transito
Geral

CBF divulga confrontos da 1ª fase da Copa do Brasil 2013

01 Fev 2013 - 13h23

O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2013. Contando com novo regulamento e 80 clubes nesta etapa, o torneio começa no dia 3 de abril. A final está marcada para 20 e 27 de novembro. A nova Copa BR será disputada o ano todo e contará com sete fases, com todas no formato mata-mata, com jogos de ida e volta. Apenas nas duas fases iniciais há a possibilidade de haver somente uma partida, caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença.


Os clubes brasileiros que disputam a Libertadores - casos de Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras - estão classificadas automaticamente para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com exceção do São Paulo, que disputará a Sul-Americana, já que foi campeão da competição no ano passado. No lugar do time paulista, entrará o Vasco, o melhor time colocado do Brasileirão 2012 depois dos já classificados.

A tabela completa, com todos os clubes definidos, bem como as datas, os horários, os locais e a ordem dos confrontos serão divulgadas pela CBF, na próxima segunda-feira.

Muitos paulistas

Ao todo, 12 clubes paulistas participarão da Copa do Brasil. Por ter de defender o título da Sul-Americana, o São Paulo está fora. Já Corinthians e Palmeiras, que disputam a Libertadores, só jogarão a partir das oitavas-de-final. Os demais classificados são Santos, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Bragantino, São Caetano, Santo André, Grêmio Barueri, São Bernardo e Noroeste
Santos, Guarani e Ponte terão de viajar até o Nordeste para seus primeiros jogos pela competição. O Peixe enfrentará o Flamengo-PI. Já a dupla campineira, curiosamente, enfrentará clubes do Sergipe. A Macaca encara o Itabaiana, enquanto o Bugre pega o Confiança. Ambos disputam a Copa do Nordeste.

Ainda faltam definir outros três clubes. O ASA enfrentará o terceiro representante do Rio Grande do Norte; o Avaí pegará o quarta representante do Rio de Janeiro; enquanto o Figueirense jogará contra um representante do Acre ou do Espírito Santos.

Definição pelo ranking


Pelo que mostra a tabela da Copa do Brasil, o sorteio foi dirigido, a partir do ranking da CBF. Os 10 melhores tiveram o privilégio e serão cabeças: Botafogo, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Santos, Bahia, Vitória e Goiás.


Dos favoritos, quem tem a estreia mais difícil é o Flamengo, que começa a Copa do Brasil enfrentando o Remo. De resto, todos os cabeças de chave pegam times de pouca tradição na competição. O Inter enfrenta o Rio Branco-AC, o Botafogo pega o Sobradinho-DF, o Santos encara o Flamengo-PI, enquanto o Cruzeiro tem pela frente o CSA-AL. Vale lembrar que, nas duas primeiras fases, segue o critério de que vitória por dois ou mais gols fora de casa elimina a volta.

Em seguida, houve mais dois escalonamentos. Os times que aparecem entre o 18.º e o 27.º lugares no ranking da CBF só podem pegar os cabeças de chave na terceira fase. São eles o Ceará (que caiu na chave do Flamengo), o Avaí (do Inter), Sport (Goiás), Paraná (Vitória), Ponte Preta (Coritiba), Figueirense (Botafogo), Atlético-GO (Cruzeiro), Portuguesa (Atlético-PR), Náutico (Santos) e Guarani (Bahia).

Um terceiro grupo, dos 20 ranqueados subsequentes, caiu em chaves nas quais podem enfrentar os cabeças de chave ou os times do segundo grupo já na segunda fase. Eles também têm o privilégio de fazer o segundo jogo fora de casa na primeira etapa. Estão nesta lista, por exemplo, o Fortaleza, o Paysandu, o São Caetano, o Criciúma e o Bragantino.

Por enquanto, apenas Criciúma e Joinville têm seu adversário definido. A equipe do Sul enfrentará o Noroeste, de São Paulo, enquanto o Tricolor do Norte pega o Aracruz (ES). Avaí e Figueirense apenas conhecem a região dos clubes que podem enfrentar. As datas, horários e locais dos confrontos ainda não foram definidos.

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá nos Jasc: Município faz história e conquista pontuação histórica

A posição é a mesma que 2024: sexto lugar, mas o desempenho superou a edição passada
Jaraguá nos Jasc: Município faz história e conquista pontuação histórica
Geral

Idoso morre durante festa de Bodas de Ouro em Jaraguá do Sul

Heinz foi sócio e tesoureiro da Sociedade Atiradores Ribeirão Grande da Luz
Idoso morre durante festa de Bodas de Ouro em Jaraguá do Sul
Esportes

Jaraguá do Sul conquista primeira medalha nos Jogos Abertos de Santa Catarina

Modalidade do Tiro é a que mais rendeu tíluos ao Município
Jaraguá do Sul conquista primeira medalha nos Jogos Abertos de Santa Catarina
Geral

Homem de 36 anos morre infartado em São João do Itaperiú

Família levou paciente até a sede dos bombeiros para receber atendimento
Homem de 36 anos morre infartado em São João do Itaperiú
Ver mais de Geral