FOTOS

Arquivo histórico guarda mais de 11 milhões de documentos

17 de Jul 2018 - 13h38

O acervo do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, de Jaraguá do Sul, contém cerca de 38 mil caixas contendo aproximadamente 11 milhões e 400 mil documentos, além de 300 mil fotos e mais de 20 mil jornais e livros, entre outras centenas de registros. Toda essa documentação ajuda a contar a história da cidade em todo o seu contexto. Por conta disso, várias pessoas recorrem ao arquivo para fazer pesquisas com as mais diversas finalidades. E não se trata apenas de registros de pessoas que tiveram algum destaque na sociedade, mas toda e qualquer informação sobre determinada pessoa ou evento pode ser arquivada.

A responsável pelo Arquivo Histórico, a historiadora Silvia Regina Toassi Kita, explica que são guardados documentos administrativos da prefeitura, legislativo e do fórum, além de registros de famílias tradicionais e entidades da cidade. Porém, ressaltou que toda e qualquer pessoa pode contribuir com o acervo local. "Não podemos pensar que somente pessoas de destaque fazem a história de um lugar, mas é o somatório de todas as histórias que fazem uma sociedade", diz. Quem quiser contribuir enviando documentos antigos ou recentes, manuscritos, fotografias ou livros históricos, podem fazê-lo pessoalmente na sede do arquivo Histórico. Primeiro é feito um levantamento histórico da família ou entidade."É preciso assinar um termo de doação. E se a pessoa precisar de uma cópia podemos digitalizar o documento na hora", explica Silvia Kita.

Dados como o primeiro nascimento ou a primeira morte, ou então, o primeiro casamento registrado em Jaraguá do Sul, é possível encontrar entre os milhares de documentos do Arquivo Histórico.

Outros Serviços

- No arquivo histórico também são fornecidos documentos que comprovam o pagamento de impostos e notas de produtor rural antigas. Também são fornecidas cópias autenticadas de diários oficiais para fins de aposentadoria de servidores estaduais.

- O histórico escolar para retomada dos estudos também é possível encontrar no arquivo histórico.

O Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, fica na rua Walter Marquardt, 1725 no bairro Barra do Rio Molha, CEP 89259-795. O telefone é o (47) 3275-1300.

Outras Galerias

30 JUN

Confira fotos dos estragos causado pelo vendaval em Jaraguá do Sul

30 JUN

Vento causa estragos em Rio do Sul no Alto Vale

14 OUT

Motorista perde controle da direção e Ford KA cai no rio

26 SET

Mulher fica ferida após colisão na BR 280, em Jaraguá

12 AGO

Visita do Governador Carlos Moisés à região

01 AGO

Ouvintes que vieram retirar a camiseta e conhecer a Rádio Jaraguá

22 NOV

Duas pessoas morrem em acidente na SC 108, em Guaramirim

12 NOV

Conheça as candidatas que disputam a coroa de majestades da 31ª Schützenfest

05 NOV

AMA promove 1º Bazar Beneficente

26 OUT

Dupla é detida com 60 quilos de maconha após perseguição na BR 282