ESPORTE

Tite prega cautela com Panamá e revela preocupação com setor criativo da seleção

22 Mar 2019 - 18h02

Apesar da fragilidade do Panamá, pior time da Copa do Mundo da Rússia, o técnico Tite prega cautela à seleção brasileira para o amistoso deste sábado, na cidade portuguesa de Porto. O jogo é o primeiro de dois preparatórios que a equipe nacional fará como preparação para a Copa América, em junho, no Brasil.

"Em teoria, somos os favoritos", disse o treinador, antes de ponderar: "Quando se vai para o campo você encontra dificuldades". Ele lembrou da atuação do Panamá na derrota da Bélgica, que veio a ser o algoz da seleção nas quartas de final, na fase de grupos. Os belgas venceram os panamenhos por 3 a 0. "Contra a Bélgica, eram mais de 30 minutos de jogo, e a primeira chance de gol foi do Panamá", afirmou Tite.

Para este primeiro amistoso da série (o segundo será contra a República Checa na terça), o treinador brasileiro quer reforçar o setor criativo da seleção. Na sua avaliação, o time ficou devendo neste aspecto nas vitórias sobre Camarões e Uruguai, ambas por 1 a 0, em novembro do ano passado.

"A minha tensão maior, em relação à última convocação, é a formatação criativa do meio de campo. Procuramos potencializar esses atletas com uma condição criativa maior. Sentimos na última convocação que esse processo criativo poderia maior", declarou, ao defender o quarteto ofensivo que pretende escalar no amistoso deste sábado: Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Richarlison e Roberto Firmino.

"Antes da finalização, tem o processo de criação. E o Richarlison e o Firmino têm números significativos e gols na Premier League. O Gabriel Jesus está voltando. O Everton foi goleador do Grêmio no ano passado. Mas esse é o segundo estágio. Antes tem o processo de formatação da criação", disse, ao minimizar qualquer preocupação com o baixo número de gols da equipe.

Tite afirmou que deve manter na seleção o mesmo posicionamento dos jogadores do meio-campo em seus clubes. "Quando um atleta vem para a seleção brasileira, ele deve exercer a função do clube. Casemiro, Paquetá e Arthur jogam com trio em seus clubes. Então, você passa uma segurança natural ao atleta", revelou o treinador.

Diante das chances dadas ao zagueiro Éder Militão e ao próprio Richarlison nos treinos, Tite admitiu que o processo de renovação na seleção está em curso. "Essa utilizar jogadores mais jovens é uma possibilidade real. Por isso, falamos em curto e médio prazo. Por isso, aproveitamos essa convocação para dar oportunidade e chegar na Copa América com essa mescla. Agora, vai depender da participação com a camisa da seleção brasileira. A camisa amarela tem um peso."

Sem dar maiores detalhes ainda sobre o processo de renovação da equipe, Tite enfatizou o processo de "reconstrução" da equipe. "Repaginar, reestruturar, reinventar, evoluir, adaptar-se a uma realidade diferente. É muito difícil encantar. O processo para a Copa do Mundo foi atípico de rápido sucesso da equipe. Essas descobertas são mais desafiadores. Nós temos que reinventar essa realidade."

Para o duelo deste sábado, às 14 horas (horário de Brasília) no estádio do Dragão, Tite deve escalar a seleção com Ederson; Fagner, Éder Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro, Arthur, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Richarlison; Roberto Firmino.

Logo após a partida, o Brasil segue para Praga, capital da República Checa. Na próxima terça-feira, a seleção enfrentará o time da casa, na Eden Arena, às 16h45.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Ver mais de Esportes