Geral

Schützenfest: quase 9 toneladas de lixo reciclável têm destino correto

A informação é do gerente de resíduos sólidos do Samae, Giovani Mello

20 Nov 2019 - 06h00Por Da Redação
Schützenfest: quase 9 toneladas de lixo reciclável têm destino correto - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützenfest, que terminou no domingo (17), apostou numa edição ecológica e o resultado apresentado foi a coleta de 8,8 toneladas de lixo reciclável nos 11 dias do evento.

A informação é do gerente de resíduos sólidos do Samae, Giovani Mello. Todo este material, que inclui em sua maioria copos, plástico, papelão e latas foi encaminhado para as 11 cooperativas credenciadas de acordo com o cronograma de cargas. “Nos anos anteriores, todo este material seguia para transbordo, em Nereu Ramos, e tinha como destino final o aterro sanitário de Mafra, onerando os cofres públicos”, comemora.

As coletas exclusivas por parte da Ambiental, empresa responsável pelo recolhimento de material reciclável e de orgânico na cidade, ocorreram aos domingos pela manhã, de forma a agregar todo o material produzido no fim de semana.

Um fator determinante para o sucesso da iniciativa inédita, segundo Mello, foi o treinamento sobre descarte correto com a Celeta, empresa de Pomerode contratada para execução do serviço de limpeza e brigada do Parque Municipal de Eventos, local da festa. “A conscientização dos funcionários foi determinante para o sucesso da iniciativa”, pondera.

Coleta seletiva, copos biodegradáveis e instalação de dispensadores de líquido apropriados foram ações inovadoras para a conquista do título de Schützenfest ecologicamente correta. A ideia deu certo e já se estudam maneiras de melhorar ainda mais o processo para a 32ª edição.

“Dias antes do início da festa houve uma palestra envolvendo todos os servidores. Na ocasião, foi abordada a importância da coleta seletiva e o impacto que isso ocasionaria para o meio ambiente e para as cooperativas que receberiam o material”, pondera o diretor de Logística da CCO, Harysson Andrey Passig.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Esportes

Rayssa Leal dispensa festa na chegada ao Brasil

Skatista de 13 anos fez história conquistando prata na Olimpíada
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana
Esportes

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

Atleta é a mais jovem na história a conquistar uma medalha para o país
Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020
Esportes

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio
Ver mais de Geral