Caraguá
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos

28 Jul 2021 - 11h31Por Janici Demetrio
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Faltando apenas alguns dias para a estreia do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio, os mais de 50 representantes da Delegação Brasileira deixaram Saitama, umas das oito bases do “Time Brasil”, rumo à Vila Olímpica. As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos. Uma vez classificada, ela segue, no domingo (1), para o Olympic Stadium. A final feminina e o sonho da medalha olímpica ocorrem em 4 de agosto, às 8 horas, horário de Brasília.  Confira a programação completa do atletismo aqui.

Em áudio, Simone disse estar na preparação final para representar o Brasil na modalidade, sendo a primeira jaraguaense da história nos Jogos Olímpicos.

"É uma alegria ter conquistado essa vaga, isso já representa uma vitória dentro de um esporte tão competitivo quanto é o atletismo. Sei que o nível da prova e as minhas concorrentes são fortíssimas, mas estou aqui para dar o meu melhor e fazer a minha melhor marca pessoal, entrando para a história do Brasil. Se tudo der certo e eu for abençoada com uma final olímpica, ficarei muito feliz, mas já estou muito realizada por participar de uma Olimpíada. Conto com a torcida de todos os jaraguaenses”, disse.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, enalteceu a convocação de Simone para o evento. "Estamos na torcida, principalmente para que ela consiga fazer seu melhor tempo. Simone já é vitoriosa por ter conquistado este espaço e disputar a maior competição do mundo, um sonho de todo atleta", pondera.

Simone, que conquistou a classificação olímpica por conta do ranking mundial e é dona da quinta melhor marca da história da prova no país, enfrentará a favorita Beatrice Chepkoech, do Quênia. Dos 10 melhores tempos históricos da prova, cinco são dela. Ela foi campeã mundial em Doha (2019) com 8:57.84, o sexto melhor tempo da história e recorde do campeonato mundial. Foram apenas 13 os tempos abaixo dos 9 minutos na história da modalidade e Beatrice fez seis deles.

Outras quenianas também virão fortes: Hyvin Jepkemoi, prata no Rio (2016), campeã mundial em 2015 e melhor tempo de 2020, com 9:06.14; além de Norah Jeruto, campeã africana em 2016. A principal adversária das quenianas é a americana Emma Coburn. Bronze no Rio (2016), foi campeã mundial em 2017 e prata em 2019 e é octacampeã americana na prova. Ela é a oitava melhor atleta da história na prova, com 9:02.35. A alemã Gesa Felicitas Krause é outra que tem atrapalhado o domínio africano. Bronze nos mundiais de 2015 e de 2019, Krause foi bicampeã europeia da prova em 2016 e 2018 e é a nona da história. Outros nomes fortes são Winfred Mutile, Peruth Chemutai, Mekides Abebe, Genevieve Lalonde, Luiza Gega e Anna Emilie Moeller.

Modalidade nova - Última modalidade feminina a entrar no programa olímpico, a prova com obstáculos feminina teve sua estreia nos Jogos de Pequim (2008), 88 anos depois da estreia masculina. A russa Gulnara Samitova-Galkina foi a primeira campeã olímpica, vencendo na China com 8:58.81, tornando-se a primeira mulher a baixar da marca de 9 minutos. 

Principais resultados de Simone - Os seus principais resultados na carreira vieram nas três últimas temporadas. Conquistou duas medalhas em competições Sul-Americanas: prata em 2021 e bronze em 2019. Além da  prata no Sul-Americano de 2021, que também rendeu a sua melhor marca na carreira (9:45:15), Simone ainda garantiu a medalha de prata no Troféu Brasil e carimbou a sua vaga para os Jogos Olímpicos, o primeiro da carreira.

Matérias Relacionadas

Esportes

Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei do Mandante

Medida trata dos direitos de transmissão de partidas de futebol
Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei do Mandante
Esportes

Delegação de xadrez de Jaraguá é destaque do Circuito dos Reis

Dos 20 atletas da delegação, 15 conquistaram colocações e medalhas para o município
Delegação de xadrez de Jaraguá é destaque do Circuito dos Reis
Esportes

Com dois de Pedro, Flamengo derrota Grêmio e avança na Copa do Brasil

Nas semifinais o Rubro-Negro enfrenta o Athletico-PR
Com dois de Pedro, Flamengo derrota Grêmio e avança na Copa do Brasil
Esportes

Copa do Brasil: Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Após goleada na ida, Rubro-Negro tem boa vantagem para o confronto
Copa do Brasil: Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal
Ver mais de Esportes