Premix Concreto
Geral

Abertas inscrições para programa de voluntários da Copa do Mundo de 2014

22 Ago 2012 - 16h00

Estão abertas a partir desta terça-feira (21) as inscrições para o programa de voluntários da Copa das Confederações de 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. Os interessados em trabalhar nos eventos esportivos já podem se cadastrar no site da Fifa. É necessário fazer um só cadastro para ambas as competições. O processo de seleção terá ainda entrevistas e treinamentos.


Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro deste ano. Segundo Rodrigo Hermida, diretor de voluntariado do Comitê Organizador Local (COL), o treinamento à distancia é importante para atingir todas as partes do país e para estabelecer uniformidade das ações. Após a capacitação pela internet, haverá um treinamento presencial, em que as pessoas vão conhecer os locais de trabalho e terão instruções específicas.

Para participar, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos até 13 de Março de 2013. Serão 20 dias corridos de voluntariado, e cada turno de trabalho durará até 10 horas. Na hora de se inscrever, o interessado poderá escolher em qual evento quer trabalhar. São quatro opções: sorteio da Copa das Confederações, marcado para dezembro deste ano em São Paulo; Copa das Confederações, em junho de 2013; sorteio da Copa do Mundo da Fifa, previsto para o fim de 2013 na Costa do Sauípe na Bahia, e a Copa do Mundo, que ocorrerá em junho e julho de 2014.

O processo seletivo vai ser simultâneo para os quatro eventos. O período de inscrição será de no mínimo 15 dias, podendo ser encerrado ou prorrogado. A previsão é de que 7 mil voluntários atuem na Copa das Confederações, e 15 mil na Copa do Mundo. Ao se cadastrar, a pessoa pode informar a sua área de preferência, mas as vagas serão preenchidas conforme as ofertas e os perfis que cada atividade exige.

Pessoas com deficiência também podem ser voluntárias. Os dados fornecidos pelos interessados serão confidenciais e estarão sob responsabilidade do Comitê Organizador Local (COL). Serão realizadas verificações de antecedentes criminais de todos os interessados no trabalho. Todas as informações sobre o processo de inscrição serão disponibilizadas no site da Fifa e na página de cadastro de cada voluntário.


As áreas de atuação incluem serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições. Algumas funções possuem requisitos específicos e necessitam de conhecimentos e habilidades determinadas.

O trabalho não terá remuneração, e os voluntários não terão ajuda de custo para hospedagem. O COL e a Fifa vão fornecer os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local de trabalho, desde que dentro da cidade-sede, e alimentação. A Fifa avisa que não serão dados ingressos para que os voluntários assistam aos jogos, e quem estiver trabalhando nos estádios não deverá ter tempo para conferir as competições. Nem todas as atividades exigirão o domínio do inglês ou outros idiomas, mas, em algumas, será um fator determinante para seleção.

A expectativa para o número de inscrições é grande, por isso, o cadastramento será feito pela Fifa, iniciando nesta terça-feira, e também pelo governo federal, no próximo mês. "[Será] um programa único de voluntariado, mas com duas dimensões: uma coordenada pela Fifa para áreas oficiais das competições e um segundo, estruturado pelo Governo Federal, visando atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos nas cidades-sede e fan fests", explicou o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Na esfera governamental, o número de vagas pode chegar a até 100 mil. 

Matérias Relacionadas

Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Geral

Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica

O lançamento acontece nesta quinta-feira (3). Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, da qual a autora, Marili Zanotti, é voluntária
Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica
Ver mais de Geral