Geral

CBF divulga confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2013

01 Fev 2013 - 13h23

O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2013. Contando com novo regulamento e 80 clubes nesta etapa, o torneio começa no dia 3 de abril. A final está marcada para 20 e 27 de novembro. A nova Copa BR será disputada o ano todo e contará com sete fases, com todas no formato mata-mata, com jogos de ida e volta. Apenas nas duas fases iniciais há a possibilidade de haver somente uma partida, caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença.


Os clubes brasileiros que disputam a Libertadores - casos de Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras - estão classificadas automaticamente para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com exceção do São Paulo, que disputará a Sul-Americana, já que foi campeão da competição no ano passado. No lugar do time paulista, entrará o Vasco, o melhor time colocado do Brasileirão 2012 depois dos já classificados.

A tabela completa, com todos os clubes definidos, bem como as datas, os horários, os locais e a ordem dos confrontos serão divulgadas pela CBF, na próxima segunda-feira.

Muitos paulistas

Ao todo, 12 clubes paulistas participarão da Copa do Brasil. Por ter de defender o título da Sul-Americana, o São Paulo está fora. Já Corinthians e Palmeiras, que disputam a Libertadores, só jogarão a partir das oitavas-de-final. Os demais classificados são Santos, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Bragantino, São Caetano, Santo André, Grêmio Barueri, São Bernardo e Noroeste
Santos, Guarani e Ponte terão de viajar até o Nordeste para seus primeiros jogos pela competição. O Peixe enfrentará o Flamengo-PI. Já a dupla campineira, curiosamente, enfrentará clubes do Sergipe. A Macaca encara o Itabaiana, enquanto o Bugre pega o Confiança. Ambos disputam a Copa do Nordeste.

Ainda faltam definir outros três clubes. O ASA enfrentará o terceiro representante do Rio Grande do Norte; o Avaí pegará o quarta representante do Rio de Janeiro; enquanto o Figueirense jogará contra um representante do Acre ou do Espírito Santos.

Definição pelo ranking


Pelo que mostra a tabela da Copa do Brasil, o sorteio foi dirigido, a partir do ranking da CBF. Os 10 melhores tiveram o privilégio e serão cabeças: Botafogo, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Santos, Bahia, Vitória e Goiás.


Dos favoritos, quem tem a estreia mais difícil é o Flamengo, que começa a Copa do Brasil enfrentando o Remo. De resto, todos os cabeças de chave pegam times de pouca tradição na competição. O Inter enfrenta o Rio Branco-AC, o Botafogo pega o Sobradinho-DF, o Santos encara o Flamengo-PI, enquanto o Cruzeiro tem pela frente o CSA-AL. Vale lembrar que, nas duas primeiras fases, segue o critério de que vitória por dois ou mais gols fora de casa elimina a volta.

Em seguida, houve mais dois escalonamentos. Os times que aparecem entre o 18.º e o 27.º lugares no ranking da CBF só podem pegar os cabeças de chave na terceira fase. São eles o Ceará (que caiu na chave do Flamengo), o Avaí (do Inter), Sport (Goiás), Paraná (Vitória), Ponte Preta (Coritiba), Figueirense (Botafogo), Atlético-GO (Cruzeiro), Portuguesa (Atlético-PR), Náutico (Santos) e Guarani (Bahia).

Um terceiro grupo, dos 20 ranqueados subsequentes, caiu em chaves nas quais podem enfrentar os cabeças de chave ou os times do segundo grupo já na segunda fase. Eles também têm o privilégio de fazer o segundo jogo fora de casa na primeira etapa. Estão nesta lista, por exemplo, o Fortaleza, o Paysandu, o São Caetano, o Criciúma e o Bragantino.

Por enquanto, apenas Criciúma e Joinville têm seu adversário definido. A equipe do Sul enfrentará o Noroeste, de São Paulo, enquanto o Tricolor do Norte pega o Aracruz (ES). Avaí e Figueirense apenas conhecem a região dos clubes que podem enfrentar. As datas, horários e locais dos confrontos ainda não foram definidos.

Matérias Relacionadas

Esportes

Basquete Jaraguá perde na estreia do quadrangular final do Estadual sub-19

Para conquistar o título, o basquete Jaraguá/UniSociec/Secel/Juventus precisa vencer as joinvilenses
Basquete Jaraguá perde na estreia do quadrangular final do Estadual sub-19
Geral

Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais deste ano já estão disponíveis

Para que seja validado, deverá ser efetuado o pagamento da taxa cadastral na rede de atendimento do Banco do Brasil
Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais deste ano já estão disponíveis
Jaraguá do Sul

Natação masculina é campeã de etapa estadual da Olesc

As competições da modalidade, com Márcio de Freitas e Marco Veiga no comando dos atletas, ocorreram em Palhoça
Natação masculina é campeã de etapa estadual da Olesc
Esportes

Piloto de Jaraguá do Sul participa de competição 24 Horas de Barcelona

Ele será o único brasileiro a participar
Piloto de Jaraguá do Sul participa de competição 24 Horas de Barcelona
Ver mais de Geral