Esporte

Putin condecora medalhistas russos, que recebem BMW de presente

25 Ago 2016 - 15h50
"Apesar das duras provas pelas quais passaram, mostraram uma grande mestria, uma grande capacidade de luta e confirmaram o sólido lugar da Rússia no mundo dos esportes", disse Putin durante a cerimônia oficial.

Putin, um grande amador do judô, entregou a Ordem de Honra aos campeões olímpicos em ginástica artística, luta greco-romana (Roman Vlasov já foi ouro em Londres), esgrima (Yana Egorian foi ouro em individual e por equipes) e nado sincronizado.

A Ordem à Amizade foi outorgada a outros campeões olímpicos em judô, ginástica, esgrima (sabre), luta livre e nado sincronizada.

"Às vésperas da competição, foi excluído um terço dos membros da equipe. Eles foram privados de participar daquelas disciplinas nas quais a Rússia é tradicionalmente favorita. Contudo, não se renderam, lutaram e ganharam", acrescentou.

Os medalhistas de prata e bronze receberam das mãos do ministro de Esportes, Vitaly Mutko, a Ordem ao Mérito de primeira e segunda categoria, respectivamente.

Seguidamente, Putin fez um brinde com champanhe no Palácio do Kremlin ao lado dos medalhistas, que lhe trouxeram uma tocha olímpica.

Além disso, os medalhistas receberam dinheiro e um carro como presente: um BMW X6.

Os BMWs, que estavam esperando seus novos donos na mesma Praça Vermelha junto aos muros do Kremlin, substituem os Audi e Mercedes, os modelos que receberam em anteriores ocasiões os medalhistas russos (Londres 2012 e Sochi 2014).

Devido à exclusão devido ao doping de suas respectivas federações das equipes de atletismo e halterofilismo, além de quase todos os remadores, só 286 esportistas russos viajaram para o Rio.

Mutko destacou a vitória da equipe feminina de handebol, os quatro ouros em esgrima, as vitórias em luta, judô, ginástica e nado sincronizado, e o fato de as medalhas terem seido conseguidas em 18 disciplinas esportivas.

Alguns esportistas russos, em particular os nadadores e, com especial atenção, Yulia Efimova, foram vaiados durante os primeiros dias dos Jogos Olímpicos, mas as críticas foram cessando conforme a competição avançava.

A maior decepção foram as equipes de vôlei, já que o feminino caiu nas quartas de final e a masculino, campeão olímpico em Londres, foi apenas quarto colocado.

 

Matérias Relacionadas

Esportes

Arena Jaraguá recebe a Copa Regional Sul de Taekwondo

O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo, seleciona os primeiros colocados nas categorias Juvenil , sub 21 e adulto para o Grand Slam, uma seletiva para formação da Seleção Brasileira
Arena Jaraguá recebe a Copa Regional Sul de Taekwondo
Esportes

Decreto autoriza acesso de público a competições esportivas em Santa Catarina

A liberação está atrelada ao cumprimento dos protocolos e regramentos sanitários específicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Decreto autoriza acesso de público a competições esportivas em Santa Catarina
Esportes

Atleta olímpica Simone Ponte Ferraz recebe moção de aplauso na Câmara de Jaraguá

A atleta garantiu a vaga na disputa olímpica ao ganhar a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano em maio de 2021 na cidade de Guayaquil, no Equador
Atleta olímpica Simone Ponte Ferraz recebe moção de aplauso na Câmara de Jaraguá
Segurança

Segue bloqueio na BR 280, em Guaramirim

Veja os pontos de bloqueio no estado.
Segue bloqueio na BR 280, em Guaramirim
Ver mais de Geral