ESPORTE

Jovem canadense elimina Cuevas e encara sérvio na final do Rio Open

23 Fev 2019 - 21h54

O jovem canadense Felix Auger-Aliassime fez mais uma vítima neste sábado no Rio Open e garantiu vaga em sua primeira final de um torneio da ATP. O tenista de apenas 18 anos derrotou o experiente uruguaio Pablo Cuevas, de 33 anos, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3 3/6 e 6/3, em 2h05min, no saibro da quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

O rival de Aliassime na decisão deste domingo será o sérvio Laslo Djere, que avançou sem precisar suar para disputar também a sua primeira final de nível ATP. A primeira semifinal do dia não foi realizada porque o esloveno Aljaz Bedene sentiu uma lesão na perna direita e abandonou o torneio, favorecendo a classificação de Djere para a decisão.

Aliassime, que nunca havia alcançado a semifinal de nenhum torneio da ATP, venceu seu segundo adversário de peso na chave carioca. Logo na estreia ele foi o responsável pela eliminação do italiano Fabio Fognini, segundo cabeça de chave da competição. Desta vez, bateu Cuevas, campeão do Rio Open em 2016.

Com o resultado, o canadense se tornou o mais jovem tenista a alcançar uma final de nível ATP 500 desde que surgiu esta categoria de torneio, em 2009. A classificação é mais um feito precoce de Aliassime, o mais jovem da história a entrar e vencer uma partida de nível ATP, quando tinha apenas 14 anos.

Para aumentar seu currículo, já marcado por conquistas precoces, o canadense precisou mostrar habilidade e persistência diante de Cuevas. Em um primeiro set equilibrado, Aliassime aproveitou uma chance em dois break points para faturar a única quebra da parcial.

No segundo set, o canadense começou quebrando o serviço do Cuevas. Parecia que o triunfo seria tranquilo. Mas o uruguaio reagiu prontamente e virou o placar para 4 a 1, mesmo depois de pedir atendimento médico, por conta de dores no pescoço, no intervalo entre os dois primeiros sets.

Confirmado o triunfo na segunda parcial, Cuevas manteve o alto nível no terceiro set. Mas, desta vez, o canadense foi ainda mais preciso do que na primeira parcial. Ele aproveitou a única chance cedida por Cuevas para obter a única quebra no set e encaminhar o triunfo.

Atual 104º do mundo, Aliassime vai enfrentar Djere (90º do mundo) pela primeira vez no circuito profissional. Somente com a vaga na final, o canadense já garantiu a entrada no Top 100 pela primeira vez em sua carreira. Ele assegurou ao menos um salto para a 59ª posição.

FRANÇA - O Torneio de Marselha, de nível ATP 250, também conheceu neste sábado seus dois finalistas. Principal candidato ao título, o grego Stefanos Tsitsipas vai decidir o troféu com o casaque Mikhail Kukushkin. Para tanto, o cabeça de chave número precisou superar o belga David Goffin, terceiro pré-classificado, por 7/6 (7/1) e 6/2. Kukushkin, por sua vez, derrotou o local Ugo Humbert por duplo 6/4.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Ver mais de Esportes