auditados, principalmente no que toca à turbidez. A agência exigirá ações de curto, médio e longo prazo dos prestadores de serviços, com o intuito de serem sanados os problemas identificados.

(ROGÉRIO TALLINI)

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral