Futebol

Tribunal espanhol condena Messi a 21 meses de prisão por fraude fiscal

06 Jul 2016 - 15h06
Na sentença, que foi notificada nesta quarta-feira às partes e que pode ser recorrida perante a Suprema Corte, o juizado também condena à mesma pena de 21 meses de prisão o pai do atleta, Jorge Horacio Messi.

Além disso, o Tribunal impôs ao cinco vezes ganhador da Bola de Ouro - prêmio de melhor jogador do mundo - uma multa de 2 milhões de euros (R$ 7,28 milhões) pela fraude contra a Receita.

A sentença aponta que o jogador de que optou por "ignorância deliberada" na gestão de suas finanças, ou seja, não saber nada sobre a adminstração dos valores que recebe como salários, direitos de imagem e pagamentos de patrocinadores, mas que isso não é "claro e nítido", devido ao uso de empresas interpostas.

O tribunal ainda considerou as três infrações contra a Receita - uma por cada ano fiscal - como de "extrema gravidade", destacando que, apesar de desconhecer alguns atos, se beneficiou deles, direta ou indiretamente.

"Com seu ato de negar as fontes de conhecimento, se está abrindo a possibilidade da ilegalidade na atuação", diz a sentença.

O pai do craque, Jorge Horacio Messi, também foi condenado a 21 anos de prisão, mas a multa é menor, de 1,5 milhão de euros (R$ 5,46 milhões).

No julgamento, o promotor acusou unicamente o pai do jogador, pedindo 18 meses de prisão, enquanto a Advocacia do Estado pediu uma condenação para ambos de 22 meses e 15 dias de prisão.

Matérias Relacionadas

Esportes

Grêmio acerta rescisão de contrato de Tardeli

A partir de agora, o atacante está livre no mercado da bola e espera ofertas para avaliar onde jogará em 2020
Grêmio acerta rescisão de contrato de Tardeli
Futebol

Reinauguração do gramado do João Marcatto será marcada por jogo comemorativo

Há 15 anos o time de Jaraguá conquistava seu primeiro título contra o Brusque, na Série B1.
Reinauguração do gramado do João Marcatto será marcada por jogo comemorativo
Futebol

Fluminense renova contrato com lateral-direito Gilberto até 2022

Atleta atuou em 83 partidas e marcou 8 gols para o Tricolor carioca
Futebol

Jesus promete Flamengo com postura ofensiva contra o Liverpool

Técnico crê que criatividade tática será o diferencial para a vitória
Ver mais de Futebol