Esportes

Pista e bolsas atraem nomes importantes do atletismo

Complexo Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo recebe, diariamente, cerca de 150 atletas da escolinha e de rendimento

06 Mar 2019 - 14h30Por PMJS
Pista e bolsas atraem nomes importantes do atletismo - Crédito: Divulgação / Patrick Titz / Secel Crédito: Divulgação / Patrick Titz / Secel

A pista de atletismo do Complexo Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo, definitivamente, proporcionou visibilidade à modalidade. O local recebe, diariamente, cerca de 150 atletas da escolinha* e de rendimento. De acordo com o coordenador Caius Ananda Xavier dos Santos, existem apenas quatro pistas de atletismo no Estado: em Jaraguá do Sul, Blumenau, Caçador e Itajaí.

“É um privilégio ter aqui um espaço que é referência estadual”, diz. A qualidade do local trouxe para a cidade, em 2018, eventos esportivos promovidos pela Federação Catarinense de Atletismo (FCA). Para 2019, são seis os eventos previstos pela FCA para a pista. O trabalho de revitalização do esporte tem como responsável a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a parceria com a Associação Prática de Atletismo (APA).

Na avaliação do coordenador o atletismo tem como premissa o conhecimento corporal e a coordenação motora. “A modalidade tem contribuição direta com o processo da evolução humana, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de outros esportes”, pondera.

O atletismo precisa de uma estrutura relativamente complexa para ser praticado corretamente e, por este motivo, no ambiente escolar, em áreas improvisadas, há dificuldade de aprendizado. “A formação acadêmica também fica prejudicada, uma vez que, pela carência de áreas específicas, a modalidade terá a preferência de poucos profissionais”.

Aos poucos, aspectos como a estrutura do complexo e a Bolsa Técnico, promovida pela Secel, têm atraído nomes importantes para a qualificação da modalidade: Ezequiel Emerson Wagner, Cleberson Jorge Wagner, técnicos e ex-atletas de renome nacional e internacional. Há, também, Abel Curtnov que, a partir deste ano, utiliza o espaço para preparar novos talentos e também para treinar. Abel é referência do atletismo, possui a sétima melhor marca da história da modalidade do país, conquistada em 2018; foi medalhista do Ibero-americano 2016, no Rio de Janeiro; sem contar a participação em três Sul-americano. Conquistou, como treinador, de 2010 a 2014, 24 títulos nacionais.

Em 2018, foi vice-campeão no salto com vara, marcando 5,40 metros no Troféu Brasil, em São Paulo, atrás apenas do medalhista olímpico Thiago Braz. O atleta, que começou a carreira no Sogipa (RS), um dos maiores clubes da modalidade no país e passou pelo Esporte Clube Pinheiros (SP), considera chances reais de pódio no Pan-americano 2019, no Peru.

Abel prepara três desportistas beneficiados pela Bolsa Atleta para o Grande Prêmio Darwin Piñera, no Uruguai, na segunda quinzena de março. Dois dos selecionados são Eliel Abner, do decatlo e Bruna Rigo, do salto com vara. Formada em Educação Física e há seis anos praticante do atletismo, Bruna se especializou no salto com vara há dois anos.

A atual campeã brasileira universitária participará, em abril, do Sul-americano, no Chile. A expectativa é conquistar índice para participar do Troféu Brasil 2019, em São Paulo. Também consta na agenda o Estadual sub 23, com previsão para ocorrer em março, em Jaraguá do Sul, prova em que Bruna pretende bater o recorde, assim como fez em Itajaí, em 2018. Em seu currículo constam pódios nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 2017 e em 2018.

Sobre a pista - A pista de atletismo conta com mais de 4.352 metros quadrados, foi revestida com manta pré-fabricada de borracha e camada de resina de poliuretano e grânulos de borracha na cor vermelha. O material tem aprovação da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A reforma do espaço, entregue há uma década com material considerado de baixa qualidade, iniciou em março de 2014 e foi finalizada no primeiro semestre de 2017.

*A escolinha de atletismo tem inscrições permanentes e gratuitas, com aulas as terças, quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 10 horas e das 14 às 15h30. Mais informações pelo fone 3374-1008.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Juventus encara o Hercílio Luz pelo Catarinense nesta quarta em Jaraguá

Partida, marcada para às 16h, terá transmissão da Rádio Jaraguá
Juventus encara o Hercílio Luz pelo Catarinense nesta quarta em Jaraguá
Esportes

Catarinenses conhecem adversários na Copa do Brasil 2021

A Chapecoense, por ter sido campeã da Série B do Campeonato Brasileiro em 2020, entra direto na terceira fase da disputa nacional
Catarinenses conhecem adversários na Copa do Brasil 2021
Esportes

Joinville tem novo jogo adiado no estadual por surto de covid-19

Partida contra Metropolitano terá data remarcada
Joinville tem novo jogo adiado no estadual por surto de covid-19
Economia

Preços de gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias

Litro da gasolina ficou R$ 0,12 mais caro (4,8%)
Preços de gasolina, diesel e gás aumentam hoje nas refinarias
Ver mais de Esportes