ESPORTE

Papa Francisco diz que doping é 'falta de respeito com si mesmo e com os rivais'

09 Mar 2019 - 11h19

O papa Francisco lamentou que existam esportistas que façam uso de doping para melhora de desempenho. Neste sábado, o pontífice recebeu a visita no Vaticano de uma delegação da União Ciclística Internacional (UCI), representante de uma modalidade que enfrentou escândalos recentes de atletas flagrados com substâncias proibidas.

De acordo com Francisco, o uso de doping é "desonesto, uma falta de respeito com si mesmo e com os adversários". O papa aproveitou para exaltar os ciclistas que são exemplo de "integridade e coerência, por darem o melhor quando competem em cima de uma bicicleta".

"Os atletas têm uma extraordinária oportunidade de transmitir a todos, especialmente aos jovens, os valores positivos da vida e o desejo de empregá-la em metas elevadas e nobres. Isto faz-nos compreender a importância de se viver a serviço do crescimento da atividade desportiva e da realização integral da pessoa", afirmou.

De acordo com Francisco, o ciclismo é um esporte em que são empregadas virtudes como a resistência à fadiga, a coragem, a integridade, o respeito às regras, o altruísmo e o senso de equipe. Nascido em Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do papa argentino, é torcedor declarado do San Lorenzo, clube do qual já foi sócio

"O esporte pode se revelar uma grande ajuda para o crescimento humano de cada pessoa, pois estimula a dar o melhor de si, em vista de um determinado objetivo, e educa à constância, ao sacrifício e à renúncia. A prática de um esporte ensina a não desanimar e a recomeçar com decisão, após uma derrota ou uma lesão. Muitas vezes, o esporte se torna uma oportunidade de expressar, com entusiasmo, a alegria de viver e a satisfação de atingir uma meta", discursou o pontífice.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Simone Ferraz representa o Brasil no Sul-Americano de Atletismo

Esta é a quinta vez que a atleta é convocada para integrar a Seleção Brasileira
Simone Ferraz representa o Brasil no Sul-Americano de Atletismo
Esportes

Chapecoense supera Figueirense e se classifica no Catarinense

Verdão do Oeste enfrenta Marcílio Dias nas semifinais
Chapecoense supera Figueirense e se classifica no Catarinense
Economia

Governo do Estado realiza reuniões para tratar novo auxílio emergencial

O objetivo foi debater como o auxílio será pago, além de outros trâmites administrativos.
Governo do Estado realiza reuniões para tratar novo auxílio emergencial
Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Ver mais de Esportes