dengue 2
Geral

Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá

Localidade sofria com falta de água em temporada de chuvas constantes. Investimento foi de R$ 4 milhões. Bairro Boa Vista também será beneficiado com mesmo modelo

24 Fev 2020 - 13h31Por Da Redação

Com a presença de autoridades, convidados e moradores do Bairro Rio Molha, a Prefeitura de Jaraguá do Sul entregou no último domingo (23), o novo sistema de abastecimento de água que beneficiará, além do Rio Molha, a população da Barra do Rio Molha e parte da Vila Nova. O ato ocorreu no local onde está instalado um reservatório de 500 mil litros de água, que fica entre a Estação de Recalque de Água Tratada do Parque Municipal de Eventos e o reservatório do Sistema Independente, localizado na Rua Pedro Chiodini.

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, disse que a inauguração do novo sistema representa um marco importante no saneamento básico do município, uma vez que a região atendida pelo sistema independente do Molha era uma das que mais sofria com a falta de água. “O serviço aqui sempre foi difícil, pois captávamos água do ribeirão e fazíamos o tratamento aqui mesmo. Só que nos períodos de chuva éramos obrigados a desligar o sistema, devido à turbidez da água, deixando a população sem água ou tendo que abastecer os reservatórios com caminhão pipa”, lembrou Ademir Izidoro, acrescentando que nas estiagens o problema era a falta de água.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio Molha, Ronise Darem, disse que a comunidade está muito feliz com os investimentos que a Prefeitura fez naquela região. As palavras da líder comunitária foram reforçadas pelo vereador e ex-presidente da associação, Marcelindo Grunner, dizendo que o Molha esperava pela solução da falta de água há quase 40 anos. A chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Wolff, enfatizou que a obra  é um exemplo para o setor público, por causa da qualidade, desde o início até o acabamento e a preocupação com a comunidade, se referindo ainda ao enrocamento feito no Ribeirão Molha e ao paisagismo no entorno do reservatório.

Ademir Izidoro enfatizou que a próxima obra a ser entregue pelo PAS será o novo sistema de abastecimento de água do Boa Vista, cujas condições de funcionamento são as mesmas do sistema independente do Rio Molha e onde a população enfrenta os mesmos problemas. A entrega e início de operação da ERAT Boa Vista estão previstas para o mês de março.

Novo sistema

A obra foi feita por meio do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), com investimento de R$ 4 milhões. O novo Sistema de Abastecimento de Água do Bairro Rio Molha é composto por 3.636 metros de redes, sendo boa parte em PEAD, dois reservatórios de 100 mil litros cada, localizados no Parque Municipal de Eventos, o reservatório denominado Intermediário – construído em aço vitrificado –, que tem capacidade para armazenar 500 mil litros de água, além de 500 mil litros do Sistema Independente – localizado na Rua Pedro Chiodini –, que está sendo desativado e cujo reservatório servirá para abastecer a chamada parte alta do Rio Molha.

Para a implantação da rede de água, houve a necessidade de abertura de valas nas ruas Pedro Chiodini, Adolfo Antônio Emmendoerfer, Adolf Puttjer e Walter Marquardt, que foram recuperadas pelo Samae. No caso da Adolfo Antônio Emmendoerfer, o Samae recuperou toda a pista de descida, desde a Pedro Chiodini até o cruzamento com a Adolf Puttjer e a Frederico Curt Alberto Vasel. Além disso, foi feito o enrocamento das duas margens do Ribeirão Molha, nas imediações do reservatório intermediário e a pavimentação do acesso à RI-069.

Nesta obra, o Samae utilizou tubulação de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com menos conexões em relação aos outros materiais, diminuindo os riscos de vazamentos nestes pontos. Outra vantagem é a capacidade desta tubulação suportar alta pressão. Também fazem parte desta obra, a melhoria na entrada de energia elétrica do Parque Municipal de Eventos, as instalações com as bombas na Estação de Recalque de Água Tratada e aqui no Reservatório Intermediário.
 

Matérias Relacionadas

Geral

APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 

Evento acontecerá no Centro Esportivo Murillo Barreto de Azevedo e receberá 49 paratletas
APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos

Serão disputadas ao todo 10 modalidades. O acendimento da pira olímpica ficou por conta do mesa-tenista Bernardo Consatti Zantta
Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos
Ver mais de Geral