Mundial futsal

Mundial futsal: Prá repetir a festa

10 Set 2016 - 15h35
E o brasil vai em busca do oitavo título mundial - o sexto com o torneio sendo organizado pela fifa. Além do troféu, a seleção brasileira pode quebrar outros números impressionantes no torneio. O brasil é o país com maior número de partidas disputadas no torneio: são 56 jogos, com 48 vitórias, 5 empates e apenas três derrotas. A espanha vem logo atrás, com 51 partidas - ou seja, independente dos resultados, não passa o brasil (o máximo que os espanhóis podem chegar é a 58 partidas, caso se classifiquem a uma final ou disputa de terceiro lugar. Os brasileiros, com os três jogos da primeira fase, já chegam a 59).
Quando o assunto é rede balançando, o brasil é o país que mais marcou gols nas edições da copa do mundo da fifa. Em 7 participações, a seleção fez um total de 367 gols, uma média superior a 50 por participação. A espanha vem atrás, tendo balançado as redes em 221 oportunidades.

Em toda a história do mundial a seleção nunca ficou fora do pódio. O desempenho mais baixo foi o terceiro lugar em 2004, quando venceu a argentina na disputa do bronze. Na semifinal, o brasil acabou caindo para a espanha, nos pênaltis. Lembrando que a seleção já conquistou o título da copa do mundo fifa de futsal cinco vezes, sendo a última em 2012.

Frutos individuais

outra curiosidade é que apenas na primeira edição, em 1989, um jogador brasileiro não foi eleito o melhor da competição. Desde então, nos outros seis torneios seguintes, o brasil levou a premiação individual para casa com jorginho, manoel tobias (2x), falcão (2x) e neto.

O camisa 12 do brasil, aliás, deve se tornar o jogador com maior número de jogos disputados em uma copa do mundo. Com 30 partidas, falcão está a apenas um jogo de manoel tobias, que hoje é o atleta que lidera esta lista, entrando em quadra por 31 vezes.

Falcão também pode ultrapassar o próprio manoel tobias na artilharia absoluta da copa do mundo. Com 38 gols, o camisa 12 está a cinco gols de tobias, que balançou as redes em 43 oportunidades.

Novas páginas desse história serão escritas a partir do dia 10 de setembro, quando a oitava edição da copa do mundo fifa de futsal terá bola rolando. A estreia da seleção brasileira será apenas no dia 11, quando encara a ucrânia, a partir das 20h - horário de brasília. Na primeira fase os brasileiros ainda enfrentam a austrália e moçambique.























































 

Grupo do brasil- grupo d


 

1.

Ucrânia

2.

Moçambique

3.

Brasil

4.

Austrália

 

 

































































Copa do mundo

Primeira rodada


10.09. 18:00




Cuba




Egipto


10.09. 20:00


Tailândia


Rússia


10.09. 20:00


Uzbequistão


Panamá


10.09. 22:00


Colombia


Portugal



Jogos do brasil




11.09. 20:00


Ucrânia


Brasil


14.09. 20:00


Austrália


Brasil


17.09. 18:00


Brasil


Moçambique


 

Mais curiosidades

Mundial terá 25 brasileiros defendendo outros países


A falta de uma legislação específica sobre o tema faz com que países importem cada vez mais a “matéria-prima” do futsal. Maior campeão mundial, com sete títulos, e berço da modalidade, o brasil segue absoluto como o maior exportador de profissionais. Somente na copa do mundo deste ano – que começa no próximo sábado, dia 10, na colômbia -, 25 brasileiros estarão atuando por outras seleções. Destes 22 são jogadores e três são técnicos.

Os 25 brasileiros estão espalhados por seis equipes estrangeiras. São elas: azerbaijão, itália, cazaquistão, rússia, ilhas salomão e espanha. Azerbaijão e itália são os recordistas na importação de “brazucas”. Enquanto os italianos contam com sete jogadores nascidos no brasil, a seleção do leste europeu tem seis atletas brasileiros naturalizados, além do técnico miltnho, ex-corinthians, como comandante.

Polícia desdobrará 2 mil agentes para garantir segurança do mundial


A realização do campeonato mundial de futsal mobilizará 2 mil agentes da polícia da colômbia, que contarão com apoio da inteligência da interpol e ameripol, divulgou a corporação nesta quarta-feira, em comunicado. Segundo os órgãos de segurança, cerca de 2 mil turistas viajarão para a colômbia e acompanharão o torneio, que será aberto neste sábado, com quatro jogos, incluindo o duelo entre os anfitriões e portugal.

Melhor da copa em 2012 está fora

O fixo neto foi o grande nome do brasil no último mundial. Além de ter marcado o gol da vitória da seleção sobre a espanha na prorrogação, foi eleito o melhor jogador de toda a copa do mundo. Mas isso não foi suficiente para que o técnico serginho schiochet o convocasse para este mundial na colômbia. Muito aborrecido, neto chegou a se manifestar em seguidas entrevistas sobre sua não convocação.

 

A era fifusa no futsal


Se você tem menos de 30 anos um aviso: não estranhe o que vai ler por aqui, principalmente as siglas e nomes de muitos países. Nesse artigo falaremos das três edições da copa do mundo de futsal, ou melhor, do campeonato mundial de futebol de salão, que aconteceram na chamada ‘era fifusa’.

