dengue
Futebol

A artilharia da Copa do Mundo é de uma mulher: Marta

Ao marcar o único gol da partida entre Brasil e Itália na tarde desta terça-feira (18), a atleta assumiu o posto de maior artilheira da história da Copa do Mundo, entre homens e mulheres

19 Jun 2019 - 15h45Por Camila Silveira Rosa

Não importa se é amador ou profissional. Se é fim de semana ou no meio da semana. Se é com uma bola cheia ou murcha. Se é com ou sem luz. Quando se fala de futebol, essas são coisas que não importam muito quando se quer jogar, assim como não importa com quem se joga – com meninos ou meninas, afinal, o esporte não tem gênero. E quem mostrou mais uma vez esse amor e essa vontade de jogar, foi a camisa 10 da Seleção Brasileira, Marta que fez história no mundial.

Ao marcar o único gol da partida entre Brasil e Itália na tarde desta terça-feira (18), a atleta assumiu o posto de maior artilheira da história da Copa do Mundo, entre homens e mulheres. Isso mesmo, a artilharia da competição é de uma mulher que já balançou as redes em 17 ocasiões, mostrando mais uma vez que podemos fazer o que quisermos, seja ser uma jogadora, uma repórter esportiva ou bandeirinha, por exemplo. Marta ultrapassou o alemão Miroslav Klose na disputa masculina.

A marca da atleta vai além de uma partida de futebol, como comenta a editora de texto da Fox Sports, Carolina Caraciki.

Carolina destaca justamente isso, “para jogar futebol você precisa do quê? Duas pernas certo?” E a Rainha mostrou que é justamente isso ao atingir esse triunfo contra a Itália, Marta dedicou seu feito a todas as mulheres que ainda lutam por uma sociedade mais igual. A jogadora falou que “Quebrar recordes é algo que acontece naturalmente, vem de trabalho. Eu dedico isso a todas as mulheres. A gente representa todas elas e busca fazer o melhor sempre”.  A jornalista salienta que isso servirá de exemplo e apoio para que outras meninas que gostam de jogar futebol.

A Seleção Feminina chegou no mundial sem pressão e sem aquela expectativa como se tem com relação ao masculino, pois o futebol feminino está em ascensão no país e o Brasil vinha de uma série de derrotas para a Copa do Mundo, mas estão surpreendendo comenta a apresentadora e jornalista esportiva do Globo Esporte de Santa Catarina, Alessandra Flores.

Para Alessandra, o nível da Copa do Mundo está muito bom e as meninas, estão indo muito bem. O estilo de jogo entre a Seleção masculina e a feminina é diferente. As meninas não seguram tanto a bola e ambos os times apresentam boa qualidade técnica.

A atleta da Seleção de Futsal 7, Ana Caroline da Cunha Vicente, a Aninha, os jogos estão muito bons. “Estamos evoluindo como equipe, por mais que Marta, Cristiane e Formiga façam a diferença, acredito que pós Copa teremos uma seleção competitiva mesmo sem elas”, destaca.
O Brasil espera agora para saber quem enfrenta nas oitavas de final – França ou Alemanha – e a apresentadora brinca que prefere as alemãs, pois é um “jogo mais fácil”, visto o bom futebol que as francesas estão jogando e na casa do adversário. Para ela, independente do resultado, a Copa do Mundo Feminina é um divisor de águas no Brasil e no mundo.

Todos os gols de Marta na Copa do Mundo (até agora):

- 2003: um contra a Coreia do Sul (3 -0), um contra a Noruega (4-1) e um contra a Suécia (1-2)

- 2007: dois gols contra a Nova Zelândia (5-0), dois contra a China (4 -0), um contra a Austrália nas oitavas (3-2), dois contra os Estados Unidos na semifinal (4-0)

- 2011: dois contra a Noruega (3-0), dois contra os Estados Unidos nas quartas de final (2-2)

- 2015: um gol contra a Coreia do Sul (2 -0)

- 2019: um gol contra a Austrália (2-3) e um gol contra a Itália (1-0)

Artilheiras da Copa do Mundo feminina

- Marta - 17 gols

- Birgit Prinz (ALE) e Abby Wambach (EUA) - 14 gols

- Michelle Akers (EUA) - 12 gols

- Cristiane, Sun Wen (CHI) e Bettina Wiegmann (ALE) - 11 gols

Artilheiros da Copa do Mundo masculina

- Miroslav Klose (ALE) - 16 gols

- Ronaldo - 15 gols

- Gerd Muller (ALE) - 14 gols

- Just Fontaine (FRA) - 13 gols

- Pelé - 12 gols


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Esportes

Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos

Serão disputadas ao todo 10 modalidades. O acendimento da pira olímpica ficou por conta do mesa-tenista Bernardo Consatti Zantta
Abertos oficialmente em Jaraguá do Sul os Jogos Escolares 12 a 14 anos
Segurança

Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália

Nesta semana o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado
Robinho chega ao presídio de Tremembé após ser preso por estupro coletivo na Itália
Ver mais de Futebol