transito
ESPORTE

Principal novidade deste Brasileirão, VAR é protagonista na 1ª rodada do torneio

29 Abr 2019 - 10h41

O árbitro de vídeo (VAR) estreou no Campeonato Brasileiro com bastante trabalho. Na primeira rodada da competição, realizada no último final de semana, o recurso foi utilizado diversas vezes e em várias delas a decisão inicial do árbitro de campo foi modificada após o aviso do árbitro assistente de vídeo ou após a verificação das imagens de um lance.

No jogo de domingo entre Ceará e CSA, por exemplo, ocorreram três consultas ao VAR. Na primeira, o paranaense Adriano Milevski deu pênalti em Leandro Carvalho, do time cearense, mas, após o acionamento do árbitro de vídeo, voltou atrás. Depois o goleiro do CSA derrubou um adversário fora da área. Inicialmente levou cartão amarelo e, depois, cartão vermelho. E o quarto gol na vitória do Ceará por 4 a 0 só foi confirmado após checagem das imagens de TV.

Na derrota do Fluminense para o Goiás por 1 a 0, também no domingo, Dewson de Freitas deu um pênalti para os cariocas após consulta ao VAR e anulou um gol de Everaldo, após revisar o lance pelas imagens e alegar que a bola tocou em Luciano, que estaria impedido.

Já na goleada por 4 a 1 do Athletico-PR sobre o Vasco, outro confronto disputado neste domingo, em Curitiba, o árbitro do duelo chegou a marcar um pênalti em Lodi, da equipe paranaense, e depois reviu sua decisão ao acionar o recurso de vídeo.

No sábado, o VAR já tivera participação importante em duas partidas. Na vitória da Chapecoense sobre o Internacional, por 2 a 0, em Chapecó, o pênalti que resultou no primeiro gol do time da casa só foi assinalado com auxílio do árbitro assistente de vídeo - inicialmente, o juiz principal de campo, Rafael Claus, marcara apenas escanteio no lance.

No jogo em que perdeu do Atlético-MG por 2 a 1, no estádio Independência, em Belo Horizonte, em outro confronto do primeiro dia de disputas deste Brasileirão, o Avaí teve um gol validado (Brizuela não estava impedido, como inicialmente marcado) e outro anulado (mão na bola de Betão, não percebida) pelos árbitros do VAR.

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá recebe o Tubarão pelo Campeonato Catarinense

Os ingressos antecipados seguem à venda até 12h no site do clube ou nos pontos físicos
Jaraguá recebe o Tubarão pelo Campeonato Catarinense
Esportes

Itália - relembre as duas campanhas campeãs do país na Eurocopa

Os italianos são os atuais campeões da competição
Itália - relembre as duas campanhas campeãs do país na Eurocopa
Geral

Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil

No contexto dos jogos online no Brasil, e em particular dos jogos de azar virtuais, esses avanços também motivam que mais jogadores tentem fazer sua aposta certeira no Brasil, sendo que cada vez mais websites integram recursos inovadores
Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil
Esportes

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Pedido foi feito por 15 clubes e pela Federação Gaúcha de Futebol
CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS
Ver mais de Esportes