GNet
Weg

A história da WEG, fundada por Eggon João da Silva

13 Set 2015 - 08h32
A história da WEG, fundada por Eggon João da Silva -


Eggon João da Silva, foi um dos fundadores de uma das maiores empresas do mundo, a WEG S/A.

Acompanhe abaixo, a história desta empresa.

 

A empresa foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus como Eletromotores Jaraguá. Tempos depois a empresa passou a usar razão social WEG SA. , cujo nome é a junção das iniciais dos três fundadores.

No ano de 1970 iniciou a sua atuação no mercado internacional ao exportar seus produtos para alguns países da América Latina[11] e em 1971 abriu seu capital na Bovespa.[12]

Em setembro de 1975 alcançou a marca de 1 milhão de motores fabricados.

Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG começou a ampliar suas atividades a partir da década de 80, com a produção de máquinas elétricas, componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.

Em 1988 foi criada a WEG Exportadora, empresa criada para exportar os produtos da WEG no mercado internacional.

Em setembro de 1991 começou a atuar na América do Norte ao abrir uma filial chamada WEG Electric Corp nos Estados Unidos. Antes de abrir um subsidiária nos Estados Unidos, a WEG já exportava seus produtos para o mercado americano desde 1977.

Em setembro de 1992 começa a atuar na Europa ao adquirir uma empresa na Bélgica para exportar seus produtos por todo o continente europeu. Atualmente a subsidiária belga se chama WEG Benelux.

Em 1994 entrou no mercado asiático após abrir uma subsidiária no Japão , e no ano seguinte passou a atuar também na Alemanha e Austrália.No mês de março de 2009 fechou sua fabrica em Guarulhos e demitiu 370 pessoas, a alegação das demissões foi devido a uma reestruturação na divisão de motores elétricos para eletrodomésticos e também por causa da crise econômica internacional

Em 2011 a WEG entra para o mercado de Aerogeradores.

Em 9 de junho de 2015 ocorreu um incêndio na fabrica da empresa na cidade de Jaraguá do Sul, apesar do problema ninguém ficou ferido e a produção da unidade fabril continuou normalmente pouco tempo depois.

 

Unidades industriais


A WEG possui, no Brasil, quatorze parques fabris] e a sua sede e principais unidades industriais estão na cidade de Jaraguá do SulSanta Catarina. Suas demais fábricas estão espalhadas por Rio Grande do Sul (Gravataí), Santa Catarina (BlumenauGuaramirimItajaí e Joaçaba), São Paulo (São PauloSão Bernardo do Campo e Monte Alto), Amazonas (Manaus), Espírito Santo (Linhares). No exterior, a WEG possui unidades fabris na ArgentinaMéxicoEstados UnidosÁustriaPortugalÁfrica do SulChinaAlemanha e Índia, além de instalações de distribuição e comercialização nos Estados Unidos, VenezuelaColômbia,ChileReino UnidoBélgicaFrançaEspanhaItáliaSuéciaAustráliaJapãoCingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.

No exterior, a WEG possui parques fabris em nove países: três na Argentina, um na Alemanha, um na Áustria, dois na África do Sul, dois no México, um nos EUA, um em Portugal, dois na China e um na Índia, inaugurada em Fevereiro de 2011, além de 22 filiais e representantes em mais de 100 países .

Tem suas ações negociadas no pregão da Bolsa de Valores de São Paulo sob o código WEGE3 e é a única indústria do setor de bens de capital a atender o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa.

 

Expansão


Em abril de 2006 adquiriu 30% da empresa fabricante de transformadores mexicana Voltran.

Em março de 2007 comprou 48,6% da companhia gaucha de transformadores elétricos Trafo por 49,4 milhões de reais[28] e em janeiro de 2010 adquiriu o restante das ações e passou a deter 100% da empresa

Em agosto de 2007 comprou a fabricante catarinense de Aerogeradores e Turbinas eólicas HISA e com isso criou a WEG HiSA que passa a ser a divisão do grupo de equipamentos de energia eólica.

Em 2010 a WEG adquiriu o controle acionário do ZEST Group na África do Sule aumentou sua participação acionária para 60% na fabricante mexicana de transformadores Voltran.

Também em 2010 adquiriu a Instrutech Ltda., fabricante de sensores eletrônicos para automação industrial, comercial e de proteção humana[34] e entrou no negócio de Critical Power com a aquisição da EQUISUL.

Em 2011 adquiriu a fabricante de tintas em pó argentina Pulverlux, a fabricante austríaca de redutores WATT DRIVE, e em novembro de 2011 a WEG comprou uma fábrica da GE nos EUA.

No ano de 2012 expandiu as suas linhas de tintas com a aquisição da Stardur e Tintas Paumar.

Em agosto de 2013 adquiriu na África do Sul a Hawker Siddeley Electric Africa (Pty) Ltd.

No mês de fevereiro de 2014 comprou 100% da fabricantes de motores e motoredutores alemã Württembergishe] e em abril de 2014 fez duas aquisições na China, a primeira foi a compra da Changzhou Sinya Electromotor que atua na fabricação de motores e componentes para máquinas de lavar roupa e secadoras de roupas, já a segunda aquisição foi a compra da Changzhou Machine Master que produz produz transmissões e componentes mecânicos para eletrodomésticos.

Em setembro de 2014 a WEG comprou a Efacec Energy Service no estado do Pernambuco.

Em dezembro de 2014 adquiriu 100% da fabricante de equipamentos de motores elétricos alemã Katt] essa foi a segunda aquisição da WEG na Alemanha no ano de 2014 e expandirá a divisão de fabricação de maquinas de alta rotação da empresa.

 
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho auxiliará mulheres de modo discreto e sigiloso
Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica
Saúde

Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8

Lembrando que a Central de Vacinas Covid-19 não atenderá mais aos domingos
Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8
Geral

Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá

Animais estavam dentro de um 'Saco Verde', junto com material reciclável
Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá
Educação

Jaraguá define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino

As escolas seguirão todos os protocolos se segurança contra a covid-19, nos casos em que seja necessário a presença das famílias para as matrículas e rematrículas.
Jaraguá define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino
Ver mais de Geral