dengue 2
Esporte

Handebol: modalidade busca espaço em Jaraguá do Sul

Sob o comando do servidor Everton Sales, busca-se a retomada de um trabalho exitoso desenvolvido com a modalidade

28 Fev 2019 - 06h00Por PMJS

O handebol de Jaraguá do Sul passa, há dois anos, por processo de revitalização da modalidade com a contratação do professor de educação física Tiago Ivonei Vicente por meio do Programa Bolsa Técnico. Desde outubro passado, sob o comando do servidor Everton Sales, busca-se a retomada de um trabalho exitoso desenvolvido com a modalidade a partir de 1999 e que se fortaleceu em 2001, com 16 polos de treinamento espalhados pela cidade.

Na ocasião, havia cerca de 700 crianças atendidas. “Esse trabalho perdurou mais de uma década, a cidade era referência no trabalho de base, formava grandes atletas e ocupamos boas posições na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc*) e Joguinhos”, lembra.

Apesar de o handebol ser um esporte de origem alemã, criado pelo professor Karl Schelenz, em 1919, a modalidade precisou se reinventar em Jaraguá do Sul. “Este é um período de ressurgimento que exige dedicação. Precisamos, a exemplo de 2018, de novas conquistas para reacender a modalidade no município. O nosso principal ponto positivo é o trabalho realizado com pratas da casa”, analisa.

Hoje, quatro polos reúnem cerca de 300 crianças e adolescente para treinos nas escolas Guilherme Hanemann, Antônio Estanislau Ayoroso, Gertrudes Milbratz e Erich Gruetzmacher. “Vale destacar a ajuda da Secel e da prefeitura, nossos principais parceiros, além da Escola Antônio Ayroso e da Armalwee, locais de treinamento”.

Sales, especialista na modalidade por universidade de São Paulo, que atua com o handebol de Jaraguá do Sul há pelo menos 20 anos, retomou os treinos com cerca de 20 atletas selecionados em cada um dos naipes que se reúnem de três a quatro vezes por semana na quadra da Malwee e na Escola Antônio Estanislau Ayroso. A ideia é inscrever os dois naipes na 19ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que ocorre em Videira, de 12 a 21 de setembro.

Entres os objetivos constam a classificação para a fase estadual da competição, em ambos os naipes, e a busca por medalhas. No ano passado, as meninas terminaram a competição na sexta posição; o naipe masculino não participou. Na categoria adulta, o masculino retomou 2018 participando da Liga Santa Catarina, com bons resultados.

Para 2019, além da Liga, está prevista a participação da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), de 7 a 17 de novembro, em Indaial, Timbó e Pomerode. O adulto feminino também está se organizando entre as próprias atletas para jogar a Liga Santa Catarina de Handebol e, se obtiver êxito, também pretende participar dos Jasc 2020, programado para ocorrer em Jaraguá do Sul.

Pela Liga Santa Catarina de Handebol 2018, tanto o masculino quanto o feminino, foram vice-campeões da categoria infantil (sub 14) da série ouro. Na categoria mirim (sub 12), o masculino ficou campeão da competição; na categoria cadete (sub 16) o time feminino conquistou o terceiro lugar da série prata. O adulto ficou com a sexta posição no Estado. Neste ano, “pretendemos repetir nossos tempos áureos, saindo em busca de resultados”, pondera Sales.

Talento do esporte - O atleta Jefferson Fernando Maestri, nascido em 1989 e natural de Jaraguá do Sul, foi revelado aos 10 anos em uma escolinha do ginásio da igreja luterana, no bairro Jaraguá 99. Foi campeão da Olesc 2004, em Joaçaba e vice-campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2006, em Criciúma, jogando por Jaraguá do Sul.

Acabou convocado, aos 15 anos, para a Seleção Brasileira (sub 16); jogou o Pan-Americano da categoria 2005, em Brusque; foi convocado para a Seleção Brasileira na categoria juvenil (sub 18), em 2007; e jogou o Mundial Júnior, no Egito, em 2009, também pela Seleção Brasileira.

As principais conquistas do handebol masculino: 3º lugar da Olesc 2002, em Xanxerê; 3º lugar da Olesc 2003, em Rio do Sul; campeão da Olesc 2004, em Joaçaba; 3º lugar da Olesc 2005, em Itajaí; 3º lugar da Olesc 2015, em Jaraguá do Sul; vice-campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2006, em Criciúma; e 3º lugar dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2008, em Joinville. A melhor classificação nos Jasc foi um 5º lugar, em Blumenau, em 2003.

As principais conquistas da handebol feminino: Vice-campeã da Olesc 2002, em Xanxerê; campeã da Olesc 2011, em Chapecó; vice-campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2002, em Tubarão; 3º lugar dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2003, em Joaçaba; campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (1984), em Concórdia.

A Olesc* é competição destinada para atletas de 14 a 16 anos; Joguinhos Abertos de Santa Catarina, para atletas de 15 a 18 anos; e os Jogos Abertos de Santa Catarina, para adultos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Jaraguá Futsal vence em São Paulo e está nas oitavas de final da Copa do Brasil

Equipe jaraguaense volta a quadra no sábado (20), contra o Pato, às 20h, em Pato Branco (PR), pela quarta rodada da Liga Nacional
Jaraguá Futsal vence em São Paulo e está nas oitavas de final da Copa do Brasil
Esportes

Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil

Com a vitória no jogo de ida, o Jaraguá tem a vantagem do empate no confronto decisivo de logo mais
Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Ver mais de Esportes