ESPORTE

Josef Newgarden vence prova de abertura da Fórmula Indy em Saint Petersburg

10 Mar 2019 - 18h35

Largando em segundo, Josef Newgarden faturou a primeira corrida da temporada 2019 da Fórmula Indy, disputada neste domingo em Saint Petersburg. O norte-americano da Penske, campeão em 2017, fez prova consistente e se aproveitou da estratégia de pit stops de sua equipe para assumir a ponta e sacramentar a primeira vitória do ano na categoria. O atual campeão Scott Dixon, neozelandês da Ganassi, e o pole position australiano Will Power, também da Penske, completaram o pódio. Ambos fizeram suas paradas antes do vencedor e acabaram batidos.

Os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist, ambos da AJ Foyt, não tiveram muita sorte neste domingo. Campeão da Indy em 2004 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2013, Kanaan sofreu com o seu carro e terminou em 15º. Seu jovem companheiro de equipe abandonou a prova logo no começo. Leist se chocou com Ed Jones, da Carpenter, que havia batido e ficou parado no muro.

Newgarden teve o melhor ritmo de corrida e se manteve com tranquilidade na ponta da metade em diante, principalmente após a volta 40, a partir de quando as bandeiras amarelas não foram mais mostradas. O solitário empecilho para a vitória do norte-americano foi Marco Andretti. Antes de parar, o piloto da Andretti esteve na liderança por um período, em ritmo mais lento, fazendo Newgarden perder tempo. Nada que não tenha se resolvido com uma ultrapassagem forçada.

O sueco Felix Rosenqvist foi o grande destaque do começo da prova. Saindo do terceiro posto, o piloto da Ganassi chegou a assumir a liderança após uma das relargadas da corrida. Entretanto, Rosenqvist também foi prejudicado pela estratégia de pits e acabou perdendo a ponta. No fim, o sueco acabou em quarto. Fechando o Top 5, ficou o norte-americano da Andretti Alexander Rossi, vice-campeão da última temporada.

Já o vencedor das últimas duas edições da etapa de Saint Petersburg não teve sorte: Sebastien Bourdais, da Dale Coyne, abandonou logo no começo em virtude de problema no câmbio. Ryan Hunter-Reay, da Andretti, se retirou por deficiências no motor Honda.

Com o resultado deste domingo, Josef Newgardenabre o campeonato na liderança, com 53 pontos. Scott Dixon é o segundo, com 40. Em terceiro aparece Will Power, com 37. Felix Rosenqvist ocupa o quarto posto, com 33. Rossi é o quinto, com 31. Kanaan é o 15º, com 15. Leist tem 8 e fica 22ª posição.

A próxima etapa da Fórmula Indy ocorre daqui a duas semanas, no dia 24 de março, no Circuito das Américas, em Austin, também nos Estados Unidos.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Sport Club Jaraguá completa 13 anos de fundação

Com um trabalho focado nas categorias de base, Jaraguá faz parte da Série C do Campeonato Catarinense
Sport Club Jaraguá completa 13 anos de fundação
Esportes

Juventus empata com Metropolitano e garante vaga nas quartas de final do Catarinense

Com 15 pontos, o Moleque Travesso segue em quarto lugar na tabela.
Juventus empata com Metropolitano e garante vaga nas quartas de final do Catarinense
Esportes

Catarinense: Chape garante ponta; Criciúma e Figueirense sob risco

Tigre e Alvinegro, tradicionais no estado, lutam contra rebaixamento
Catarinense: Chape garante ponta; Criciúma e Figueirense sob risco
Esportes

Grêmio ganha o primeiro jogo sem Renato e reassume ponta do Gaúcho

Vitória garantiu presença do Tricolor nas semifinais do Estadual
Grêmio ganha o primeiro jogo sem Renato e reassume ponta do Gaúcho
Ver mais de Esportes