dengue 2
FOTOS

Em tempos de crise consertar virou moda

13 de Ago 2018 - 13h32

A crise econômica do país impõe inúmeras dificuldades para a maioria das pessoas e empresas, mas é nesses momentos que surgem oportunidades de negócios.  A mudança, ainda que temporária, dos hábitos de consumo do mercado durante esse período aquece determinados setores. As pessoas tendem a economizar mais e procuram gastar somente com o que é extremamente necessário. O conserto de roupas, calçados e eletrodomésticos, são serviços que costumam registrar aumento na demanda em períodos de recessão econômica. Mas engana-se quem pensa que só pessoas de menor poder aquisitivo recorrem aos consertos de produtos.

Na Sapataria Farias, uma das mais tradicionais de Jaraguá do Sul, com mais de 28 anos de história, o aumento no movimento é visível. São ao menos 50 atendimentos diários, entre procura e entrega de serviços. De acordo com o proprietário, Márcio Farias, 35 anos, que herdou a empresa do pai e ingressou na atividade aos 12 anos, e hoje trabalham ele e a esposa, a crise ajudou a incrementar o movimento. "Pessoas de todas as classes sociais nos procuram", garante. Houve também um aumento na procura pela compra de calçados usados. "Está maior nesse ano", disse. Farias lamenta a falta de interesse dos mais jovens por essa profissão, que segundo ele, está em extinção. "Os mais jovens não querem sujar as mãos, e para se manter nesse mercado é preciso gostar do que faz, e não apenas querer ganhar dinheiro", afirma. "Começo às 3h e só paro às 18h30, para dar conta do serviço", explica.

Mas se depender da aposentada Diocélia Lima, 62 anos, o serviço de conserto de calçados terá vida longa. Ela costuma consertar seus calçados não só por economia, mas devido ao hábito. "Tenho uma bota com mais de 10 anos, e pretendo ficar com ela por mais cinco anos", brinca. "Prefiro consertar os calçados do que comprar um novo", completa.

     

Outras Galerias

30 JUN

Confira fotos dos estragos causado pelo vendaval em Jaraguá do Sul

30 JUN

Vento causa estragos em Rio do Sul no Alto Vale

14 OUT

Motorista perde controle da direção e Ford KA cai no rio

26 SET

Mulher fica ferida após colisão na BR 280, em Jaraguá

12 AGO

Visita do Governador Carlos Moisés à região

01 AGO

Ouvintes que vieram retirar a camiseta e conhecer a Rádio Jaraguá

22 NOV

Duas pessoas morrem em acidente na SC 108, em Guaramirim

12 NOV

Conheça as candidatas que disputam a coroa de majestades da 31ª Schützenfest

05 NOV

AMA promove 1º Bazar Beneficente

26 OUT

Dupla é detida com 60 quilos de maconha após perseguição na BR 282