Geral

Aeroportos de Buenos Aires reabrem com restrição

25 Jun 2011 - 12h02

A Anac (Administração Nacional de Aviação Civil) da Argentina informou que os aeroportos de Ezeiza, na região metropolitana, e no Aeroparque, na região central de Buenos Aires, foram reabertos na noite desta sexta-feira, mas os voos continuam restritos.


Após reunião do comitê de crise, o último relatório do SMN (Serviço Meteorológico Nacional) informou que "a visibilidade está reduzida a 8 km devido à presença de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão chileno Puyehue sobre a área do centro do país". A nuvem vulcânica voltou ao céu da capital argentina no final desta tarde.

O órgão argentino informou ainda que "o fenômeno e as condições de segurança operacional estão sendo avaliados permanentemente". A Anac também recomendou aos passageiros, com viagem marcada que entrem em contato com a companhia aérea contratada antes de se dirigir ao aeroporto.

"Os prognósticos iniciais para domingo são positivos, já que os ventos soprarão para o Pacífico", diz nota.

Ao menos 13 voos saídos da Argentina foram cancelados hoje no Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão. Hoje foram suspensos cinco voos para Buenos Aires e Rosário, das companhias Pluna, Aerolíneas Argentinas e Sol, ao mesmo tempo em que oito voos procedentes da capital argentina --da Pluna e Aerolíneas-- também foram cancelados.

No Brasil, a companhia aérea LAN informou que cancelou os voos desde e para Buenos Aires. "A companhia não operará este destino até que as condições climáticas permitam. Espera-se uma possível redução de cinzas para amanhã [25], após às 11h", diz o comunicado.

No aeroporto internacional de Ezeiza, três voos previstos para a tarde de hoje foram reprogramados para sábado (25): um da Qatar Airlines rumo a São Paulo, outro da United para San Francisco, e um da American Airlines para Miami.


O aeroporto de Bariloche (sul), situado a 100 km do vulcão Puyehue, permanecerá fechado até o dia 1º de julho, do mesmo modo que o terminal aéreo de Neuquén, também na Patagônia argentina.

Desde a erupção do Puyehuye, no dia 4, as cinzas vulcânicas já resultaram em cancelamentos de voos na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia. O vulcão ainda segue ativo.

FOLHA.COM



Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta
Geral

Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos

Doações podem ser feitas nos pontos de vacinação contra a Covid-19
Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos
Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Ver mais de Geral