vacina
ESPORTE

'Lima não tinha quase nada há 2 anos', diz chefão olímpico das Américas sobre Pan

22 Abr 2019 - 08h00Por Paulo Favero

O chileno Neven Ilic assumiu a presidência da Panam Sports há dois anos e desde então se debruçou na organização dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, para colocar em prática o projeto que estava parado. Desde então, esteve em vários países no continente para promover a competição que será disputada entre 26 de julho e 11 de agosto.

Em sua visita ao Brasil, a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB), ele conversou com a reportagem Estado e revelou que há dois anos Lima "não tinha quase nada" preparado para o Pan. Confira a entrevista com o dirigente:

Você se tornou presidente da Panam Sports no meio do caminho para os Jogos de Lima. Qual era o tamanho do desafio naquele momento?
Assumi em 25 de abril de 2017 e a primeira coisa que fiz, pois era a maior preocupação de todos, foi ir a Lima para ver o que realmente estava acontecendo. Falavam muita coisa, mas queria ver de perto. A verdade é que não tinha quase nada, apenas um planejamento e uma equipe que estava disposta a trabalhar.

O que você decidiu fazer?
Era preciso decidir se iríamos correr o risco de começar a apenas dois anos dos Jogos. Eu sou da engenharia e o sentimento foi de que era possível fazer o planejamento traçado, se não cometêssemos erros. Deu tudo certo, a Vila dos Atletas está terminada, a maioria dos recintos também, e possuem grande qualidade.

Falta muito a ser feito?
Agora estamos trabalhando nos detalhes mais finos, e também importantes, como o transporte, a alimentação e os cuidados médicos para que tudo funcione bem. Estamos otimistas para finalizar tudo nesses três meses que faltam e fazer uma grande edição dos Jogos pan-americanos.

Como está a questão financeira do Pan?
Isso nunca foi um problema, pois se aprovou por lei em algum momento e não há risco. Existe um teto estabelecido e estamos controlando muito bem a questão dos recursos.

Você acha que o Pan de Lima será um sucesso?
Em muitas modalidades teremos os melhores atletas do mundo. São muitos esportes que classificam para a Olimpíada de Tóquio e obviamente eles vão garantir um grande espetáculo de alto nível esportivo e muita entrega por parte dos atletas.

Quais serão as grandes estrelas do torneio?
Sei que os Estados Unidos vão com a equipe A no hipismo, o Brasil também, Jamaica vai com time completo no atletismo. Os Estados Unidos devem levar cerca de 600 atletas para Lima e acho que será uma disputa muito bonita para o torcedor ver.

Usain Bolt esteve recentemente em Lima e recebeu o convite para voltar. É possível ele estar no Pan como uma atração fora das pistas?
Foi uma casualidade e nós o convidamos. Ele passou por lá por causa da sua patrocinadora, esteve na inauguração do estádio de atletismo, mas sabemos que a agenda dele é bem apertada. Vamos ver agora se ele retorna.

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 serão em Santiago, em seu país. Mais um desafio?
Faz muito tempo que não paro. Acho que será uma organização que poderá fazer muito bem para o país. A ideia tem sido trabalhar bem de perto para ver como podemos ajudar. No Pan participam desde o país de maior poder econômico do mundo até nações bem pequenas. Estou visitando diversos países, inclusive o Brasil, que é um líder e queremos essa relação próxima com todas as nações.

Matérias Relacionadas

Geral

Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil

No contexto dos jogos online no Brasil, e em particular dos jogos de azar virtuais, esses avanços também motivam que mais jogadores tentem fazer sua aposta certeira no Brasil, sendo que cada vez mais websites integram recursos inovadores
Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil
Esportes

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Pedido foi feito por 15 clubes e pela Federação Gaúcha de Futebol
CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Jaraguá Futsal recebe São José pela sétima rodada da Liga Nacional

Com quatro vitórias seguidas na LNF, o Aurinegro figura na quinta colocação do torneio, com 12 pontos
Jaraguá Futsal recebe São José pela sétima rodada da Liga Nacional
Ver mais de Esportes