GNet
Católica SC

Acadêmico de Engenharia Civil cria método para calcular a intensidade das chuvas em Jaraguá do Sul

25 Nov 2015 - 17h37

O acadêmico do 8º semestre do Curso de Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Cassiano Ricardo Siduoski, 21 anos, criou um modelo de equação matemática para calcular a intensidade das chuvas no município. O objetivo do projeto é possibilitar um melhor planejamento das obras públicas de drenagem urbana, reduzindo os estragos provocados pelo mau tempo.


A pesquisa foi orientada pelo professor Robison Negri. O cálculo considera três grandezas: intensidade, duração e frequência das chuvas. Os mesmos fatores são usados para determinar os volumes de escoamento nos projetos de drenagem urbana e o dimensionamento de canalizações e reservatórios de prevenção de enchentes.

Para chegar nesse resultado, Cassiano traçou um histórico do volume de chuvas na cidade nos últimos 17 anos. Ele analisou os índices pluviométricos e registrados pelo pluviômetro instalado em uma propriedade rural no bairro Rio da Luz.

Cassiano comenta que, com um método voltado especificamente para o volume de chuvas em Jaraguá do Sul, fica mais fácil planejar a área urbana e o uso do solo em áreas passíveis de alagamento.


“Muitos municípios desenvolvem seus projetos hidrológicos baseados no volume de chuva registrado em outras cidades. Esse tipo de análise acaba não refletindo a realidade do local e não contribui para elaborar adequadamente a infraestrutura”, avalia.
 

Cassiano dedicou-se à pesquisa por cerca de um ano. O trabalho foi realizado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e deve virar tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante.  

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais

As 20 crianças participaram do programa Colaborador Mirim. A ação estabelece um dia do ano para que os servidores possam levar seus filhos à empresa
Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais
Geral

Carteira de identidade muda e passa a ter CPF como número único

Nova regra começa a valer em Santa Catarina já em novembro. Veja:
Carteira de identidade muda e passa a ter CPF como número único
Geral

Facebook derruba live de Bolsonaro

Presidente associou a vacina contra a covid-19 ao desenvolvimento mais rápido da Aids
Facebook derruba live de Bolsonaro
Geral

Aeropark Vale Europeu coloca Guaramirim no mapa da aviação executiva

Neste momento, são seis hangares construídos e quatro em construção
Aeropark Vale Europeu coloca Guaramirim no mapa da aviação executiva
Ver mais de Geral