ESPORTE

Juventus bate Napoli, abre 16 pontos na ponta e fica mais perto do octa na Itália

03 Mar 2019 - 19h53

A Juventus já pode contar os dias para comemorar o inédito oitavo título consecutivo do Campeonato Italiano. Neste domingo, a equipe de Turim enfrentou o vice-líder Napoli no estádio San Paolo, em Nápoles, e mostrou frieza e experiência para ganhar por 2 a 1 e abrir 16 pontos de vantagem na primeira colocação. Mesmo com 12 rodadas pela frente até o final da temporada, somente um desastre do time em campo para tirar o octacampeonato.

O resultado positivo mantém a Juventus como a única invicta entre os cinco principais torneios nacionais da Europa - os outros são Espanhol, Inglês, Alemão e Francês. Em 26 jogos, são 23 vitórias e apenas três empates com o melhor ataque (55 gols) e a melhor defesa (16). Com 72 pontos, vê o Napoli bem distante com 56 e está bem perto de já se garantir na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. Nesta sexta-feira, recebe a Udinese, pela 27.ª rodada.

Ao time de Nápoles resta o consolo de também estar em uma situação tranquila com relação a uma vaga na principal competição de clubes da Europa - tem 12 pontos a mais que a Roma, que ocupa a quinta colocação. Agora volta as atenções à Liga Europa, onde começa nesta quinta-feira a fase de oitavas de final, na Itália, contra o Red Bull Salzburg, da Áustria.

Em campo, o Napoli jogou do jeito que gosta. Teve posse de bola por mais tempo e trocou passes na tentativa de achar um espaço na defesa da Juventus. Mas foi justamente em um passe errado que as coisas começaram a ruir para os napolitanos. Aos 25 minutos, o lateral-direito Malcuit tocou fraco na direção de Meret e o goleiro teve de sair da área para interceptar a bola. No entanto, Cristiano Ronaldo chegou mais rápido e o arqueiro fez a falta e acabou expulso em seguida.

Para piorar a situação do Napoli, na cobrança da falta o meia bósnio Pjanic marcou o primeiro gol da Juventus e fez com que o rival se abrisse todo na tentativa do empate. Ele quase veio na sequência, em um chute do polonês Zielinski na trave esquerda da meta de Szczesny, mas o castigo saiu aos 39 com o gol de cabeça do turco Emre Can, em nova falha da defesa napolitana.

No intervalo, o técnico Carlo Ancelotti colocou o belga Mertens para atacar ainda mais e a sorte parecia mudar de lado com a expulsão de Pjanic logo aos dois minutos. Foi pressão total do Napoli, que pouco foi incomodado por Cristiano Ronaldo, já que o outro atacante do time, o croata Mandzukic, era mais defensor do que qualquer outra coisa em campo.

O gol do Napoli saiu aos 16 minutos com o espanhol Callejón, que aproveitou um cruzamento da esquerda feito por Fabian Ruiz. Com tempo para correr atrás do prejuízo, o time da casa criou jogadas de tudo quanto era jeito e aos 38 conseguiu um pênalti com a ajuda do VAR (árbitro de vídeo, na sigla em inglês), que viu uma mão na bola do lateral-esquerdo brasileiro Alex Sandro. Só que Insigne chutou na trave direita de Szczesny e as esperanças napolitanas foram por água abaixo.

VITÓRIA EM CASA - Em outro jogo deste domingo pelo Campeonato Italiano, Atalanta e Fiorentina voltaram a se enfrentar quatro dias depois de empatarem por 3 a 3, em Florença, pela rodada de ida das semifinais da Copa da Itália. Em Bérgamo, desta vez a equipe da casa se deu melhor e venceu de virada por 3 a 1. Josip Ilicic, Gomez e Robin Gosens marcaram para os mandantes, enquanto que Luis Muriel havia aberto o placar aos visitantes.

O resultado positivo levou a Atalanta aos 41 pontos, agora na oitava colocação. Mas a deixa com a mesma pontuação que a Lazio, em sexto lugar e hoje com vaga na próxima edição da Liga Europa. A Fiorentina, com 36 pontos, caiu para a 10.ª posição na tabela de classificação.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Ver mais de Esportes