Futebol

Grêmio e Internacional voltam aos treinos no início desta semana

Gaúchos são os primeiros times da Série A a se reapresentarem

04 Mai 2020 - 07h00Por Agência Brasil
Grêmio vende máscaras estilizadas com escudo do time - Crédito: Lucas Uebel/Grêmio FBPAGrêmio vende máscaras estilizadas com escudo do time - Crédito: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ainda em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19, os principais times do futebol brasileiro sinalizam a volta às atividades. Os gaúchos serão os primeiros a se reapresentarem. Com autorização da Prefeitura de Porto Alegre, a dupla Grêmio e Internacional recomeça os treinos presenciais esta semana: nesta segunda-feira (4), a comissão técnica do Colorado e os funcionários do Tricolor se apresentam; na terça-feira (5) será a vez dos jogadores de ambos os times.

Seis equipes já trabalham com os jogadores, mas virtualmente: Bahia, Botafogo, Bragantino, Coritiba, Flamengo, Fluminense e RB Bragantino. Os clubes já divulgaram exercícios a serem feitos pelos atletas, separadamente, mas já com horários definidos. O Flamengo, inclusive, já está testando funcionários e atletas para covid-19, aguardando apenas a liberação de autoridades de saúde do Rio de Janeiro para voltar a trabalhar no Ninho do Urubu. Segundo o protocolo Jogo Seguro, elaborado pela FERJ e pelos clubes, com diretrizes de biossegurança para a volta às atividades (treino), os atletas só poderiam regressar aos treinos, mesmo com restrições, 72h após a realização dos testes da Covid. E no caso rubro-negro, em que a equipe foi testada no sábado (2), o Ninho só estaria liberado para receber o grupo na terça-feira (5).

A volta ao trabalho combina com o interesse do Ministério da Saúde, que em carta enviada aos clubes e à CBF se manifestou favorável à volta do futebol. O documento ressalta que os jogos, sem a presença de público e com transmissão pela TV, ajudariam a reduzir a presença de pessoas nas ruas, ampliando as taxas de isolamento social. No entanto, a pasta ressalta que caberia a cada Secretaria Estadual de Saúde definir que tipo de atividades esportivas podem ser realizadas em cada federação.

A CBF confirma que a finalização dos Estaduais é importante porque, só após o complemento dessas competições, terá início o Brasileirão. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, reconhece que não cabe à entidade definir datas, mas diz achar importante a volta aos treinos para que os jogadores estejam prontos o quanto antes para quando o futebol for liberado. 

Mas apesar do movimento de retorno, o Campeonato Mineiro não deverá retornar antes do fim de junho. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente da Federação Mineira, Adriano Aro, confirmou essa informação no último sábado (2).

Edição: Aline Leal

Matérias Relacionadas

Esportes

Ex-presidente do Barcelona quer Neymar novamente na Catalunha

Rosell diz que brasileiro é o 2º melhor do mundo, atrás só de Messi
Ex-presidente do Barcelona quer Neymar novamente na Catalunha
Futebol

Sem acordo, Juventus dispensa cinco jogadores

Atletas da base serão aproveitados pelo técnico Jorginho
Sem acordo, Juventus dispensa cinco jogadores
Futebol

Jogadores do Juventus testam negativo para coronavirus

Grupo se apresentou nesta quarta feira no Estádio João Marcatto
Jogadores do Juventus testam negativo para coronavirus
Esportes

Futebol brasileiro pode voltar no final de junho, afirma CBF

Walter Feldman afirma que jogos devem ser com portões fechados
Futebol brasileiro pode voltar no final de junho, afirma CBF
Ver mais de Futebol