Futebol

Secretário-geral diz que CBF vai priorizar as finais dos estaduais

Decisão do Campeonato Paulista está marcada para o mesmo final de semana da estreia do Brasileirão

20 Jul 2020 - 10h00Por Da Redação
Secretário-geral diz que CBF vai priorizar as finais dos estaduais - Crédito: Ilustração Crédito: Ilustração

A estreia da temporada 2020 do Campeonato Brasileiro está marcada para o final de semana dos dias 8 e 9 de agosto. Com o calendário do futebol alterado por conta da pandemia de coronavírus, existe um conflito de datas com a final do Paulistão, agendada para o dia 8.

Mesmo com o encontro de datas para a decisão do estadual e para o início da competição nacional, o secretário-geral da CBF garante que a entidade vai priorizar os torneios regionais nessa situação. Em participação no programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, Walter Feldman falou sobre a ideia para o final de semana de 8 e 9 de agosto.

“Tivemos muito receio de apresentar a data, mas os clubes disseram: 'Olha, tem que ter uma data, gostaríamos de ter um planejamento'. E tem esse conflito entre as finais dos estaduais e o início do Brasileirão. A nossa flexibilidade é mínima, mas para as finais nós encontraremos um caminho de tal forma que a final do campeonato estadual seja prioritária em relação a qualquer jogo do Campeonato Brasileiro”, afirmou Feldman.
Os locais das partidas das rodadas iniciais ainda não foram definidos. Segundo Feldman, a definição dos locais depende da aprovação das autoridades de saúde.

“Nós estamos nessa fase de preparação. Anunciamos a data, o calendário ainda parcial, com as competições mais importantes, agora a tabela. Daqui a pouco a gente anuncia os locais, até porque ainda precisamos a autorização dos órgãos de saúde das cidades e dos estados”, acrescentou.

Na última terça-feira, a CBF confirmou que a Série A do Campeonato Brasileiro vai começar no próximo dia 9 de agosto e vai se encerrar em fevereiro de 2021. Com a alteração do calendário, o Brasileirão terá rodadas nos dias 27 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021.


Libertadores

O calendário apertado também pode complicar os times brasileiros na disputa das competições sul-americanas. Segundo Feldman, as duas partes estão alinhadas para a realização do Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa Sul-Americana.

“(O alinhamento com a Conmebol) é muito grande. Conseguimos construir nesse período uma relação extraordinária entre o presidente Caboclo e a Fifa, uma relação muito direta com o presidente Infantino e com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Desde que estávamos pensando em anunciar a volta dos campeonatos brasileiros, já articulamos tanto com o presidente Alejandro quanto com o secretário-geral José Astigarraga. A Conmebol nos ouviu com muita atenção, dada a importância do Brasil no cenário da América do Sul. E eu diria que está muito acertado para que a gente complete o calendário brasileiro e tenha uma perfeita sintonia com a Libertadores e a Copa Sul-Americana”, completou Feldman.

Matérias Relacionadas

Esportes

Na busca pelo bi olímpico, Brasil reencontra Alemanha em Yokohama

Seleção masculina dá largada nos Jogos de Tóquio no palco do penta
Na busca pelo bi olímpico, Brasil reencontra Alemanha em Yokohama
Esportes

Ex-Palmeiras e Santos, atacante Maikon Leite é o novo reforço do Juventus

Maikon Leite fez parte do grupo tricampeão da Libertadores pelo Santos com Neymar
Ex-Palmeiras e Santos, atacante Maikon Leite é o novo reforço do Juventus
Esportes

Na lanterna do Brasileiro, Grêmio acerta volta de Luiz Felipe Scolari

Ídolo tricolor, técnico deve estrear no clássico Gre-Nal de sábado
 Na lanterna do Brasileiro, Grêmio acerta volta de Luiz Felipe Scolari
Esportes

Brasil vence Peru e está na final da Copa América

Lucas Paquetá volta a ser decisivo e garante triunfo de 1 a 0
Brasil vence Peru e está na final da Copa América
Ver mais de Futebol