Eleições 2020
Católica SC

Acadêmicos fazem programa para fiscalizar detentos em prisão domiciliar

28 Out 2016 - 09h37
Acadêmicos fazem programa para fiscalizar detentos em prisão domiciliar -

O programa poderá ser usado pela Polícia Militar de Jaraguá do Sul no controle da localização dos detentos do regime aberto do Presídio Regional.

Poliomelite


Atualmente, os policiais militares que fazem a fiscalização dos presos que cumprem regime domiciliar, são obrigados a preencher documentação manualmente e avaliam se eles estão obedecendo aos horários de saída e volta para casa, estipulados pela Justiça. Os relatórios são preenchidos à mão e os dados, depois, tabulados no Batalhão, sendo entregues pessoalmente no Fórum da Comarca. Com o sistema proposto e cujo convênio já foi assinado na metade ano, tudo será feito eletronicamente, através do tablet que o PM usa na rua. Dali, os dados serão enviados diretamente ao juiz.

Também contará com vários serviços para facilitar as visitas, como: a ficha completa de cada preso, com dados pessoais e foto; o grau de periculosidade do detento, indicado pelas cores verde, amarelo e vermelho; um quadro informando quais foram ou não visitados recentemente; e um mapa com a localização exata das casas dos presidiários.

O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, explica que, hoje, a Polícia Militar precisa consultar vários sistemas diferentes para obter informações sobre o histórico dos presos. Com o programa, será possível centralizar esses dados, agilizando a pesquisa.

Se o detento não estiver em casa nos horários determinados para o cumprimento da pena, por exemplo, o policial militar preenche um relatório que ficará disponível no sistema, junto com as outras informações sobre o presidiário. Depois, esse documento é encaminhado ao juiz, que pode ordenar a regressão da pena do preso para o regime fechado, por causa do descumprimento das regras.


A previsão é que o sistema fique pronto até o final do ano e seja utilizado em fase de testes pela Polícia Militar por cerca de dois meses antes de ser adotado de forma definitiva.


Matérias Relacionadas

NATAL

Decoração natalina será apresentada na próxima terça-feira, 3

Conforme a vice-presidente da CDL, Vergimari Rodrigues Pires, outro diferencial são os canteiros adotados por empresas, que, em 2020, vão ser embelezados pela temática
Decoração natalina será apresentada na próxima terça-feira, 3
Santa Catarina

Descontos sobre multas e juros de IPVA e dívidas não tributárias encerram nos próximos dias

O benefício encerra neste sábado (31), contudo, o pagamento poderá ser efetuado no próximo dia útil, no caso, até terça-feira (3/11)
Descontos sobre multas e juros de IPVA e dívidas não tributárias encerram nos próximos dias
Segurança

PRF deflagra Operação Finados e restringe tráfego de caminhões

A ação que se estenderá até o dia 2 teve início na madrugada de hoje
PRF deflagra Operação Finados e restringe tráfego de caminhões
Geral

Rio não terá desfile de blocos de rua no carnaval de 2021

Sem vacina contra covid-19, evento é inviável, dizem especialistas
Rio não terá desfile de blocos de rua no carnaval de 2021
Ver mais de Geral