Camara guaramirim
Pesquisa

1/3 dos brasileiros culpa mulheres por estupro, diz Datafolha

21 Set 2016 - 11h07
Um em cada três brasileiros acredita que, nos casos de estupro, a culpa é da mulher, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada nesta quarta-feira (21).

Segundo o levantamento, entre os homens o pensamento ainda é mais comum: 42% deles dizem que a violência sexual acontece porque a mulher não se dá ao respeito ou usa roupas provocativas. A culpabilização da vítima também acontece entre as mulheres, que são as que mais sofrem com o crime: 32% concordam com a afirmação.

O levantamento foi realizado pelo instituto Datafolha, que entrevistou, entre os dias 1º e 5 de agosto, 3.625 pessoas de 217 cidades espalhadas por todo o Brasil. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa apontou que 65% dos brasileiros temem sofrer algum tipo de violência sexual. O temor é muito maior entre as mulheres e é sentido por 85% delas. O medo de ser estuprada também varia conforme a região do Brasil. No Nordeste, por exemplo, o índice de mulheres que receiam ser vítimas do crime chega a 90%. No Sul do país, é de 78%.

O estudo também fez um levantamento com base na idade dos entrevistados. Neste recorte, os brasileiros com 60 anos ou mais aparecem como os que mais tendem a culpar as vítimas. Enquanto 44% dos idosos alegam que mulher com roupa curta não pode reclamar de estupro, a quantidade de pessoas entre 16 e 34 anos que concordam com o pensamento é de 23%.

O nível educacional é outro fator que, de acordo com a pesquisa, influencia em um posicionamento sobre o assunto. Quase metade (47%) dos brasileiros que cursaram apenas o ensino fundamental colocam as vítimas como responsáveis pela violência sexual. Entre os entrevistados com ensino superior, o número não chega a 20%.

Para a maioria da população, as leis nacionais protegem os estupradores, ainda segundo o estudo. A atuação das polícias também é questionada por grande parte dos brasileiros: 51% afirmaram não acreditar que a Polícia Militar (PM) esteja preparada para atender mulheres vítimas de violência sexual e 42% pensam o mesmo da Polícia Civil.

 

As informações são do

Site G1

Matérias Relacionadas

Geral

Representante da Sociedade Aliança repete o sucesso de 2024 e tem a Rainha da 36ª Schützenfest

Escolha aconteceu na noite desta sexta-feira, 14
Representante da Sociedade Aliança repete o sucesso de 2024 e tem a Rainha da 36ª Schützenfest
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Defesa Civil interdita imóvel em Jaraguá do Sul após acidente com caminhão

O parecer da Defesa Civil será concluído na próxima semana
Defesa Civil interdita imóvel em Jaraguá do Sul após acidente com caminhão
Geral

Festa do Seminário Sagrado Coração de Jesus ocorre no dia 23 de novembro, em Corupá

Atividades iniciam às 10h, com a celebração de uma Santa Missa solene, reunindo fiéis e visitantes para um momento de espiritualidade
Festa do Seminário Sagrado Coração de Jesus ocorre no dia 23 de novembro, em Corupá
Ver mais de Geral