Esporte
José Maria Marin é banido permanentemente do esporte pela FIFA por corrupção
Além da suspensão, o ex-dirigente da CBF terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços
O ex-dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin foi condenado nesta segunda-feira (15), pelo Comitê de Ética da Fifa por corrupção. Como parte da pena, Marin foi banido de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo resto da vida. Marin está preso nos Estados Unidos desde 2017.
O ex-dirigente também será multado em 1 milhão de francos suíços, cerca de 3,8 milhões. Marin pode recorrer à Câmara de Apelações da própria Fifa e, depois, ao Tribunal Arbitral do Esporte.
"A investigação sobre o senhor Marin revelou vários esquemas de suborno, em particular entre 2012 e 2015, na relação com seu papel em conceder contratos a empresas de mídia e direitos de marketing de competições da Conmebol, Concacaf e CBF" - diz o comunicado da Fifa.
Outros casos
Marin já havia sido banido temporariamente anteriormente, mas a Fifa aguardava a solução do processo na Justiça norte-americana para concluir o caso. Em agosto de 2018, o ex-presidente da CBF foi condenado a quatro anos de prisão por esquemas de corrupção pela juíza Pamela Chen.
Desde maio de 2015, Marin estava detido nos EUA quando uma operação durante um congresso da Fifa levou à prisão de digirentes do alto escalão do esporte. Ele permaneceu em prisão domiciliar até dezembro de 2017, quando foi considerado culpado aguardando a sentença.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Esportes
Judocas de Guaramirim celebram troca de faixas em cerimônia especial
Ao todo, 70 judocas conquistaram novas graduações, demonstrando disciplina, esforço e comprometimento com a modalidade.

Esportes
Jaraguá Futsal empata com o Corinthians no primeiro duelo da final da Liga Nacional
Com isso, quem vencer o jogo da volta no próximo sábado (13), às 19h, na Arena, fica com o título.

Esportes
Jaraguá Futsal emplaca quatro nomes na Seleção da LNF 2025
A novidade aurinegra na lista deste ano ficou por conta do técnico Xande, que pela primeira vez aparece entre os premiados.

Esportes
Em São Paulo, Jaraguá Futsal encara Corinthians no primeiro jogo da final da Liga Nacional
Pela melhor campanha, a equipe decide o título na Arena, no próximo sábado (13), às 19h

