dengue 2
Jaraguá Futsal

43 taças em 16 anos; brasileiro faz história com títulos nas 3 maiores potências do futsal

21 Jun 2016 - 15h40

Nesta sexta-feira, começa o Mundial de Clubes de futsal, que será realizado no Catar. O Brasil está representado por dois times: Carlos Barbosa e Magnus/Sorocaba. Contudo, jogadores brasileiros estão espalhados pelos outros times do torneio, sendo que um deles especialmente é um "papa-títulos" por onde passa.


Aos 34 anos, Ari acaba de ser campeão russo com o Dínamo Moscou, time que estará na disputa do Mundial. A conquista foi nada mais nada menos do que a 43ª da carreira do fixo, que começou a jogar profissionalmente em 2000.

Tetracampeão da Liga Futsal, com dois títulos pela Ulbra e dois por Jaraguá, Ari deixou o Brasil primeiramente para atuar no futebol espanhol, onde defendeu o Celta e o Barcelona.

No time catalão, foram 17 conquistas até sua saída recente para a Rússia, onde já levantou mais uma taça e assim se tornou o segundo brasileiro a ser campeão nacional nas três maiores potências do futsal (o primeiro foi Vinicius).

"São três escolas diferentes. No Brasil existe muito o jogo de um contra um, os ataques acabam muito rápido e os times utilizam o goleiro para ajudar no ataque. Na Espanha, todos os times muito organizados principalmente em bolas paradas, acredito que seja o melhor lugar taticamente para jogar. Na Rússia, o físico conta muito, já que jogamos jogos de 25 minutos cada tempo e muitas vezes dois jogos em menos de 24 horas", ressaltou Ari.

Se, dentro de quadra, o brasileiro não revela uma preferência clara, fora ele ressalta que não há nada como morar na Espanha e defender o Barcelona.


"Lá temos a mesma estrutura do futebol de campo...médicos, fisioterapeutas, quadra para treinar, tudo lá é diferente de qualquer clube de futsal. Pode ser que no futebol de campo exista clubes melhores ou iguais, mas, se falarmos de futsal, com certeza não existe nenhum igual", declarou o fixo.


Com a experiência de quem já viveu muito no futsal, ele não tem dúvida ao apontar os favoritos ao título. "Brasil, Espanha, Rússia são as principais favoritas, mas Argentina, Itália e Cazaquistão também virão forte."

O Dínamo Moscou está no grupo A do Mundial de clubes, ao lado de Barcelona, Tisast Daryaei (Irã) e Carlos Barbosa. Já o grupo B, além do Magnus/Sorocaba, conta com Inter/Movistar (Espanha), Benfica (Portugal) e Al Rayyan (Catar).

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá Futsal vence em São Paulo e está nas oitavas de final da Copa do Brasil

Equipe jaraguaense volta a quadra no sábado (20), contra o Pato, às 20h, em Pato Branco (PR), pela quarta rodada da Liga Nacional
Jaraguá Futsal vence em São Paulo e está nas oitavas de final da Copa do Brasil
Esportes

Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil

Com a vitória no jogo de ida, o Jaraguá tem a vantagem do empate no confronto decisivo de logo mais
Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil
Esportes

Jaraguá Futsal goleia o Corinthians no primeiro duelo da Copa do Brasil

Felipe e Leco marcaram no primeiro tempo, enquanto Pedrinho, Eka e Yan ampliaram na etapa final.
Jaraguá Futsal goleia o Corinthians no primeiro duelo da Copa do Brasil
Esportes

Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos

Serão disputadas ao todo 10 modalidades. O acendimento da pira olímpica ficou por conta do mesa-tenista Bernardo Consatti Zantta
Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos
Ver mais de Futsal