Caraguá
F-1

F-1 reúne pilotos e chefe de prova e lava roupa suja antes do GP Brasil

10 Nov 2016 - 14h31
Max Verstappen e Sebastian Vettel falaram do incidente na conversa que contou até mesmo a participação de Charlie Whiting, o diretor de corridas, para falar especialmente sobre o assunto. O momento virou uma espécie de lavagem de roupa suja.

"Eu, obviamente, não concordo com a decisão. Eu tenho uma sanção, mas tem que ser para todos então. Talvez devêssemos dar a sanção logo que o cara saia da pista e aí troquem o cara", comentou Verstappen em relação a sua punição relâmpago no México que o tirou do pódio.

O GP terminou com a vitória de Hamilton, seguido por Nico Rosberg e Daniel Ricciardo.

Charlie Whiting comentou sobre o assunto, explicando o motivo da punição a Max Verstappen. "A diferença principal é que no caso de Lewis (Hamilton) ele não foi beneficiado como no caso de Max. Podemos mostrar vídeos para provar. O caso de Max e Sebastian, se Verstappen tivesse feito o mesmo na reta entre a 3 e a 4, teria perdido a posição e os comissários de prova sentiram que ele teve vantagem no momento e não a devolveu. Essa é a razão principal", contou o chefe de prova sobre o caso.

 

Hamilton chegou a opinar sobre o caso se mostrando solidário ao piloto da Red Bull. "Eu estou de acordo com Max. É preciso trabalhar junto com Charlie para que seja mais fácil as tomadas de decisões".

No México, Vettel vinha tentando a ultrapassagem quando Verstappen perdeu a freada, saiu da pista e não deu de voltar a posição ao alemão. Por isso, o piloto da Red Bull foi punido com a soma de cinco segundos em seu tempo final. A sanção o fez cair de terceiro para quinto (acabou em quarto após a punição a Vettel).

"É ridículo", disse Verstappen. "Especialmente depois de, na curva 1, na primeira volta, os dois primeiros saírem da pista e não ter problema. Por que me punir no final da corrida? É muito injusto. Nós merecíamos ser terceiros", chegou a dizer o holandês em protesto logo depois da corrida.

Vettel também reclama de punição

Sobre Vettel, a reclamação do holandês foi em relação à defesa de posição quando o alemão lutava com Ricciardo - e também pelas reclamações do piloto, que fez sinal de negativo quando os dois terminaram a prova.

"Eu não estou de acordo. Eu movi para defender minha posição, o suficiente para Ricciardo ter espaço", ressaltou Vettel.

Clima tranquilo após esclarecimentos

Apesar da "tensão" que envolveu o momento em que o chefe de provas entrou na sala de coletiva e os pilotos tiveram a oportunidade de relembrar as polêmicas do GP do México, o clima na sala de imprensa de Interlagos acabou leve. Depois da conversa com os jornalistas, os pilotos presentes na sala - Massa, Vettel, Ricciardo, Verstappen, Hamilton e Rosberg - fizeram uma selfie.

Até mesmo Ricciardo, que ficou em terceiro, reclamou pela demora da domada de decisão. "Não queremos que a decisão seja tomada tanto tempo depois da corrida. Uma vez que esteja na zona de freada, você coloca o carro no limite, é o único momento que não podemos ter o controle. Se está na reta e o outro se move, o meu carro também pode mover, mas na freada, uma vez que isso aconteça, não é possível que eu me mova também".

Matérias Relacionadas

Esportes

Arena Jaraguá recebe a Copa Regional Sul de Taekwondo

O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo, seleciona os primeiros colocados nas categorias Juvenil , sub 21 e adulto para o Grand Slam, uma seletiva para formação da Seleção Brasileira
Arena Jaraguá recebe a Copa Regional Sul de Taekwondo
Esportes

Decreto autoriza acesso de público a competições esportivas em Santa Catarina

A liberação está atrelada ao cumprimento dos protocolos e regramentos sanitários específicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Decreto autoriza acesso de público a competições esportivas em Santa Catarina
Esportes

Atleta olímpica Simone Ponte Ferraz recebe moção de aplauso na Câmara de Jaraguá

A atleta garantiu a vaga na disputa olímpica ao ganhar a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano em maio de 2021 na cidade de Guayaquil, no Equador
Atleta olímpica Simone Ponte Ferraz recebe moção de aplauso na Câmara de Jaraguá
Segurança

Segue bloqueio na BR 280, em Guaramirim

Veja os pontos de bloqueio no estado.
Segue bloqueio na BR 280, em Guaramirim
Ver mais de Geral