dengue 2
Enem

Abstenções do Enem chegam a 30%

05 Dez 2016 - 11h25
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou um índice de abstenções maior do que o de outras edições.

A cada dez candidatos inscritos, três não compareceram às provas aplicadas em novembro e neste fim de semana. Os candidatos que fizeram o exame no sábado e domingo não puderam participar antes da avaliação por causa das ocupações de escolas em 165 cidades brasileiras.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o percentual de abstenções no Enem deste ano, de 30,4%, foi acima da média de anos anteriores. Em 2015, segundo ele, cerca de 28% dos inscritos não compareceram. Em 2016, 6 milhões de candidatos dos 8 milhões e seiscentos mil inscritos fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Segundo Mendonça Filho, o custo médio de cada prova foi de R$ 90, e os 2 milhões e 600 mil de ausentes em 2016 custaram ao governo federal cerca de R$ 236 milhões de reais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 11 pessoas foram eliminadas nesta segunda aplicação do Enem, mas que nenhuma ocorrência grave foi registrada durante as provas. Os motivos foram descumprimentos do edital como porte de equipamentos eletrônicos e deixar o local da prova antes do horário permitido.

Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira (7), na página do participante, na internet, e por meio do aplicativo Enem 2016. Para os próximos dias 13 e 14, 55 mil pessoas privadas de liberdade estão inscritas para uma terceira aplicação do Enem. Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral