Geral

Aeroportos de Buenos Aires reabrem com restrição

25 Jun 2011 - 12h02

A Anac (Administração Nacional de Aviação Civil) da Argentina informou que os aeroportos de Ezeiza, na região metropolitana, e no Aeroparque, na região central de Buenos Aires, foram reabertos na noite desta sexta-feira, mas os voos continuam restritos.


Após reunião do comitê de crise, o último relatório do SMN (Serviço Meteorológico Nacional) informou que "a visibilidade está reduzida a 8 km devido à presença de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão chileno Puyehue sobre a área do centro do país". A nuvem vulcânica voltou ao céu da capital argentina no final desta tarde.

O órgão argentino informou ainda que "o fenômeno e as condições de segurança operacional estão sendo avaliados permanentemente". A Anac também recomendou aos passageiros, com viagem marcada que entrem em contato com a companhia aérea contratada antes de se dirigir ao aeroporto.

"Os prognósticos iniciais para domingo são positivos, já que os ventos soprarão para o Pacífico", diz nota.

Ao menos 13 voos saídos da Argentina foram cancelados hoje no Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão. Hoje foram suspensos cinco voos para Buenos Aires e Rosário, das companhias Pluna, Aerolíneas Argentinas e Sol, ao mesmo tempo em que oito voos procedentes da capital argentina --da Pluna e Aerolíneas-- também foram cancelados.

No Brasil, a companhia aérea LAN informou que cancelou os voos desde e para Buenos Aires. "A companhia não operará este destino até que as condições climáticas permitam. Espera-se uma possível redução de cinzas para amanhã [25], após às 11h", diz o comunicado.

No aeroporto internacional de Ezeiza, três voos previstos para a tarde de hoje foram reprogramados para sábado (25): um da Qatar Airlines rumo a São Paulo, outro da United para San Francisco, e um da American Airlines para Miami.


O aeroporto de Bariloche (sul), situado a 100 km do vulcão Puyehue, permanecerá fechado até o dia 1º de julho, do mesmo modo que o terminal aéreo de Neuquén, também na Patagônia argentina.

Desde a erupção do Puyehuye, no dia 4, as cinzas vulcânicas já resultaram em cancelamentos de voos na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia. O vulcão ainda segue ativo.

FOLHA.COM



Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral