dengue
Geral

Atleta de voleibol retorna aos treinos na Seleção Brasileira

15 Ago 2012 - 19h25

De passagem por Jaraguá do Sul desde segunda-feira (13), o meio de campo Rodrigo Leitzke (16), da equipe de voleibol, retorna amanhã (16) para Saquarema, no Rio de Janeiro, onde treina na equipe infanto da Seleção Brasileira. Nos dias em que esteve na cidade, Leitzke reviu os colegas da equipe Marisol/Sesi/FME e se dedicou ao preparo físico, orientado pelo técnico Luiz Carlos da Silva (Kadylac), na SER Marisol. O atleta também retornou à escola em que frequenta o primeiro ano do ensino médio, na EEB Valdete Piazera, afastado por 43 dias, para colocar trabalhos e provas em dia.


O meio de rede apresentou-se no início de julho, no Ginásio Arizão, no Rio de Janeiro, ao técnico Percy Oncken, onde permanece por uma temporada. Dos 25 convocados, um processo seletivo apontará os 12 representantes da seleção para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que ocorre em Santiago, no Chile, de 7 a 11 de novembro. De acordo com Kadylac, a seleção conta com três centrais e apenas dois devem permanecer na equipe. "É este período de treinamento que servirá de avaliação. Tudo depende da resposta de atuação de Rodrigo e da sua capacidade de adaptação ao que o técnico da seleção precisa", pondera.

O período no Rio de Janeiro proporcionou algumas experiências ao jogador, que realizou, de 22 de julho a 11 de agosto, amistosos na Grécia, Sérvia e Itália. "Foi um aprendizado importante, com competidores de nível técnico muito elevado", avalia. A maior dificuldade, segundo o atleta, foi a adaptação ao fuso horário, com diferença de cinco horas; e a temperatura, que na Grécia, chegou a 41 graus.

Natural de Indaial e na equipe de Jaraguá do Sul há dois anos, o atleta tem em desvantagem o fato de ter menor idade que a maioria dos concorrentes mas, a seu favor, o fato de ser o mais alto na sua posição de jogo. Na verdade, o atleta vem sendo preparado pelo técnico jaraguaense para a convocação. Com um biotipo adequado, mais de dois metros de altura, 83 aquilos e quase 2,10 metros de envergadura, o jogador, que treinava até pouco tempo como oposto e ponteiro, passou a atuar na posição central. "O dirigentes da seleção têm certa dificuldade de encontrar jogadores centrais com as características de Rodrigo, por isso foi, desde o início do ano, readaptado para esta nova função", explica Kadylac. O treinador também segue para Saquarema no dia 30, quando participa, até o dia 2 de setembro, de encontro de treinadores e formadores de atletas. Na oportunidade, deverá inteirar-se da situação de Rodrigo na seleção.


Maratona - Para fazer parte dos 25 convocados, o atleta tem passado por uma maratona de seletivas. Uma das 10 que ocorreram em todo o Brasil, envolvendo aproximadamente 300 atletas, aconteceu em março, em Itajaí, quando foram chamados 20 jogadores do Paraná e Santa Catarina. Na ocasião, quatro jogadores da Fundação Municipal de Esportes (FME) fizeram os testes, mas apenas Rodrigo passou pela peneira da comissão técnica. Na época, Kadylac também acompanhou a seletiva como convidado pela Confederação Brasileira de Voleibol.

Reconhecimento - Para o coordenador geral da modalidade, Benhur Sperotto, tanto o fato de se ter o jogador convocado para a Seleção Brasileira, quanto a participação de Kadylac nas seletivas, é o reconhecimento do trabalho que se faz com o esporte. "Quando há um trabalho para a massificação da modalidade, tem-se maiores possibilidades de novas revelações", pondera. Sperotto refere-se ao projeto "Evoluir", com 11 anos de existência, que conta com 1,7 mil estudantes distribuídos em 18 escolas públicas. "Este é o resultado da competência dos nossos treinadores e da organização disciplinar que mantemos no projeto", avalia.

Matérias Relacionadas

Geral

APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 

Evento acontecerá no Centro Esportivo Murillo Barreto de Azevedo e receberá 49 paratletas
APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos

Serão disputadas ao todo 10 modalidades. O acendimento da pira olímpica ficou por conta do mesa-tenista Bernardo Consatti Zantta
Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos
Ver mais de Geral