CAMPANHA JARAGUÁ BEM CUIDADA - 13/06 a 12/07 (16 (16 à 12)
Geral

Agência da ONU diz que situação em Fukushima é 'séria', mas não piorou

17 Mar 2011 - 17h42

A agência de fiscalização nuclear da ONU informou nesta quinta-feira (17) que a situação na usina nuclear japonesa de Fukushima danificada pelo terremoto continuava 'muito grave', mas 'nenhuma deterioração significativa' havia ocorrido desde quarta-feira (16).


Graham Andrew, uma importante autoridade da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), destacou que o reator 4 da usina era 'uma grave preocupação para a segurança'.

Ação contra aquecimento

O Japão voltou a utilizar nesta quinta-feira (17) um helicóptero para jogar água sobre o reator 3 superaquecido na usina nuclear. Na quarta (16), a forte radioatividade na central impediu a aproximação do helicóptero para resfriar o combustível que ameaça entrar em fusão e a operação teve de ser adiada.

Segundo informações da emissora NHK, também foram usados canhões d'água para resfriar o reator 3 do complexo de Daiichi, que contém combustível de plutônio e tem sido a principal prioridade das autoridades.

A empresa Tepco, operadora da usina, espera reconectar os cabos para duas das seis unidades de reatores da usina, permitindo reativar as bombas de resfriamento que se desligaram depois do terremoto e tsunami.

Mortos

O Japão foi atingido na última sexta-feira (11) por um terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami. Segundo dados divulgados pela Polícia Nacional nesta quinta-feira (17), o número de mortos vítimas desta tragédia chegou a 5.178, em 12 prefeituras (distritos) do Japão, e cerca de 8.606 continuavam desaparecidos.


O número de vítimas, no entanto, deve subir bastante, à medida que mais corpos são achados, principalmente nas áreas costeiras atingidas pelo terremoto.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Lançada licitação para pavimentação dos acessos à nova Ponte do Brasão, em Jaraguá do Sul

Além dos acessos, será pavimentada a principal via que fará a ligação da ponte com a Rua Feliciano Bortolini. O prazo para execução da obra é de 180 dias e a abertura das propostas será no dia 4 de julho de 2025
Lançada licitação para pavimentação dos acessos à nova Ponte do Brasão, em Jaraguá do Sul
Geral

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

Além da chuva volumosa, também há condição para a ocorrência de temporais isolados, que podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a moderado para danos
SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira
Geral

Morre Erico Borinelli, fundador do Rancho Bom Supermercados

Informações sobre velório devem ser divulgadas em breve
Morre Erico Borinelli, fundador do Rancho Bom Supermercados
Geral

Incêndio destrói cozinha de restaurante em Jaraguá do Sul

Corpo de Bombeiros de Jaraguá do Sul enviou duas viaturas e seis bombeiros ao local
Incêndio destrói cozinha de restaurante em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral