Geral

Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá

Localidade sofria com falta de água em temporada de chuvas constantes. Investimento foi de R$ 4 milhões. Bairro Boa Vista também será beneficiado com mesmo modelo

24 Fev 2020 - 13h31Por Da Redação
Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá -

Com a presença de autoridades, convidados e moradores do Bairro Rio Molha, a Prefeitura de Jaraguá do Sul entregou no último domingo (23), o novo sistema de abastecimento de água que beneficiará, além do Rio Molha, a população da Barra do Rio Molha e parte da Vila Nova. O ato ocorreu no local onde está instalado um reservatório de 500 mil litros de água, que fica entre a Estação de Recalque de Água Tratada do Parque Municipal de Eventos e o reservatório do Sistema Independente, localizado na Rua Pedro Chiodini.

O presidente do Samae, Ademir Izidoro, disse que a inauguração do novo sistema representa um marco importante no saneamento básico do município, uma vez que a região atendida pelo sistema independente do Molha era uma das que mais sofria com a falta de água. “O serviço aqui sempre foi difícil, pois captávamos água do ribeirão e fazíamos o tratamento aqui mesmo. Só que nos períodos de chuva éramos obrigados a desligar o sistema, devido à turbidez da água, deixando a população sem água ou tendo que abastecer os reservatórios com caminhão pipa”, lembrou Ademir Izidoro, acrescentando que nas estiagens o problema era a falta de água.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio Molha, Ronise Darem, disse que a comunidade está muito feliz com os investimentos que a Prefeitura fez naquela região. As palavras da líder comunitária foram reforçadas pelo vereador e ex-presidente da associação, Marcelindo Grunner, dizendo que o Molha esperava pela solução da falta de água há quase 40 anos. A chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuela Wolff, enfatizou que a obra  é um exemplo para o setor público, por causa da qualidade, desde o início até o acabamento e a preocupação com a comunidade, se referindo ainda ao enrocamento feito no Ribeirão Molha e ao paisagismo no entorno do reservatório.

Ademir Izidoro enfatizou que a próxima obra a ser entregue pelo PAS será o novo sistema de abastecimento de água do Boa Vista, cujas condições de funcionamento são as mesmas do sistema independente do Rio Molha e onde a população enfrenta os mesmos problemas. A entrega e início de operação da ERAT Boa Vista estão previstas para o mês de março.

Novo sistema

A obra foi feita por meio do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), com investimento de R$ 4 milhões. O novo Sistema de Abastecimento de Água do Bairro Rio Molha é composto por 3.636 metros de redes, sendo boa parte em PEAD, dois reservatórios de 100 mil litros cada, localizados no Parque Municipal de Eventos, o reservatório denominado Intermediário – construído em aço vitrificado –, que tem capacidade para armazenar 500 mil litros de água, além de 500 mil litros do Sistema Independente – localizado na Rua Pedro Chiodini –, que está sendo desativado e cujo reservatório servirá para abastecer a chamada parte alta do Rio Molha.

Para a implantação da rede de água, houve a necessidade de abertura de valas nas ruas Pedro Chiodini, Adolfo Antônio Emmendoerfer, Adolf Puttjer e Walter Marquardt, que foram recuperadas pelo Samae. No caso da Adolfo Antônio Emmendoerfer, o Samae recuperou toda a pista de descida, desde a Pedro Chiodini até o cruzamento com a Adolf Puttjer e a Frederico Curt Alberto Vasel. Além disso, foi feito o enrocamento das duas margens do Ribeirão Molha, nas imediações do reservatório intermediário e a pavimentação do acesso à RI-069.

Nesta obra, o Samae utilizou tubulação de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com menos conexões em relação aos outros materiais, diminuindo os riscos de vazamentos nestes pontos. Outra vantagem é a capacidade desta tubulação suportar alta pressão. Também fazem parte desta obra, a melhoria na entrada de energia elétrica do Parque Municipal de Eventos, as instalações com as bombas na Estação de Recalque de Água Tratada e aqui no Reservatório Intermediário.
 

Matérias Relacionadas

Geral

Regina Duarte deixa cargo na secretaria especial de Cultura

A saída dela foi informada pelo presidente Jair Bolsonaro, em publicação nas redes sociais.
Regina Duarte deixa cargo na secretaria especial de Cultura
Geral

Incêndio no Pico Jaraguá está controlado

Helicóptero Águia da Polícia Militar ajudou no combate ao fogo
Geral

Seminário Coração de Jesus em Corupá reabre as portas no domingo

Seminário Coração de Jesus em Corupá reabre as portas no domingo
Esportes

Mundial de Atletismo Paralímpico é adiado para 2022

Decisão é tomada após Jogos Paralímpicos de Tóquio serem postergados
Mundial de Atletismo Paralímpico é adiado para 2022
Ver mais de Geral