Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos

28 Jul 2021 - 11h31Por Janici Demetrio
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Faltando apenas alguns dias para a estreia do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio, os mais de 50 representantes da Delegação Brasileira deixaram Saitama, umas das oito bases do “Time Brasil”, rumo à Vila Olímpica. As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos. Uma vez classificada, ela segue, no domingo (1), para o Olympic Stadium. A final feminina e o sonho da medalha olímpica ocorrem em 4 de agosto, às 8 horas, horário de Brasília.  Confira a programação completa do atletismo aqui.

Em áudio, Simone disse estar na preparação final para representar o Brasil na modalidade, sendo a primeira jaraguaense da história nos Jogos Olímpicos.

"É uma alegria ter conquistado essa vaga, isso já representa uma vitória dentro de um esporte tão competitivo quanto é o atletismo. Sei que o nível da prova e as minhas concorrentes são fortíssimas, mas estou aqui para dar o meu melhor e fazer a minha melhor marca pessoal, entrando para a história do Brasil. Se tudo der certo e eu for abençoada com uma final olímpica, ficarei muito feliz, mas já estou muito realizada por participar de uma Olimpíada. Conto com a torcida de todos os jaraguaenses”, disse.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, enalteceu a convocação de Simone para o evento. "Estamos na torcida, principalmente para que ela consiga fazer seu melhor tempo. Simone já é vitoriosa por ter conquistado este espaço e disputar a maior competição do mundo, um sonho de todo atleta", pondera.

Simone, que conquistou a classificação olímpica por conta do ranking mundial e é dona da quinta melhor marca da história da prova no país, enfrentará a favorita Beatrice Chepkoech, do Quênia. Dos 10 melhores tempos históricos da prova, cinco são dela. Ela foi campeã mundial em Doha (2019) com 8:57.84, o sexto melhor tempo da história e recorde do campeonato mundial. Foram apenas 13 os tempos abaixo dos 9 minutos na história da modalidade e Beatrice fez seis deles.

Outras quenianas também virão fortes: Hyvin Jepkemoi, prata no Rio (2016), campeã mundial em 2015 e melhor tempo de 2020, com 9:06.14; além de Norah Jeruto, campeã africana em 2016. A principal adversária das quenianas é a americana Emma Coburn. Bronze no Rio (2016), foi campeã mundial em 2017 e prata em 2019 e é octacampeã americana na prova. Ela é a oitava melhor atleta da história na prova, com 9:02.35. A alemã Gesa Felicitas Krause é outra que tem atrapalhado o domínio africano. Bronze nos mundiais de 2015 e de 2019, Krause foi bicampeã europeia da prova em 2016 e 2018 e é a nona da história. Outros nomes fortes são Winfred Mutile, Peruth Chemutai, Mekides Abebe, Genevieve Lalonde, Luiza Gega e Anna Emilie Moeller.

Modalidade nova - Última modalidade feminina a entrar no programa olímpico, a prova com obstáculos feminina teve sua estreia nos Jogos de Pequim (2008), 88 anos depois da estreia masculina. A russa Gulnara Samitova-Galkina foi a primeira campeã olímpica, vencendo na China com 8:58.81, tornando-se a primeira mulher a baixar da marca de 9 minutos. 

Principais resultados de Simone - Os seus principais resultados na carreira vieram nas três últimas temporadas. Conquistou duas medalhas em competições Sul-Americanas: prata em 2021 e bronze em 2019. Além da  prata no Sul-Americano de 2021, que também rendeu a sua melhor marca na carreira (9:45:15), Simone ainda garantiu a medalha de prata no Troféu Brasil e carimbou a sua vaga para os Jogos Olímpicos, o primeiro da carreira.

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Jaraguá Futsal perde para o Umuarama na estreia da Liga Nacional

Partida ocorreu neste sábado (23) no Paraná
Jaraguá Futsal perde para o Umuarama na estreia da Liga Nacional
Esportes

Jaraguá Futsal estreia na Liga Nacional contra o Umuarama

A partida no interior do Paraná marca o retorno de Xande, atual técnico do Sub-20, ao comando do time principal.
Jaraguá Futsal estreia na Liga Nacional contra o Umuarama
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Esportes