ESPORTE

Zarif vai à medal race do Europeu da Finn e garante vaga olímpica para o Brasil

17 Mai 2019 - 19h51

A vela do Brasil conquistou nesta sexta-feira mais uma vaga na Olimpíada de Tóquio. O País assegurou presença na disputa da classe Finn nos Jogos de 2020 com a classificação de Jorge Zarif para a medal race do Campeonato Europeu, que está sendo realizado em Atenas, na Grécia.

"É importante conquistar a vaga neste momento. Agora, a próxima obrigação é atender aos critérios técnicos da Confederação para ser indicado para os Jogos. Dá um pouco mais de tranquilidade para se preparar para o evento-teste, em agosto, e para o Mundial em dezembro, na Austrália", afirmou Zarif.

O velejador brasileiro se classificou à medal race, marcada para sábado, do Europeu da Finn, em décimo lugar. Nesta sexta-feira, porém, nem foram realizadas regatas, por causa dos ventos fracos em Atenas. Assim, ele chega para a regata decisiva com 103 pontos perdidos, enquanto o britânico Giles Scott é o líder da competição, com apenas 28 pontos perdidos.

Além da classe Finn, a vela brasileira já está classificada na Laser, na 49er FX e na Nacra 17 para os Jogos de Tóquio. Nas demais seis classes do programa olímpico da vela em 2020, o País ainda busca sua vaga.