samae/schtuzen
ESPORTE

Osaka cai nas quartas em Madri e abre caminho para Halep voltar a ser número 1

09 Mai 2019 - 14h32

O ranking da WTA pode ter uma nova líder na próxima segunda-feira, na atualização que a entidade divulgará depois da disputa das competições nesta semana. Isso porque a japonesa Naomi Osaka, atual número 1 do mundo, caiu nas quartas de final do Torneio de Madri, disputado em quadras de saibro na Espanha, e abriu caminho para a romena Simona Halep voltar à ponta pela primeira vez depois de quase quatro meses.

Em Madri, Osaka só precisava chegar às semifinais para se manter por mais uma semana como a líder do ranking. No entanto, nesta quinta-feira, a japonesa foi eliminada nas quartas de final pela suíça Belinda Bencic, número 18 do mundo, que venceu de virada por 2 sets a 1 - com parciais de 3/6, 6/2 e 7/5, após 2 horas e 11 minutos. A vitória comprova o seu bom retrospecto contra tenistas Top 5 nesta temporada - são cinco vitórias em cinco jogos.

Com o caminho livre após a derrota de Osaka, Halep, que está em terceiro no ranking, precisa ser campeã em Madri para voltar à liderança, que foi perdida para a própria japonesa após o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, em janeiro. Elas fez a sua parte nesta quinta-feira ao derrotar nas quartas de final a australiana Ashleigh Barty com um duplo 7/5, após 1 hora e 31 minutos.

"Para mim, foi uma grande vitória. Foi um grande jogo que atuei muito bem hoje (quinta-feira). Significa muito ter podido ganhar essa partida", disse Halep logo após bater a número 9 do mundo. "Foi muito difícil e cada ponto foi importante. Tentei manter a calma porque às vezes eu forçava a jogada e perdia", completou.

O próximo obstáculo no caminho da romena será justamente Bencic, que leva a melhor no retrospecto no circuito profissional. A suíça venceu os dois últimos confrontos - um neste ano pelas quartas de final em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e outro em 2015 na final de Toronto, no Canadá. Halep conquistou o seu único triunfo na primeira vez que duelaram, em 2014, pela terceira rodada de Wimbledon.

Além de seguir na briga pela liderança do ranking, Halep também garantiu a segunda colocação com a vitória desta quinta-feira. Campeã em Madri em 2018 e atual número 2, a checa Petra Kvitova ainda poderia manter a sua posição se conquistasse o bi e a romena não alcançasse a semifinal.

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá vence em Joinville no primeiro clássico das quartas de final da LNF

Com o resultado, o time jaraguaense tem a vantagem do empate no jogo de volta, marcado para domingo (9), às 16h, na Arena.
Jaraguá vence em Joinville no primeiro clássico das quartas de final da LNF
Esportes

Jaraguá Futsal visita o Joinville no primeiro jogo das quartas de final da Liga Nacional

Jaraguá e JEC já se enfrentaram cinco vezes na atual temporada. Foram duas vitórias para cada lado e um empate até aqui
Jaraguá Futsal visita o Joinville no primeiro jogo das quartas de final da Liga Nacional
Esportes

Jaraguá Futsal é superado fora de casa no fechamento da primeira fase do Estadual

Com o primeiro lugar assegurado antes mesmo do início da rodada, o time jaraguaense ficou com 27 pontos e vai enfrentar o oitavo colocado Blumenau nas quartas de final
Jaraguá Futsal é superado fora de casa no fechamento da primeira fase do Estadual
Esportes

Contra o Pouso Redondo, Jaraguá Futsal fecha campanha na primeira fase do Estadual

Com a liderança assegurada de forma antecipada, o elenco principal será poupado e o time Sub-20 entrará em quadra
Contra o Pouso Redondo, Jaraguá Futsal fecha campanha na primeira fase do Estadual
Ver mais de Esportes