transito
Weg

A história da WEG, fundada por Eggon João da Silva

13 Set 2015 - 08h32


Eggon João da Silva, foi um dos fundadores de uma das maiores empresas do mundo, a WEG S/A.

Acompanhe abaixo, a história desta empresa.

 

A empresa foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus como Eletromotores Jaraguá. Tempos depois a empresa passou a usar razão social WEG SA. , cujo nome é a junção das iniciais dos três fundadores.

No ano de 1970 iniciou a sua atuação no mercado internacional ao exportar seus produtos para alguns países da América Latina[11] e em 1971 abriu seu capital na Bovespa.[12]

Em setembro de 1975 alcançou a marca de 1 milhão de motores fabricados.

Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG começou a ampliar suas atividades a partir da década de 80, com a produção de máquinas elétricas, componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.

Em 1988 foi criada a WEG Exportadora, empresa criada para exportar os produtos da WEG no mercado internacional.

Em setembro de 1991 começou a atuar na América do Norte ao abrir uma filial chamada WEG Electric Corp nos Estados Unidos. Antes de abrir um subsidiária nos Estados Unidos, a WEG já exportava seus produtos para o mercado americano desde 1977.

Em setembro de 1992 começa a atuar na Europa ao adquirir uma empresa na Bélgica para exportar seus produtos por todo o continente europeu. Atualmente a subsidiária belga se chama WEG Benelux.

Em 1994 entrou no mercado asiático após abrir uma subsidiária no Japão , e no ano seguinte passou a atuar também na Alemanha e Austrália.No mês de março de 2009 fechou sua fabrica em Guarulhos e demitiu 370 pessoas, a alegação das demissões foi devido a uma reestruturação na divisão de motores elétricos para eletrodomésticos e também por causa da crise econômica internacional

Em 2011 a WEG entra para o mercado de Aerogeradores.

Em 9 de junho de 2015 ocorreu um incêndio na fabrica da empresa na cidade de Jaraguá do Sul, apesar do problema ninguém ficou ferido e a produção da unidade fabril continuou normalmente pouco tempo depois.

 

Unidades industriais


A WEG possui, no Brasil, quatorze parques fabris] e a sua sede e principais unidades industriais estão na cidade de Jaraguá do SulSanta Catarina. Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (BlumenauGuaramirimItajaí e Joaçaba), São Paulo (São PauloSão Bernardo do Campo e Monte Alto), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares). No exterior, a WEG possui unidades fabris na ArgentinaMéxicoEstados UnidosÁustriaPortugalÁfrica do SulChinaAlemanha e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos Estados Unidos, VenezuelaColômbia,ChileReino UnidoBélgicaFrançaEspanhaItáliaSuéciaAustráliaJapãoCingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

No exterior, a WEG possui parques fabris em nove países: três na Argentina, um na Alemanha, um na Áustria, dois na África do Sul, dois no México, um nos EUA, um em Portugal, dois na China e um na Índia, inaugurada em Fevereiro de 2011, além de 22 filiais e representantes em mais de 100 países .

Tem suas ações negociadas no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo sob o código WEGE3 e é a única indústria do setor de bens de capital a atender o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa.

 

Expansão


Em abril de 2006 adquiriu 30% da empresa fabricante de transformadores mexicana Voltran.

Em março de 2007 comprou 48,6% da companhia gaucha de transformadores elétricos Trafo por 49,4 milhões de reais[28] e em janeiro de 2010 adquiriu o restante das ações e passou a deter 100% da empresa

Em agosto de 2007 comprou a fabricante catarinense de Aerogeradores e Turbinas eólicas HISA e com isso criou a WEG HiSA que passa a ser a divisão do grupo de equipamentos de energia eólica.

Em 2010 a WEG adquiriu o controle acionário do ZEST Group na África do Sule aumentou sua participação acionária para 60% na fabricante mexicana de transformadores Voltran.

Também em 2010 adquiriu a Instrutech Ltda., fabricante de sensores eletrônicos para automação industrial, comercial e de proteção humana[34] e entrou no negócio de Critical Power com a aquisição da EQUISUL.

Em 2011 adquiriu a fabricante de tintas em pó argentina Pulverlux, a fabricante austríaca de redutores WATT DRIVE, e em novembro de 2011 a WEG comprou uma fábrica da GE nos EUA.

No ano de 2012 expandiu as suas linhas de tintas com a aquisição da Stardur e Tintas Paumar.

Em agosto de 2013 adquiriu na África do Sul a Hawker Siddeley Electric Africa (Pty) Ltd.

No mês de fevereiro de 2014 comprou 100% da fabricantes de motores e motoredutores alemã Württembergishe] e em abril de 2014 fez duas aquisições na China, a primeira foi a compra da Changzhou Sinya Electromotor que atua na fabricação de motores e componentes para máquinas de lavar roupa e secadoras de roupas, já a segunda aquisição foi a compra da Changzhou Machine Master que produz produz transmissões e componentes mecânicos para eletrodomésticos.

Em setembro de 2014 a WEG comprou a Efacec Energy Service no estado do Pernambuco.

Em dezembro de 2014 adquiriu 100% da fabricante de equipamentos de motores elétricos alemã Katt] essa foi a segunda aquisição da WEG na Alemanha no ano de 2014 e expandirá a divisão de fabricação de maquinas de alta rotação da empresa.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral