dengue
Futsal

Sorocaba é campeão Mundial de Futsal

29 Jun 2016 - 22h45
Não se pode negar a qualidade, a experiência do treinador Fernando Ferreti. O técnico com maior títulos  do futsal nacional, incluindo o de maior campeão da  Liga Nacional, mostrou novamente porque continua sendo um dos melhores do mundo. Deixou o Corinthians a menos de 30 dias para assumir o lugar de Serginho Schiochet( que foi treinar a seleção brasileira). Encontrou um time instável e mal na tabela da Liga. Mas isso não impediu que conquistasse um dos títulos mais importantes de sua carreira. E de quebra, fez com que Falcão ganhasse , talvez no seu ultimo ano de atividade, o único título que faltava em sua brilhante trajetória neste esporte.

Durante o Mundial de Clubes no Catar, estrategicamente Ferreti colocou em quadra um esquema nitidamente defensivo, priorizando não tomar o gol e talvez reconhecendo a superioridade de elenco de times como InterMovistar da Espanha( atual campeão espanhol e varias vezes campeão Mundial) e Barcelona, um dos melhores times do planeta.

Com isso foi passando por todos e não foi um caminho fácil. Na ultima partida da fase de grupos jogou diante do fortíssimo InterMovistar e precisava vencer para ir as semifinais; o empate o eliminava. Para piorar, a derrota eliminaria os espanhóis. No fim 1x0; vaga pára semifinal e eliminação do multi-campeão espanhol.

Na semifinal, simplesmente o barcelona. Um drama. Com 42 chutes ao gol, o Barcelona foi superior o tempo inteiro, mas por duas vezes o Sorocaba com inteligência, chegou a frente do placar. Por ironia, tomou um gol no fim e se não fosse o chute certeiro, há 6 segundos do fim, no ângulo do goleiro espanhol de Simi( que saiu brigado do Corinthians e estava sem clube até recentemente) estaria eliminado.

Veio a prorrogação e o gol não saiu. Nos penaltis a vitória que o levou a decisão. Na decisão simplesmente o encontro com o rival Carlos Barbosa, com quem decidiu o título da Liga nacional na ultima temporada e foi amplamente dominado nos dois confrontos.

E Ferreti evidentemente não iria alterar o esquema exatamente na decisão. Esperou o time gaúcho, que mais técnico e mais ajustado, teve as melhores oportunidades. Mas assim como nas partidas anteriores, o Sorocaba abriu o placar, fez 1x0 após rebote do goleiro Deividi em cobrança de falta de Falcão. Na segunda etapa, o time paulista estava ajustado e a ACBF não conseguia furar o bloqueio imposto pelo Sorocaba.

Isso aconteceu, após Keko fazer a tradicional " falta boba" na área adversária e levar o segundo amarelo e o ser expulso. Momento aproveitado pelo Carlos Barbosa quer empatou. Veio a prorrogação e aí novamente, o plano tático de Ferreti deu certo. Abriu dois gols de vantagem. Levou um susto faltando 20 segundos com um penalti contra. Mas 0 4x3 ficou assim pois restavam poucos segundos para uma reação dos gaúchos que levaria a decisão para os penaltis.

O TÍTULO QUE FALTAVA A FALCÃO

Aos 39 anos, Falcão conquistou o único título que faltava em sua carreira. Nesta quarta-feira, o Magnus/Sorocaba, time do maior jogador brasileiro da modalidade, venceu Carlos Barbosa na final por 4 a 3, na prorrogação, e conquistou o Mundial de Clubes.

Com seu primeiro Mundial de Clubes, Falcão agora soma 52 títulos por clubes, sendo oito Libertadores e nove Ligas Futsal. Pela seleção, o ala foi campeão mundial em 2008 e 2012 e tem a oportunidade do tricampeonato em setembro, na Colômbia.

Falcão voltou a subir no lugar mais alto do pódio ao lado de Fernando Ferretti, técnico que foi seu comandante no Santos e no Jaraguá, e assumiu a equipe do interior paulista há um mês, no lugar de Serginho Schiochet, técnico da seleção brasileira.

O JOGO

om um time mais jovem e mais veloz, o Carlos Barbosa teve a posse de bola e tomou a iniciativa durante todo o jogo. No primeiro tempo, o goleiro Tiago foi o grande nome do time de Sorocaba. Quando o goleiro não salvou, como no chute de Zico, Falcão deu um carrinho para tirar a bola em cima da linha.

Do outro lado, Deividi não teve a mesma felicidade. Em falta cobrada por Falcão, o goleiro soltou a bola e Diego abriu o placar para o time paulista no rebote quando restavam dois minutos para o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o panorama seguiu o mesmo. Carlos Barbosa atacando e forte sistema defensivo do time de Fernando Ferretti conseguindo barrar as investidas do time gaúcho. Tudo mudou, contudo, com a expulsão de Keko, que recebeu o segundo cartão amarelo após falta no goleiro Deividi.

Com um a mais, Carlos Barbosa empatou em chute forte de Canabarro, de fora da área. A partir daí, o time paulista voltou a subir mais ao ataque e quase pulou a frente em chute de Falcão, mas Deividi espalmou.

Na prorrogação, Mithyuê mandou uma bomba de longe após escanteio, a bola desviou e entrou, colocando Sorocaba novamente em vantagem. O empate veio ainda no primeiro tempo. Bruno lançou e Grilo cabeceou, tirando de Tiago.

Simi, assim como na semifinal, apareceu, sofrendo falta, que foi a sexta e deu tiro livre para o time paulista. O pivô bateu colocado e marcou. Em seguida, Marlon errou na saída de bola e Neguinho marcou o quarto gol. Murilo ainda descontou cobrando pênalti, mas não dava tempo de um novo empate, e assim o Magnus/Sorocaba se sagrou campeão mundial.

Texto: Redação Jaraguá AM e ESPN

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ingressos para o 30º Jaraguá em Dança já estão à venda

Evento acontece de 12 a 22 de setembro, na SCAR
Ingressos para o 30º Jaraguá em Dança já estão à venda
Esportes

Jaraguá Futsal estreia na Copa Sul com goleada sobre Campo Mourão

O próximo desafio acontece nesta quarta-feira (11), contra Joaçaba, às 16h
Jaraguá Futsal estreia na Copa Sul com goleada sobre Campo Mourão
Esportes

Jaraguá Futsal inicia jornada na Copa Sul

No grupo A, o Jaraguá Futsal fará sua estreia contra Campo Mourão (PR), às 18h
Jaraguá Futsal inicia jornada na Copa Sul
Esportes

Primeira fase da Liga Nacional de Futsal chega ao fim com mudança na liderança

Emoção não faltou para o amante do futsal na noite de sábado (7). Pelo menos 12 confrontos simultâneos colocaram números finais na primeira fase da LNF 2024, que agora para durante a disputa da Copa do Mundo de Futsal.
Primeira fase da Liga Nacional de Futsal chega ao fim com mudança na liderança
Ver mais de Futsal