Geral

Distribuição do Saco Verde será ampliada em 2020

05 Dez 2019 - 16h59Por Da Redação
Distribuição do Saco Verde será ampliada em 2020 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de jaraguá do Sul assinou com a empresa Qualiplax contrato para o fornecimento de 2,4 milhões de sacos verdes durante o ano de 2020. A empresa foi a vencedora da licitação aberta pelo Samae e que previa a contratação de empresa especializada na fabricação do Saco Verde, que integra o Programa de Resíduos Sólidos do Município.

Conforme o contrato, os sacos serão fornecidos ao longo dos 12 meses de 2020, sendo que cada unidade ficou com valor fixado em R$ 0,44, o que representa uma economia significativa em relação à última licitação, quando o valor unitário foi de aproximadamente R$ 0,70, conseguida por meio da entrega de um volume maior do produto e por ajustes nas especificações técnicas do material, garantindo a resistência e qualidade do mesmo.

Segundo o presidente do Samae, Ademir Izidoro, em 2020 haverá um incremento de 20% no número de sacos distribuídos, subindo das atuais 160 mil unidades para 200 mil unidades mensais no ano que vem. O objetivo é fortalecer ainda mais o Programa Saco Verde e atender a expectativa de que mais domicílios passem a praticar a coleta seletiva em 2020. “Atualmente, calculamos que mais de 60% da população de Jaraguá do Sul já faz a separação dos resíduos e a nossa intenção é chegar a 80% ou mais no ano que vem”, acrescenta.

Em 2019, o Programa de Resíduos Sólidos do Samae constatou que houve uma coleta mensal média de 620 toneladas de recicláveis em Jaraguá do Sul, o que representa 26% do total de resíduos produzidos pela população. Atualmente, seis equipes trabalham na coleta seletiva, cujo material é encaminhado para as 11 cooperativas credenciadas separarem e comercializarem, tornando-se fonte de renda para mais de 100 famílias de recicladores. 


Calendário de distribuição 

O Samae definiu junto à empresa de limpeza urbana Ambiental, as datas de distribuição do saco verde, em 2020. O novo calendário não apresenta modificações significativas em relação ao que foi cumprido em 2019. Serão distribuídos kits com cinco sacos verdes uma vez por mês, para incentivar os munícipes a praticarem a separação dos resíduos.

O calendário de distribuição do saco verde em 2020 será impresso e entregue junto com as faturas de saneamento dos primeiros meses do ano. Além de informar sobre as datas de entrega dos kits, o calendário é completo, com as principais datas comemorativas e informações do calendário lunar. No verso, estão as orientações sobre o uso do saco verde e o cronograma com os dias, locais e horários da coleta seletiva em Jaraguá do Sul.


Matérias Relacionadas

Geral

Eleitor deve ficar atento aos prazos para regularizar situação junto a Justiça Eleitora

Para o eleitor que perdeu o prazo para fazer a biometria na cidade, a situação também poderá ser regularizada até o dia 6 de maio
Eleitor deve ficar atento aos prazos para regularizar situação junto a Justiça Eleitora
Geral

ANTT atualiza tabela dos valores do piso mínimo do frete

Resolução está publicada no Diário Oficial da União
ANTT atualiza tabela dos valores do piso mínimo do frete
Geral

Mudanças são necessárias, mas tem consequências

Pensando nisso fomos às ruas de Jaraguá, ouvir histórias de pessoas que tomaram decisões que mudaram suas vidas
Mudanças são necessárias, mas tem consequências
Geral

Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos

O download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos
Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos
Ver mais de Geral