Sim, houve um tempo em que o futsal não era sequer olhado pela fifa e durante esse período de vácuo quem mandava no esporte era a federação internacional de futebol de salão ou simplesmente fifusa. Sediada em são paulo, a fifusa foi fundada em 1971 numa inciativa conjunta da confederação sul-americana de futebol de salão e da confederação brasileira de desportos.

O primeiro presidente da entidade foi joão havelange, que nunca exerceu de fato a função, pois na mesma época disputava (e depois conquistou) a presidência da fifa. O esporte começou a se desenvolver e crescer na década de 80 sob o comando de januário d’alessio neto, outro dirigente brasileiro com forte ligação com o palmeiras. D’alessio criou competições como o campeonato pan-americano de futebol de salão de 1980, sediado no méxico e vencido pelo brasil.

Após o sucesso desse evento, foi criado ainda na gestão de d’alessio o campeonato mundial de futebol de salão. A primeira edição do mundial aconteceu em 1982, no brasil com 10 seleções, divididas em duas chaves de 5, teve todos os jogos disputados no ginásio do ibirapuera em são paulo. A decisão daquela edição aconteceu no dia 6 de junho de 1982 contra o paraguai, que no período fifusa foi o grande rival brasileiro. O resultado magro de 1×0, gol de jackson garantiu a primeira taça ao brasil. Abrindo caminho para o domínio do esporte e os olhos da fifa para a modalidade.

O segundo mundial aconteceu na espanha em 1985, mas por pouco não saiu do papel, pois a fifa já tentava naquela época assumir o controle da modalidade. Infelizmente para os amantes do esporte a forma escolhida foi à pressão. Primeiro houve ameaça de realização de um torneio mundial com selo oficial da gestora do futebol, em seguida veio a proibição de uso da palavra futebol por outras entidades que não a própria fifa o que levou a fifusa a contrair o nome do esporte para fut-sal (com hífen mesmo).

A resistência foi premiada com o aumento do mundial para 12 seleções. Na decisão o time brasileiro teve seu primeiro encontro com aquela que se tornaria seu grande rival a partir dos anos 2000, a espanha. Mas com gols de douglas, jackson e mauro o time abriu 3×0. A fúria diminuiu no segundo tempo, mas o 3×1 garantiu o bi-campeonato invicto para a seleção brasileira que por pelo menos mais 3 anos dominaria o esporte.

Ainda em 1985 a fifusa elegeu a austrália como sede do mundial seguinte, a ser disputado em 1988.novamente houve pressão da fifa para esvaziar o evento e assim como em 1985 a pressão teve efeito contrário. A primeira fase da competição foi disputada por 16 seleções nacionais divididas em 4 grupos.

a decisão em 30 de outubro viu um replay de um confronto da segunda fase entre brasil e paraguai e uma devolução de placar por 2×1 que acabou com uma invencibilidade brasileira que durava desde 1957. Assim o paraguai se tornou o último campeão mundial fifusa.

Três meses após o fim do mundial fifusa na austrália a fifa realizou seu primeiro mundial de futsal na holanda. Nessa competição o brasil foi representado pelo time de um banco privado porque a cbfs ainda estava filiada a antiga gestora da modalidade. Naquele ano houve 3 reuniões com objetivo de fundir as duas entidades, a primeira em 19 de janeiro, a segunda em 14 de março e a terceira em 5 de setembro.

Em todas essas reuniões a sinalização era positiva em relação à união que faria da fifusa um departamento independente ligado a fifa. A reviravolta aconteceu em 23 de setembro durante o congresso extraordinário da antiga gestora do esporte onde a maior parte das afiliadas rejeitou a fusão. Essa negativa fortaleceu a fifa e após a saída da cbfs várias federações nacionais abandonaram a antiga gestora.

A fifusa acabou sendo dissolvida no começo dos anos 2000 devido a insatisfação de alguns associados remanescentes. Em seu lugar surgiu a panafutsal, confederação pan-americana de futsal – que manteve os atritos com a fifa – e depois a amf, associação mundial de futsal. Tais sucessoras continuaram realizando edições de seu mundial de futebol de salão inicialmente a cada 3 anos e a partir de 2003 a cada 4 anos.

No mundial paralelo da amf/fifusa, que tem regras diferentes do futsal fifa o domínio do esporte pertence à colômbia, que venceu as edições de 2000, 2011 e 2015 e ao paraguai com os títulos de 1988, 2003 e 2007. Portugal, argentina e venezuela completam o quadro de campeões com uma conquista cada. Agora representado pela confederação nacional de futebol de salão o brasil não passa de um coadjuvante no mundo paralelo do futsal.

Para finalizar é devido a essa continuidade do campeonato amf/fifusa que a fifa não permite que o brasil utilize 7 estrelas acima do escudo em sua camisa, considerando portanto, o país apenas pentacampeão mundial de futsal.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Segurança

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo
STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Esportes

Brusque e Marcílio Dias empatam na abertura das quartas de final do Catarinense

A partida foi disputada no estádio das Nações, em Balneário Camboriú
Brusque e Marcílio Dias empatam na abertura das quartas de final do Catarinense
Esportes

Última rodada da primeira fase do Catarinense promete fortes emoções

Todos os jogos serão realizados simultaneamente neste sábado (2/03), às 16h30.
Última rodada da primeira fase do Catarinense promete fortes emoções
Ver mais de Futebol