dengue
FOTOS

Evento marca lançamento do livro sobre Angelo Rubini

27 de Jul 2018 - 14h23

[caption id="attachment_394125" align="alignleft" width="384"] Primeiro encontro da família Rubini em Jaraguá do Sul - Foto: Divulgação[/caption]

O evento reuniu mais de 160 familiares descendentes de Angelo Rubini e Maria Satler Rubini, procedentes de diferentes cidades e regiões, em festivo e emocionante encontro.

Foi um momento de abraços efusivos, encontros e reencontros emocionados, recordações saudosas, novos conhecidos e agradáveis surpresas, histórias contadas, recontadas e repetidas num ambiente de alegria, descontraído, afetivo, acolhedor, de festa, num clima caloroso de harmonia e amizade fraterna, reavivando e revivendo belos e gloriosos momentos da história da grande FAMÍLIA RUBINI. Corria por todo o salão um certo “frisson” contagiante de emoção que envolvia a todos ao compartilhar  apresentações de antigos e novos conhecidos, abraços calorosos do Primeiro Encontro,  curiosidade e interesse em conhecer fotos, objetos e documentos do nonno ANGELO e da FAMÍLIA RUBINI.

Havia uma aura de empolgação, um estremecimento de satisfação envolvendo todo o ambiente, no momento da  fotografia do grupo de netos, dos grupos das famílias dos descendentes, do grande grupo de todos os participantes e na entrega do livro ao representante de cada grupo.

Como o clima afetivo/caloroso que se instalou e predominou nos diferentes momentos do evento, era tão animado, alegre e satisfatório, de “grandes emoções vividas”, deixou a sensação de que foi muito bom, que valeu a pena, despedindo-se todos com o desejo e vontade de fazer acontecer mais vezes o ENCONTRO DA FAMÍLIA RUBINI.

O mérito da promoção desse evento histórico se deve à iniciativa e espírito agregador de Márcio Luís Schiochet, filho de Jurema Rubini Schiochet, neto de Horácio Rubini e bisneto de Angelo Rubini, por ocasião do lançamento do livro de sua autoria “ANGELO RUBINI – MESTRE FERREIRO”, fruto de longo, intenso e dedicado trabalho investigativo e pesquisa de documentos, livros, jornais, registros diversos, fotografias, coleta de depoimentos, relatos verbais e escritos de familiares, resgatando a saga e trajetória histórica da FAMÍLIA RUBINI desde a partida de Malo - Itália (1891) – até seu estabelecimento e consolidação na Barra do Rio Cerro.

Documentos pesquisados revelam que “os RUBINI eram uma dinastia de artesões ferreiros forjadores ativa em Malo por mais de dois séculos.” Angelo tinha 14 anos quando sua família imigrou para o Brasil. Trouxe consigo, além do ofício e arte de Mestre Ferreiro, sua identidade sociocultural (seus costumes, tradições e fé religiosa), aliada à esperança e confiança de um futuro melhor no Novo Mundo, base para a construção de suas características de homem arrojado e empreendedor.

A imagem emblemática do empreendedor pode ser representada pelo grande galpão de suas atividades produtivas na Barra: ferraria (carro chefe do mestre ferreiro), engenho de cana e açúcar, serraria, marcenaria, descascador de arroz, Casa comercial Rubini, além das empresas:  Sociedade Mercantil Rubini Irmãos Ltda,  Sociedade Mercantil Posto Rubini Ltda,  Sociedade Comercial Agro Industrial Retorcida Ltda, Sociedade Comercial Transportes Andorinha Ltda, bem como negociações de compra, venda e permuta de terrenos.

[caption id="attachment_394123" align="alignright" width="480"] Angelo Rubini e Maria Satler Rubini - Foto: Arquivo família Rubini[/caption]

Concomitante ao empreendedor, Angelo Rubini desenvolveu seu papel familiar de filho, de irmão (tinha 2 irmãs), marido (casado com Maria Satler), de pai (teve 11 filhos), avô (39 netos) - mais numerosa descendência de bisnetos, trinetos e tetranetos. Bem como papéis sociais de homem de negócios, homem de visão, homem público, homem religioso e cidadão respeitado. Características estas com as quais se tornou um homem de personalidade marcante, deixando o nome e identidade RUBINI como herança e maior legado aos seus descendentes.

Os familiares, descendentes e participantes desse I° Encontro, hoje com a singularidade de suas histórias familiares e pessoais, possuem  um elo comum e laço afetivo com a história de ANGELO RUBINI, o Mestre Ferreiro, um passado de história que os identifica e une a todos num sentimento comum de pertencer à FAMÍLIA RUBINI.

Os frequentes e insistentes contatos do Márcio com os familiares durante os anos de pesquisa e elaboração do livro, além de despertar o interesse pela história de Angelo Rubini, foi gerando e fazendo brotar um desejo comum, latente, de um encontro de toda a família. Desejo este revelado pela expressiva adesão ao convite de lançamento do livro, em 22/07/2018.

Mesmo em meio às aflições da situação de crise do país, constatou-se como foi benéfico, salutar e reconfortante o estar juntos, compartilhar afeto e emoções, atendendo à uma necessidade e desejo oculto, até então não revelado, de como estávamos precisando desse I° ENCONTRO DA FAMÍLIA RUBINI.!!!  Foi muito bom! Um bálsamo para corações e mentes.

Carlos Rubini Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul

 

Outras Galerias

30 JUN

Confira fotos dos estragos causado pelo vendaval em Jaraguá do Sul

30 JUN

Vento causa estragos em Rio do Sul no Alto Vale

14 OUT

Motorista perde controle da direção e Ford KA cai no rio

26 SET

Mulher fica ferida após colisão na BR 280, em Jaraguá

12 AGO

Visita do Governador Carlos Moisés à região

01 AGO

Ouvintes que vieram retirar a camiseta e conhecer a Rádio Jaraguá

22 NOV

Duas pessoas morrem em acidente na SC 108, em Guaramirim

12 NOV

Conheça as candidatas que disputam a coroa de majestades da 31ª Schützenfest

05 NOV

AMA promove 1º Bazar Beneficente

26 OUT

Dupla é detida com 60 quilos de maconha após perseguição na BR 282