Geral

Samae vai terceirizar drenagem pluvial e parar de fabricar tubos em Jaraguá

De acordo com o presidente da Autarquia, Ademir Izidoro, inicialmente será feita apenas a manutenção da drenagem até a tubulação de 80 cm de diâmetro. A rede acima de 1 metro de diâmetro ainda será de responsabilidade da Secretaria de Obras.

28 Jan 2020 - 12h25Por Sérgio Luiz
Samae vai terceirizar drenagem pluvial e parar de fabricar tubos em Jaraguá - Crédito: Sérgio Luiz Crédito: Sérgio Luiz

A partir de fevereiro de 2020, o Samae de Jaraguá do Sul será responsável pela gestão do sistema de drenagem pluvial da cidade (estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas). A situação é tão complexa que não há qualquer levantamento sobre a rede instalada, nem se sabe ao certo o diâmetro da tubulação existente em cada rua. Somente o projeto para adequação do sistema, planejando a drenagem pluvial da cidade para 20 anos, deve custar em torno de R$ 1 milhão. Algumas medidas já foram tomadas como um levantamento sobre a fábrica de tubos. De posse dos dados, o Samae calcula que é mais barato terceirizar todo o serviço e até comprar os tubos necessários.    

 

 

De acordo com o presidente da Autarquia, Ademir Izidoro, inicialmente será feita apenas a manutenção da drenagem até a tubulação de 80 cm de diâmetro. A rede acima de 1 metro de diâmetro ainda será de responsabilidade da Secretaria de Obras. “Essa área vai ser 80% terceirizada, após um período o Samae vai licitar e comprar tudo, não vai mais fabricar tubos”, garante Izidoro. “Não é uma tarefa fácil e a população precisa entender que vai demorar”, disse.   

 

 

Na fábrica de tubos, que atualmente funciona junto a Secretaria de Obras, trabalham 13 servidores, sendo um operador de máquinas leves e 12 agentes operacionais. Essa estrutura possivelmente será utilizada para a fabricação da tubulação de diâmetros acima de 1 metro e galerias. Além da manutenção da rede que continuará, por um período, de responsabilidade do setor de obras. 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Esportes

Rayssa Leal dispensa festa na chegada ao Brasil

Skatista de 13 anos fez história conquistando prata na Olimpíada
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana
Esportes

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

Atleta é a mais jovem na história a conquistar uma medalha para o país
Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020
Esportes

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio
Ver mais de Geral