dengue
Geral

Abertura oficial do censo em Jaraguá aconteceu nesta segunda, na Católica

Prefeito Jair Franzner respondeu ao questionário do censo como ato simbólico de incentivo à pesquisa. Questionário demora de cinco a 15 minutos para ser aplicado

09 Ago 2022 - 08h12Por Janici Demetrio
Abertura oficial do censo em Jaraguá aconteceu nesta segunda, na Católica - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

O censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022 teve como início oficial em Jaraguá do Sul a entrevista ao prefeito Jair Franzner, na manhã desta segunda-feira (8), no Centro Universitário Católica SC. O coordenador de área do IBGE de Jaraguá do Sul, Rodrigo Hideki Minamizaki Ribeiro, explica que o objetivo dessa abertura oficial é sensibilizar a comunidade a receber o recenseador e responder corretamente às perguntas feitas. As entrevistas para o censo serão feitas em todas as residências do município e serão finalizadas até 31 de outubro deste ano. O último censo demográfico feito no País foi em 2010, há 12 anos.  

São 164 recenseadores escalados para o trabalho em Jaraguá, que estarão devidamente uniformizados (foto), com crachá de identificação e celular do IBGE, o qual será a ferramenta de trabalho para registro dos dados informados, garantindo sigilo a todos eles.

“Respondendo ao censo, cada cidadão contribui com dados que vão subsidiar as políticas públicas do município. Por exemplo, o município saberá o nível de escolaridade das pessoas, a situação de água tratada e esgoto, o número real de habitantes. Os dados do censo retornam para a cidade para auxiliar no planejamento do município”, enfatiza Ribeiro.

O prefeito Jair Franzner destacou a importância de as famílias responderem o censo do IBGE, para que o município e os empreendedores possam se desenvolver com base em dados sólidos.

“São muitas informações que vão ajudar tanto o poder público quanto a iniciativa privada a tomar decisões. O censo é seguro. Os recenseadores são pessoas treinadas e cadastradas pelo IBGE”, ressalta Franzner.

Qualquer dúvida ao receber um recenseador em casa, basta acessar o site do IBGE ou ligar para 0800-721-8181.

Pergunta acrescentada ao censo
O coordenador de área Rodrigo Ribeiro explica que uma pergunta foi acrescentada de última hora ao censo do IBGE, relacionada ao diagnóstico de autismo ou do espectro autista. A pergunta pode auxiliar o País no sentido de quantificação e políticas públicas voltadas ao transtorno. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Defesa Civil remove entulhos da Ponte Abdon Batista nesta segunda-feira

O Diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle disse que o trabalho vai continuar nesta terça-feira, em outro local e a limpeza serve para desobstruir os pilares, removendo troncos, galhos de árvores e outros entulhos
Defesa Civil remove entulhos da Ponte Abdon Batista nesta segunda-feira
Geral

Moradoras da região ganham R$ 6 mil na Trimania

Sorteio foi realizado no domingo (14)
Moradoras da região ganham R$ 6 mil na Trimania
Geral

Ciclone extratropical começa a se formar na Argentina

Amanhã, ele pode se juntar a uma frente fria na Região Sul do Brasil
Ciclone extratropical começa a se formar na Argentina
Saúde

Capsi sem atendimento nesta segunda e terça-feira, em Jaraguá

Os atendimentos agendados de psiquiatria foram transferidos para o Caps II
Ver mais de Geral