dengue
Geral

Agência da ONU diz que situação em Fukushima é 'séria', mas não piorou

17 Mar 2011 - 17h42

A agência de fiscalização nuclear da ONU informou nesta quinta-feira (17) que a situação na usina nuclear japonesa de Fukushima danificada pelo terremoto continuava 'muito grave', mas 'nenhuma deterioração significativa' havia ocorrido desde quarta-feira (16).


Graham Andrew, uma importante autoridade da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), destacou que o reator 4 da usina era 'uma grave preocupação para a segurança'.

Ação contra aquecimento

O Japão voltou a utilizar nesta quinta-feira (17) um helicóptero para jogar água sobre o reator 3 superaquecido na usina nuclear. Na quarta (16), a forte radioatividade na central impediu a aproximação do helicóptero para resfriar o combustível que ameaça entrar em fusão e a operação teve de ser adiada.

Segundo informações da emissora NHK, também foram usados canhões d'água para resfriar o reator 3 do complexo de Daiichi, que contém combustível de plutônio e tem sido a principal prioridade das autoridades.

A empresa Tepco, operadora da usina, espera reconectar os cabos para duas das seis unidades de reatores da usina, permitindo reativar as bombas de resfriamento que se desligaram depois do terremoto e tsunami.

Mortos

O Japão foi atingido na última sexta-feira (11) por um terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami. Segundo dados divulgados pela Polícia Nacional nesta quinta-feira (17), o número de mortos vítimas desta tragédia chegou a 5.178, em 12 prefeituras (distritos) do Japão, e cerca de 8.606 continuavam desaparecidos.


O número de vítimas, no entanto, deve subir bastante, à medida que mais corpos são achados, principalmente nas áreas costeiras atingidas pelo terremoto.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de julho
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

(VÍDEO) Avião 'dá cambalhota' durante pouso em aeroporto do Paraná

Rajada de vento teria provocado o acidente
(VÍDEO) Avião 'dá cambalhota' durante pouso em aeroporto do Paraná
Geral

STF retomará julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Matéria será discutida na quinta-feira (20)
STF retomará julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Ver mais de Geral